Efacec triplica produção de carregadores rápidos e ultrarrápidos

Cresce 100% na área da Mobilidade Elétrica

No espaço de 12 meses, a área de Mobilidade Elétrica cresceu cerca de 100% em volume de negócios, recrutou mais 100 pessoas, triplicou a capacidade de produção de carregadores rápidos e ultrarrápidos para veículos elétricos, gerando um volume de negócio de 36 milhões de euros em 2018. Isto um ano depois da inauguração da nova unidade industrial dedicada à mobilidade elétrica.

autonews.pt @ 12-2-2019 11:36:55

Este balanço foi apresentado na semana passada, por ocasião da visita do Comissário Europeu para a área da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, às instalações da Efacec dedicadas à Mobilidade Elétrica, localizadas na Maia.

Ao nível operacional, a nova unidade industrial, que incorpora as melhores práticas nos domínios da tecnologia e da engenharia e que foi projetada para uma produção em larga escala, tornou possível que a Efacec triplicasse a produção de carregadores rápidos e ultrarrápidos.


A Efacec inaugurou no início de fevereiro de 2018 as suas novas instalações dedicadas à mobilidade elétrica, uma aposta estratégica para atingir uma produção em larga escala de unidades de carregamento rápido e incrementar a sua aposta em I&D para conceber e fornecer vários projetos espalhados pelo mundo com novos carregadores ultrarrápidos state-of-art, equipamentos destinados a automóveis elétricos.

A Efacec está a participar de forma ativa em sete dos maiores projetos de mobilidade elétrica a nível mundial. A tecnologia concebida em Portugal está a equipar centros de excelência e desenvolvimento de grandes fabricantes automóveis e a dar suporte a infraestruturas de carregamento de grande dimensão, localizadas predominantemente nos Estados Unidos e na Europa.


Destaque para o Electrify America (EUA), que visa criar uma rede de carregamento de grande dimensão no país; British Petroleum, com o fornecimento de carregadores ultrarrápidos HV350 para cinco estações de serviço de grande dimensão num projeto-piloto na Alemanha, e a participação no consórcio Ultra-E, que vai criar uma rede de carga ultrarrápida piloto na Europa.

Nota ainda para o fornecimento de carregadores para o projeto de entrada da Shell na carga rápida; o projeto de instalação de carregadores rápidos para a Transport of London (Inglaterra), que servirá os novos táxis da cidade que passarão a ser elétricos; a Ligação São Paulo – Rio de Janeiro (Brasil), um projeto da EDP Brasil e da BMW para instalação de carga rápida ao longo da rodovia Nova Dutra; vários projetos na Escandinávia para a Volvo e a Fortum Charge & Drive; carregadores rápidos para a Nissan para instalação na Europa e várias encomendas de carga ultrarrápida para laboratórios de marcas automóveis, alguns deles ainda na fase de confidencialidade.

A empresa está presente, de forma ativa, na maioria dos países europeus, com ênfase nos maiores mercados de mobilidade elétrica, como Alemanha, Inglaterra, Suécia, Noruega, Holanda, Irlanda, Espanha e França, mas também na Europa de Leste.

Também no ano passado a Efacec assinou uma parceria com a DS TECHEETAH Formula E Team, reconhecendo que estar envolvida no principal campeonato de corridas com veículos totalmente elétricos do mundo constitui uma oportunidade única para apresentar e desenvolver os seus produtos de forma aprofundada, num ambiente inovador e de tecnologia de ponta para um público global e para alavancar múltiplas oportunidades de negócio B2B que esta parceria proporciona.

autonews.pt @ 12-2-2019 11:36:55