Salão Automóvel de Genebra 2019: Volkswagen revela o concept ID. Buggy

O retorno de uma lenda

Este é um carro que significa liberdade, vento nos cabelos e o cheiro da maresia salgada. Elvis, James Bond e Steve McQueen, todos eles o conduziram: o buggy das décadas de 1960 e 70. Agora o carro clássico de culto está de volta - desta vez todo elétrico. O novo concept car da Volkswagen, baseado no Modular Electric Toolkit (MEB), está a preparar-se para a sua estreia no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, que decorre entre 7 e 17 de Março.

autonews.pt @ 5-2-2019 11:48:48


Mas vamos olhar para a história...

Em 1964, o americano e americano Bruce Meyers montou o primeiro buggy: artesanal, aberto aos elementos - sem portas ou teto - e baseado em um chassi de um “carocha” que foi encurtado.

Meyers estava à procura de uma alternativa para os pesados jipes de quatro rodas, e a ideia era movimentar-se mais rápido nas dunas da Califórnia. O primeiro buggy, o “Meyers Manx”, nasceu.


Em 1967, esta proposta mostrou o seu valor na península mexicana “Baja Califórnia”, onde Manx realmente criou uma alternativa real e nova aos veículos que competiam. E acabou por estabelecer um novo recorde, correndo pelo deserto de Tijuana até La Paz, em seu primeiro Monocoque-Manx.

Rapidamente, o divertido carro conquistou as praias da costa americana e tornou-se um carro clássico dos anos 70. Até a década de 1980, cerca de 250.000 veículos Beetle foram construídos em todo o mundo - como peças únicas ou em volumes reduzidos: do Beetle Cabriolet a carrocerias especiais de empresas como Hebmüller e Rometsch, e também o famoso Buggy Meyers-Manx completamente aberto.

ID. Buggy “A interpretação moderna e não retro de um clássico”

A lenda está agora pode ser revivida: o concept do ID. Buggy vai estrear-se no 89º Salão Internacional do Automóvel, em Genebra. Esta abordagem conceitual é baseada nos famosos modelos históricos da Califórnia: enquanto os históricos estavam baseados chassi do “carocha”, agora esta proposta assenta no Modular Electric Toolkit (MEB), uma plataforma desenvolvida especificamente para veículos elétricos, que assim demonstra a sua flexibilidade a mais uma proposta de veículo automóvel.

A autêntica reinterpretação do original foi conseguida sem um teto fixo e as portas clássicas. Além disso, rodas independentes com pneus off-road e saias laterais dominam e impressionam em geral.

“Um buggy é mais que um carro. É uma atitude em relação à vida. Este espírito esta incorporado no novo ID. Buggy: visualiza-se uma interpretação moderna e não retro desse clássico e, acima de tudo, contribuiu-se para que a mobilidade elétrica também possa ser muito emocional ”, afirma Klaus Bischoff, responsável de design da Volkswagen.

autonews.pt @ 5-2-2019 11:48:48

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades