"Hey BMW, agora já podemos falar!"

Assistentes inteligentes chegam aos carros da BMW

Já tínhamos o “Hey, Mercedes!” e agora é a vez de chegar o “Hey, BMW!” - os assistentes inteligentes baseados em inteligência artificial e que executam comandos de voz estão mesmo a chegar ao seu carro.

autonews.pt @ 11-9-2018 17:40:47

BMW chama-lhe assistente pessoal inteligentes, e a partir de março de 2019, os condutores e passageiros da BMW serão acompanhados por um personagem inteligente e digital que responde dentro do carro à frase “Hey, BMW”, permitindo na prática que quem está a bordo interaja com o carro sem ter que fisicamente utilizar um botão ou manete da consola de instrumentos.

Este assistente pessoal também poderá ajudar o condutor fora de seu veículo, seja em casa com a ajuda de um alto-falante inteligente ou fora de casa utilizando o seu smartphone. Além disso, este sistema será compatível com outros assistentes de voz digital além do Amazon Alexa, fornecendo um link para outros ecossistemas, como a Siri ou o Cortana. As capacidades do assistente pessoal estão a desenvolver-se constantemente, graças à Open Mobility Cloud da BMW e ao uso de inteligência artificial. A gama de funções e habilidades disponíveis será constantemente ampliada como parte de atualizações regulares, que podem ser realizadas sem problemas num smartphone e no carro pelo Remote Software Upgrade. "O Assistente Pessoal Inteligente da BMW sjunta-se ao novo BMW Operating System 7.0 para criar uma nova forma digital de interação com a BMW do cliente que redefine toda a experiência de dirigir", diz Dieter May, vice-presidente do departamento de Digital Products da BMW.

BMWs adquirem uma “personalidade digital”

O Assistente Pessoal Inteligente da BMW aprende rotinas e hábitos e, posteriormente, pode aplicá-los no contexto apropriado. Ele ajuda o condutor, aprende suas preferências e está familiarizado com suas configurações favoritas - por exemplo, para o aquecimento dos assentos ou para os locais onde se deslocam com frequência usando o sistema de navegação (a frase certa será “Ei BMW, leve-me para casa”). Uma característica única em relação a outros assistentes digitais é que os condutores podem dar-lhe um nome (por exemplo, "Charlie" ou "Alegria") para uma maior personalização. Não apenas o Assistente Pessoal Inteligente aguarda todos os comandos do condutor, ele também está sempre disponível para o ajudar e até mesmo fornecer uma conversa casual (“Ei BMW, qual é o sentido da vida?”). Ele está familiarizado com as funções do veículo e é capaz de as operar conforme o necessário.

Ao dizer "Ei, BMW, estou com frio", o Assistente Pessoal Inteligente da BMW irá ajustar a temperatura dentro do carro de acordo. O assistente se beneficiará de atualizações técnicas constantes e poderá aprender mais e mais preferências e configurações habituais. Na base para toda esta interação, estará o perfil de cliente digital e portátil - o ID da BMW. É este perfil liga o carro ao cliente e ao mundo digital. A internet das coisas está a chegar.


Um companheiro constante: o especialista digital da BMW.

A chegada do Assistente Pessoal Inteligente da BMW garante que esteja sempre disponível um “profissional genuíno” da BMW a bordo. Ele é capaz de explicar todos os tipos de funções diferentes (“Como funciona o Assistente de Faróis?”), Fornecer informações sobre o status atual (“O nível de óleo está bom?”) E ajudar a responder perguntas (“Quais mensagens de aviso eu tenho? ”). O Assistente digital conhece as configurações favoritas do condutor e pode até ativar uma combinação para melhorar o bem-estar a bordo. Por exemplo, “Hey BMW, eu sinto-me cansado” aciona um programa de vitalidade que ajusta o clima de iluminação, música e temperatura, entre outras coisas, para fazer com que o motorista se sinta mais ativo. No futuro, o assistente também poderá dar informações de rota que economizam combustível. E de forma sensata o assistente também pode avisar para situações pontuais: "Pressão dos pneus baixa", ou adicionalmente proporcionar informações relativas à vida pessoal do condutor como reuniões, compromissos ou até marcar uma consulta.

O perfeito copiloto.

O Assistente Pessoal Inteligente é, em resumo, o co-piloto ideal e é particularmente útil durante a condução diária (“Hey BMW, procure a estação de combustível mais próxima em nosso percurso”). Para tornar a navegação particularmente fácil, os condutores podem permitir ao sistema que aceda aos seus calendários e contatos funcionando como um verdadeiro assitentes relacionado com a vida pessoal. A integração do assistente com o Microsoft Office 365 e o Skype for Business transforma a BMW em um escritório móvel e permite que ele participe em teleconferências a pedido do condutor e até que leia os seus e-mails. Mas o Assistente Pessoal Inteligente da BMW também é especialista em entretenimento, podendo responder a pedidos muito específicos: “Reproduzir música clássica".


Quando é que vai estar disponível

O Intelligent Personal Assistant da BMW estará disponível na sua versão mais simples com controle de reconhecimento em 23 idiomas a partir de março de 2019. Nos EUA, Alemanha, Reino Unido, Itália, França, Espanha, Suíça, Áustria, Brasil, Japão e (a partir de maio de 2019) Na China, o Assistente Pessoal Inteligente da BMW também contará com um controle de voz mais natural, além de outras funções inteligentes.

O assistente pessoal será oferecido para modelos com o novo BMW Operating System 7.0 e como parte do Live Cockpit Professional (6U3). O escopo de funções pode ser estendido com o Connected Package Professional.

Para quem usufruir ainda mais cedo deste sistema, pode encomendar como opção no novo Série 3 a partir de novembro de 2018 e terá todos os serviços disponíveis durante três anos.

A partir de março de 2019, os novos modelos BMW X5, Z4 e 8 Series já equipados com o BMW Operating System 7.0 poderão instalar a versão completa do BMW Intelligent Personal Assistant através da atualização remota de software sem precisar visitar um concessionário.

autonews.pt @ 11-9-2018 17:40:47