Toyota i-ROAD em destaque nos testes no sistema de mobilidade urbano ''Ha:mo'' no Japão

A Toyota vai disponibilizar o i-ROAD integrando-o no teste de mobilidade urbana do sistema "Ha:mo". Este meio de transporte, que teve estreia mundial no Salão Automóvel de Genebra em 2013, vai ser utilizado juntamente com o veículo de mobilidade pessoal Toyota COMS, a partir de 2014.

Toyota Caetano @ 2-10-2013 13:22:42

Toyota i-ROAD

Toyota i-ROAD

"Ha: mo" é um sistema de transporte urbano projetado para combinar e integrar da melhor forma os transportes públicos e privados, com o objetivo de melhorar o fluxo de tráfego e minimizar as emissões nocivas para o ambiente. O sistema utiliza a partilha de veículos elétricos e as informações de trânsito nos percursos definidos para garantir a forma mais fluida e rápida, indicando também qual o melhor tipo de veículo a utilizar.

O Toyota i-ROAD dispõe de uma cabine fechada confortável para dois ocupantes sentados, e que se encontra equipado com a tecnologia exclusiva designada por ‘Active Lean’, proporcionando uma experiência de condução intuitiva, agradável e segura, mesmo sem capacete, ideal para deslocações urbanas. Com 2,350 mm de comprimento, 1,445 mm de altura e uma distância entre eixos de 1,700 mm, o ultracompacto veículo de três rodas TOYOTA i-ROAD tem como principal característica a largura de apenas 850 mm, idêntica à mesma de um veículo convencional de duas rodas.

O Toyota i-ROAD é um veículo zero emissões graças à sua motorização completamente elétrica que inclui a bateria de iões de lítio fornecendo energia a 2 motores elétricos de 2 kW instalados em cada uma das rodas dianteiras.

Combinando uma forte capacidade de aceleração com um funcionamento quase silencioso, o novo Toyota PMV apresenta uma autonomia de 50 km, após os quais pode ser totalmente recarregado a partir de uma tomada doméstica convencional, durante apenas três horas.

O elemento chave para elevados níveis de estabilidade, segurança, conforto e prazer associado à experiencia de condução do Toyota i-ROAD é a nova tecnologia ‘Active Lean’ Toyota, totalmente intuitiva e natural.

A disponibilização do Toyota i-ROAD é apenas uma das muitas ações previstas para a expansão do sistema de transportes “Ha:mo”:



1.Aumento da frota de veículos elétricos disponíveis

- Número de veículos elétricos Toyota COMS aumentado de 10 para 100 unidades, durante o mês de Outubro. Todos os COMS estão equipados com o sistema de arranque inteligente, ou seja não existe a necessidade de recorrer a uma chave física.

- Número de bicicletas assistidas - Yamaha PAS - aumentado de 10 para 100 unidades também em Outubro.


2.Disponibilização da nova aplicação “Ha:mo” nos smartphones

- Nova aplicação “Ha:mo” possibilita várias informações, tais como: 

  • Sugestão de um novo percurso baseado no fluxo de tráfego e na disponibilidade de veículos nas estações.
  • Gestão da reserva de veículos
  • Acesso a horários dos transportes públicos
  • Possibilidade de alertas para previsíveis congestionamentos de tráfego, assim como monitorização e indicação de trânsito nas diferentes alturas do dia e nas várias vias.

3.Incremento do número de veículos nas estações

- Os utilizadores podem alugar e “entregar” os veículos em 17 novas estações, um aumento significativo face às 4 atualmente existentes. A localização das novas estações foram especificamente construídas para estarem perto das principais estações de comboio e de outros meios de transporte públicos da cidade.



4. Teste para a cobrança das taxa de utilização

- A partir de hoje, 1 de Outubro vai ser cobrada uma taxa de serviço do sistema de mobilidade partilhada “Ha:mo”. As taxas vão iniciar-se nos 200 Yen (cerca de 1.5€) para os primeiros 10 minutos e cerca de 20 Yen (0.15 €) por minuto após esse período.


5.Aumento de utilizadores da rede Ha:mo

- O aumento de utilizadores da rede “Ha:mo” estima-se que passe de 100 para 1000 ao longo do mês de Outubro, melhorando também a quantidade de dados recolhidos durante a fase de testes, essenciais para a melhoria deste sistema.

Toyota Caetano @ 2-10-2013 13:22:42

Galeria de fotos