Volvo FH Electric ganha o prémio "Truck of the Year 2024”

Com destaque na aceleração contínua, o silêncio e o comportamento sem vibrações.

A Volvo Trucks conquistou o prestigiado prémio da indústria "Truck of the Year 2024”, para o seu Volvo FH Electric, sendo a primeira vez que um camião pesado elétrico ganha o este prémio.

autonews.pt @ 23-11-2023 15:55:40

Ao explicar a sua decisão, o júri elogiou o desempenho do camião Volvo FH Electric, destacando qualidades como a aceleração contínua, o silêncio e o comportamento sem vibrações.

"Com a introdução do FH Electric, a Volvo Trucks apresentou uma gama de veículos elétricos a bateria de última geração, adequada a uma vasta gama de operações de transporte. É a prova de que a transição energética está a ganhar força, mesmo no ambiente empresarial desafiante dos dias de hoje", afirmou Gianenrico Griffini, Presidente do International Truck of the Year.

"Estou muito orgulhoso por o nosso Volvo FH Electric ter ganho este prémio altamente respeitado. Pela primeira vez na história, a indústria dos transportes escolheu um veículo elétrico como Camião do Ano. O Volvo FH Electric representa uma nova era nos camiões e ganhar este prémio mostra claramente que a mudança para o transporte com emissões zero está a acontecer aqui e agora", comentou Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks que recebeu o prestigiado prémio ontem, durante a cerimónia de entrega de prémios que decorreu na Exposição de Transportes Solutrans em Lyon, França.

"Quero agradecer sinceramente a todos os que contribuíram para este sucesso. Baseia-se num excelente trabalho de equipa entre os nossos colegas do Grupo Volvo e numa estreita cooperação com os nossos estimados clientes, parceiros e fornecedores.", acrescentou Roger Alm.

Vencer pela quarta vez

É importante reforçar que esta é a quarta vez que o icónico modelo FH da Volvo é nomeado Camião do Ano. O Volvo FH é um dos modelos de maior sucesso de sempre da indústria, com quase 1,4 milhões de camiões vendidos em todo o mundo.

O Volvo FH Electric pode operar com um total de 44 toneladas. A produção do Volvo FH Electric começou em 2022 na fábrica da Volvo em Gotemburgo, Suécia, e a produção na fábrica em Ghent, Bélgica, começou em 2023.

Um programa completo de camiões elétricos 

A Volvo Trucks foi o primeiro fabricante global a iniciar a produção em série de camiões elétricos já em 2019, e hoje tem uma ampla linha elétrica com um total de seis camiões elétricos concebidos para lidar com uma grande variedade de tarefas de transporte. A Volvo Trucks lidera o mercado de camiões pesados na Europa com uma quota de mercado de 49%.

Internacional Truck of the Year

A organização do International Truck of the Year foi lançada em 1977 e é composta por 24 jornalistas de veículos comerciais das principais revistas de camionagem de toda a Europa. O prémio anual é atribuído ao camião introduzido no mercado nos 12 meses anteriores, que tenha dado o contributo mais significativo para a eficiência do transporte rodoviário. São avaliados vários critérios-chave, incluindo a inovação tecnológica, o conforto, a segurança, a facilidade de condução, a eficiência energética, a "pegada" ambiental e o custo total de propriedade (TCO).

autonews.pt @ 23-11-2023 15:55:40


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis