Renault e a Google alargam parceria

Desenvolver o veículo do futuro e a transformação digital do grupo

O Grupo Renault e Google anunciaram uma nova etapa na sua parceria, com a assinatura de novos contratos que abrangem a conceção e implementação da arquitetura digital do “Software Defined Vehicle” e o reforço da digitalização do grupo. Com estes novos acordos, os dois parceiros vão desenvolver um conjunto de componentes de software dedicados à plataforma “Software Defined Vehicle”, tanto a bordo como na periferia do veículo, aprofundando as sinergias e utilizações no contexto da estratégia “Move to Cloud” do grupo. 

autonews.pt @ 9-11-2022 15:28:37

Esta colaboração em  loud computing, iniciada em 2018, está agora a acelerar para criar um verdadeiro gémeo digital (Digital Twin), equipado com as mais avançadas tecnologias de Inteligência Artificial (IA), para facilitar a integração contínua de serviços no veículo e a criação de novas aplicações in-car (In-Car Services) ou aplicações on-demand. Em última análise, transformará todo o seu modelo operacional para ganhar agilidade, desempenho e rentabilidade.

Mais inovações dentro do veículo

O Grupo Renault e a Google estão a alargar a sua parceria para desenvolver um conjunto de plataformas e serviços para o futuro «Software Defined Vehicle», incluindo o desenvolvimento de software no veículo para facilitar a plataforma «Software Defined Vehicle» e o desenvolvimento de um gémeo digital (Digital Twin) na nuvem. 

Uma colaboração que permitirá reduzir os custos de desenvolvimento, melhorar a eficiência, a flexibilidade e rapidez de desenvolvimento, e aumentar o valor do cliente, ao desbloquear a inovação contínua do software.

O Grupo Renault vai aprofundar a utilização das tecnologias Google Cloud para o desenvolvimento de software, para o «Software Defined Vehicle», e será capaz de gerir a recolha e análise de dados de forma ainda mais segura e confidencial. Os projetos iniciais que estão em desenvolvimento incluem:

•          A manutenção preventiva para melhor detetar e retificar falhas em tempo quase real, se necessário.

•          A experiência personalizada no veículo (serviços In-Car) para se adaptar ao comportamento de condução, destinos comuns (estações de carregamento elétrico), etc.

•          Modelos de seguros baseados na utilização real e no comportamento de condução.

Ao combinar o sistema operativo «Software Defined Vehicle» e a Car Data Platform, a Renault poderá monitorizar e analisar a utilização do veículo para uma melhor compreensão do comportamento e das necessidades dos clientes, e serviços verdadeiramente individualizados e adaptados às suas expectativas, em conformidade com as atuais normas de segurança e confidencialidade.

Grupo Renault, em direção a uma empresa tecnológica com Google Cloud

Um bilião de peças de dados recolhidos, diariamente, em todos os locais de produção, linhas de produção ligadas, dados da cadeia de abastecimento alojados e analisados na nuvem. O Grupo Renault pôde tirar partido da parceria que existe há quatro anos e ganhar em agilidade e desempenho operacional. 

O Grupo nomeia agora a Google como o parceiro privilegiado na nuvem e pretende beneficiar das suas inovações em aprendizagem de máquinas e Inteligência Artificial, dos seus constantes investimentos na sua infraestrutura aberta e cada vez mais sustentável, e da sua abordagem segura da nuvem.

autonews.pt @ 9-11-2022 15:28:37


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis