Camiões XCIENT Fuel Cell da Hyundai chegam à Alemanha

Movidos a hidrogénio com autonomia de aproximadamente 400 km

A Hyundai Motor Company acaba de anunciar a chegada dos seus camiões de mercadorias pesadas XCIENT Fuel Cell à Alemanha, o maior mercado de veículos comerciais da Europa.

autonews.pt @ 8-8-2022 18:14:00

Sete empresas alemãs de logística, indústria e retalho vão incorporar os 27 camiões movidos a hidrogénio nas suas frotas e usufruiur de financiamento para veículos comerciais ecológicos aprovado pelo Governo alemão.

Lançado em 2020 pela Hyundai Motor Company, o XCIENT Fuel Cell é o primeiro camião pesado de mercadorias movido a hidrogénio a ser produzido em massa no mundo. A empresa já tinha disponibilizado 47 unidades na Suíça, que até à data percorreram mais de 4milhões de quilómetros ao serviço de 45 clientes e 23 marcas.

Em agosto de 2021, o Governo alemão divulgou as suas diretrizes de financiamento para veículos comerciais com sistemas de motorização alternativos, após aprovação da Comissão Europeia. O financiamento está disponível para veículos elétricos a bateria, fuel cell (hidrogénio) e híbridos, correspondendo a infraestruturas de reabastecimento/carregamento e estudos de viabilidade relacionados. O Governo alemão terá um orçamento de 1.6 mil milhões de euros disponíveis até 2024 para a aquisição de veículos comerciais amigos do ambiente.

Os sete clientes alemães da Hyundai Motor Company solicitaram inicialmente o financiamento e receberam com sucesso a aprovação da entidade governamental alemã, comprovando a competitividade do camião XCIENT Fuel Cell na redução das emissões de CO2. O governo alemão disponibilizará até 15 milhões de euros a cada uma das empresas elegíveis durante os próximos quatro anos para promover a mudança para veículos comerciais amigos do ambiente. Adicionalmente, serão disponibilizados cerca de 7 mil milhões até 2025 para a construção de infraestruturas de reabastecimento e carregamento de veículos de passageiros e veículos comerciais.

Para o primeiro programa de financiamento, a Hyundai Motor Company entregará 27 camiões XCIENT Fuel Cell até à segunda metade de 2023.

A Hyundai, juntamente com a H2 Energy, criou a Hyundai Hydrogen Mobility Germany GmbH (HHMG) para expandir ativamente a sua entrada no mercado de veículos comerciais movidos a hidrogénio na Alemanha. A fim de estabelecer um ecossistema de hidrogénio no país, a HHMG irá operar no mercado local de vendas, estações de reabastecimento de hidrogénio e serviço ao cliente, bem como estabelecer parcerias especiais de veículos no mercado. A HHMG planeia também participar ativamente no segundo programa de financiamento previsto para o segundo semestre deste ano.

Sobre o XCIENT Fuel Cell

O Hyundai XCIENT Fuel Cell está equipado com um sistema fuel cell de 190 kW, com duas pilhas de 90 kW, recentemente modificadas para este camião pesado de mercadorias.

A durabilidade do sistema fuel cell, assim como a eficiência de combustível do veículo, foram melhoradas para corresponderam à procura dos clientes de frotas. O motor de 350 kW com binário máximo de 2,237 Nm permite uma condução com um desempenho dinâmico.

Sete tanques de hidrogénio proporcionam uma capacidade de armazenamento de 31 kq de combustível, enquanto três baterias de alta voltagem de 72 kWh proporcionam uma fonte adicional de energia. A autonomia máxima ronda, aproximadamente, os 400 quilómetros.

autonews.pt @ 8-8-2022 18:14:00


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis