Estudo Mobilidade Continental 2022

Pandemia reforça o desejo de férias em “quatro rodas”

Fruto da pandemia, os automóveis ganharam importância e tornaram-se parte integrante dos hábitos de viagem e de lazer de muitas pessoas. Esta é uma das principais constatações do Estudo de Mobilidade da Continental 2022, que a conceituada empresa de estudos de mercado infas realizou em todo o mundo. 

autonews.pt @ 1-8-2022 10:14:28

De acordo com o estudo, a maioria das pessoas considera o automóvel como uma parte essencial da sua mobilidade e do seu espaço de vida pessoal. 54% dos inquiridos no estudo veem o seu carro como um local de refúgio. Mais de metade (53%) utiliza o automóvel ou autocaravana para viagens de férias.

Num contexto de longas filas nos aeroportos com constantes atrasos e cancelamentos de voos, transportes públicos cancelados ou sobrelotados, a segurança e conforto do carro, tornaram-se mais importantes para 61% dos inquiridos quando se trata das férias. A grande maioria dos que relataram ter viajado durante a pandemia afirmaram, no decorrer do estudo, que pretendem continuar a utilizar o carro (84%) ou a autocaravana (60%) tanto, ou até mais, quando a pandemia tiver terminado.

As pessoas querem viajar de forma segura, conveniente e com liberdade

Esta é a tendência geral revelada pelo estudo. As pessoas querem que a condução seja mais segura e mais conveniente, mas também mais sustentável - e querem que se enquadre no seu estilo de vida pessoal. Mais de metade dos participantes no estudo (55%) utilizaram o carro com mais frequência desde o início da pandemia.

Soluções à medida para alterar os requisitos de mobilidade

Com um vasto portfólio de produtos e inovações, a Continental fornece soluções à medida das exigências da mobilidade. A tecnologia e os componentes que a Continental está a fornecer para o novo Volkswagen ID. Buzz é um exemplo. A mais recente adição à famosa linha da VW estabelece novos padrões para um estilo de vida e mobilidade cada vez mais consciente e orientado para a liberdade, ao mesmo tempo que se concentra na sustentabilidade.

Como parceiro da Volkswagen, a Continental desempenhou um papel significativo na conceção e desenvolvimento do ID. Buzz. A empresa tecnológica deu importantes contributos em praticamente todas as áreas do furgão de culto - do software à arquitetura central de computadores até aos travões e ao sofisticado sistema de gestão térmica para arrefecimento das baterias, por exemplo.

A Continental fornece VW ID. Buzz

A Continental fornece uma variedade de componentes de alto desempenho, desenvolvidos internamente, incluindo o In-Car Application Server 1 (ICAS 1) - centro de dados no veículo e atua como interface entre o ID. Buzz e o mundo digital. Desenvolvido pela Continental, em estreita colaboração com a sua subsidiária Elekrobit, o computador central de alto desempenho, que também fornece o sistema operativo, permite que novas funções de software e atualizações de segurança sejam instaladas no veículo em qualquer altura através de uma ligação sem fios. Ao mesmo tempo, o ICAS 1 oferece um planeamento de rotas otimizado e localiza estações de carregamento, tornando a viagem "elétrica" mais fácil e mais conveniente.

A Continental também desenvolveu uma função chamada plug-and-load para o ICAS 1, através da qual o software do servidor é capaz de autenticar o veículo registado nas estações de carregamento suportadas, quando o cabo de carregamento está ligado, tanto no país de residência como no estrangeiro. Também cuida do processo de carregamento e pagamento com base no contrato utilizado.

Além disso, a Continental contribuiu com os seus conhecimentos tecnológicos para o sistema de gestão térmica, pneus e materiais interiores do ID. Buzz. O veículo está equipado com os pneus de Verão EcoContact 6 Q da Continental, que são montados em jantes 19’’ e 20’’. Graças a uma resistência ao rolamento particularmente baixa, os pneus poupam energia e têm o maior alcance possível entre os ciclos de carga. A tecnologia ContiSeal é também especialmente adequada aos requisitos do ID. Buzz. No caso de furos causados por objetos com um diâmetro até cinco milímetros, sela de forma fiável o piso, evitando cerca de 90% dos danos.

Os veículos elétricos colocam exigências particularmente elevadas aos sistemas de gestão térmica, com vários circuitos de arrefecimento necessários para as baterias, a fim de assegurar a longa duração da mesma. Entre outros componentes, a Continental fornece os sensores das baterias e as linhas de refrigeração para o ID. Buzz. Ao selecionar a combinação de materiais instalados no habitáculo, tais como couro artificial Acella PVC para as inserções das portas, a Continental pôde aproveitar a sua experiência com o carro conceptual AMBIENC3, que foi desenvolvido com base num monovolume VW T2.

Como especialista em superfícies, a empresa de tecnologia está assim a conduzir a mudança de interiores de veículos puramente funcionais para 

espaços de vida e de trabalho móveis e na moda.

autonews.pt @ 1-8-2022 10:14:28


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis