Peugeot 9X8: as origens de um projeto que começou com software

Um conceito disruptivo validado e afinado através de tecnologia digital

Antes da entrada em pista, para as sessões de testes preparativos para a sua homologação, o Hypercar híbrido PEUGEOT 9X8 começou o seu desenvolvimento como um projeto digital de 51,1 gigabytes, composto por 15.267 ficheiros contidos num disco rígido.

autonews.pt @ 9-5-2022 11:20:46

A tecnologia digital abriu um novo campo de possibilidades no domínio do automobilismo, permitindo aos engenheiros da PEUGEOT Sport imaginar um concept realmente disruptivo para o seu 9X8 Hypercar que abdicava de uma asa traseira, conceito totalmente diferente da concorrência, e validá-lo bem antes de ter sido produzida uma única peça.

A tecnologia digital atual permite realizar estudos tecnológicos aprofundados, ao mesmo tempo que se alcançam poupanças substanciais em termos de tempo, dinheiro e recursos.

Muito antes de fazer as suas primeiras voltas em pista, o PEUGEOT 9X8 Hypercar começou por ter uma existência puramente virtual. Ao longo de dois anos, as equipas da PEUGEOT Sport trabalharam na sua modelação, contando não só com o software existente, por vezes adaptado às especificidades do projeto, mas também com programas informáticos inteiramente desenvolvidos in house, a partir de uma folha em branco. "Um dos nossos pontos fortes é sermos capazes de criar as ferramentas que moldam o design técnico das peças de que necessitamos", sublinha François Coudrain, Diretor de Powertrain do Programa WEC da PEUGEOT Sport.


O digital ao serviço da inventividade

Várias dezenas de pessoas participaram no projeto digital “PEUGEOT 9X8”. Génios informáticos, "engenheiros de performance" e engenheiros de competição, todos centrados no mesmo objetivo: atingir as alturas do mundo da Endurance. Para alcançar o melhor resultado, o departamento de engenharia segue sempre o mesmo procedimento:

Uma leitura muito aprofundada do regulamento permite compreender o que é ou não permitido e, acima de tudo, começar a imaginar o que é possível fazer-se.

A criação do caderno de encargos: formalizar as necessidades e os objetivos de performance a atingir no contexto do regulamento, processo depois detalhado em várias especificações interrelacionadas.

Pressupostos de arquitetura: com base nas especificações gerais, os engenheiros encarregues da criação da viatura imaginam diferentes conceitos. É aqui que se expressa a inventividade dos engenheiros da PEUGEOT Sport e dos designers do Estilo PEUGEOT, associados desde o início com a criação do 9X8. Na verdade, independentemente do seu desempenho, o digital não pode substituir a criação, pelo que um programa como o do 9X8 é, acima de tudo, uma grande aventura humana. Os conceitos mais promissores são digitalizados e o respetivo desempenho destes candidatos digitais é depois avaliado, para no final se escolher apenas um deles.

Simulação de CFD (Computationnal Fluid Dynamics): mais utilizada no domínio aerodinâmico, a simulação CFD funciona como referência no escoamento de fluidos, tendo em conta fenómenos físicos ou químicos, como a turbulência e a excitação térmica.


autonews.pt @ 9-5-2022 11:20:46


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis