Hyundai partilha novo conceito da “Metamobility”

Expandir o alcance humano através da robótica e do Metaverso

A Hyundai Motor partilhou a sua visão de ser pioneira na utilização da robótica, tanto no mundo real assim com no metaverso, no âmbito da CES 2022, o evento de tecnologia mais influente do mundo.

autonews.pt @ 6-1-2022 10:17:08

Sob o tema principal ‘Expanding Human Reach’, as apresentações da Hyundai Motor demonstraram de que forma o negócio de robótica da marca irá conduzir a uma mudança de paradigma em direção à mobilidade futura, indo além dos meios tradicionais de transporte para atingir uma liberdade de movimento ilimitada para a humanidade.

A robótica é uma parte essencial para a transformação da Hyundai Motor num fornecedor de soluções de mobilidade inteligente. Tendo adquirido a Boston Dynamics, uma empresa inovadora neste campo, a Hyundai Motor intensificou o seu foco no avanço da robótica para melhorar a vida das pessoas através de uma gama de soluções de mobilidade. A marca vê a robótica e a mobilidade como conceitos complementares, na medida em que um acelera o desenvolvimento de outro e vice-versa. Juntos, formam uma sinergia que agregará valor ao negócio e impulsionará o progresso para a humanidade, começando com um ecossistema de Mobility of Things (MoT) baseado em robótica.

“Metamobility”

Para apoiar a sua visão de futuro nas áreas da robótica e da mobilidade, a marca revelou o seu novo conceito de “Metamobility”, com o objetivo de ser pioneira numa conexão metaverso-dispositivo inteligente que irá expandir o papel da mobilidade para a realidade virtual (VR), permitindo que as pessoas superem as limitações físicas do movimento no tempo e no espaço. A Hyundai Motor partilhou ainda a sua visão de como os robôs atuarão como um meio entre o mundo real e os espaços virtuais, permitindo que os usuários façam mudanças no metaverso para serem refletidas na realidade.

A empresa prevê que distinções entre os tipos de mobilidades futuras se estreitem com o desenvolvimento da tecnologia robótica, como a IA e a condução autónoma. Diversos tipos de mobilidade, incluindo os automóveis e a Urban Air Moblity (UAM) irão também servir como dispositivos inteligentes para o acesso à plataforma do metaverso.

Com o metaverso definido para se tornar num espaço diário para as pessoas do futuro, a empresa espera o possível surgimento de um novo tipo de plataforma do metaverso em que a distinção da realidade poderia desaparecer, rompendo com o conceito de Realidade Virtual como o mundo conhece hoje.


O que antes era uma experiência virtual devido às limitações tecnológicas, pode agora ser refletido no mundo real por meio da conexão de dispositivos inteligentes, permitindo aos usuários ter liberdade de movimento ilimitada entre os dois mundos. A Hyundai Motor define o conceito deste tipo de experiências como Metamobility.

A Hyundai Motor espera que dispositivos móveis, como os automóveis e a UAM, sirvam como dispositivos inteligentes para aceder aos espaços virtuais, enquanto a robótica irá funcionar como um meio para conectar os mundos virtual e real. Por exemplo, um automóvel que se conecte a espaços virtuais pode permitir que os usuários desfrutem de várias experiências de Realidade Virtual (VR) no veículo. Dependendo das necessidades do usuário, um veículo pode ser transformado num espaço de entretenimento, numa sala de reuniões ou até mesmo numa plataforma de videojogos 3D.

Ao contrário da implementação atual da VR, onde as experiências do usuário não são refletidas no mundo real devido a limitações tecnológicas, os futuros usuários do metaverso serão capazes de aportar mudanças no mundo real por meio da robótica e da tecnologia digital dupla, uma representação virtual de um objeto físico, local ou de um processo que será possibilitado pelos novos avanços em sensores e atuadores.

Por exemplo, quando um usuário aceder a uma duplicação digital da sua casa no metaverso enquanto está longe da sua residência física, ele poderá alimentar e abraçar um animal de estimação com o uso de um avatar robotizado. Isso permitirá que os usuários desfrutem de experiências do mundo real através da Realidade Virtual.

Com a Metamobility, os robôs ajudarão as pessoas a superar as limitações físicas do tempo e do espaço, proporcionando um meio para se conectarem e interagirem no metaverso. A Hyundai Motor prevê um metaverso utilizando robôs como um meio entre o mundo real e virtual, permitindo que as pessoas realmente mudem e transformem coisas no mundo real através de uma conexão com o metaverso e a robótica.

Esta conexão metaverso-robô vai permitir ao usuário comandar um robô no mundo real, tal como acontece numa fábrica inteligente. Isso possibilitará um modelo digital de próxima geração para gestão e produção da fábrica, permitindo que especialistas remotos se conectem a todas as máquinas e ativos dentro da fábrica e executem tarefas remotas por meio de uma conexão física direta, usando robôs e VR. Por exemplo, um trabalhador iria interagir com um avatar robótico no metaverso via interface da VR e controlos manuais para manipular coisas no mundo real usando um robô proxy no local de trabalho remoto.


Robôs que movem pessoas e coisas para além da imaginação e qualquer limitação

A Hyundai Motor também revelou as suas plataformas modulares Plug & Drive (PnD) e Drive & Lift (DnL) como soluções completas para o seu ecossistema ilimitado de Mobility of Things (MoT), em que coisas tradicionalmente inanimadas, de pequenos objetos a espaços comunitários, vão ganhar mobilidade com as tecnologias de robótica da empresa.

Dong Jin Hyun, Vice-Presidente e Diretor do Hyundai Motor Group Robotics Lab, destacou o novo módulo PnD, uma plataforma robótica com uma única roda que combina condução inteligente, travagem, tração elétrica na roda e hardware de suspensão que pode ser ampliado ou reduzido, para qualquer finalidade, tamanho ou aplicação. Os sensores LiDAR e de câmara permitem que um objeto habilitado para PnD se mova de forma autónoma.

Com flexibilidade e escalabilidade infinitas, o módulo PnD pode fornecer mobilidade a coisas normalmente inanimadas, de pequenos objetos a espaços comunitários. As suas aplicações parecem ilimitadas, proporcionando liberdade de movimento a pessoas com limitações físicas, logística automatizada, espaço interior reconfigurável e transporte público com compartimentos individuais para distanciamento social e mobilidade de último recurso.

“No futuro, nós não vamos mover as nossas coisas, mas a realidade é que as coisas irão mover-se à nossa volta com o módulo PnD, tornando móveis os objetos tradicionalmente inanimados”, afirmou Hyun. “Estamos a canalizar toda a nossa ambiciosa engenharia robótica e esforços criativos para concretizarmos uma visão maior do que nunca - o ecossistema ilimitado Mobility of Things.”

A Hyundai Motor também exibiu a pequena plataforma de mobilidade MobED (Mobile Eccentric Droid) que usa o módulo DnL, um mecanismo que combina os sistemas de tração, direção e travagem numa só estrutura. Com o DnL montado em cada roda, o MobED pode elevar a plataforma para cima e para baixo, de modo que o corpo possa permanecer nivelado enquanto o MobED atravessa terreno irregular ou barreiras baixas, como degraus ou lombas.

O Fundador e Presidente da Boston Dynamics, Marc Raibert, também se juntou à apresentação para mostrar como a Hyundai Motor juntamente com a empresa já estão a levar a mobilidade além das limitações físicas humanas, ao usarem as tecnologias atuais de robótica. Juntas, as duas empresas vislumbram um futuro em que pessoas e robôs trabalham em conjunto, melhorando a segurança, a produtividade e a qualidade de vida.

Por exemplo, os robôs da Hyundai, o Vest Exoskeleton (VEX) e o Chairless Exoskeleton (CEX), bem como o quadrupede Spot® da Boston Dynamics, estão a apoiar o trabalho industrial e prometem outras aplicações, até mesmo missões de busca e resgate.

“Vemos um futuro onde os robôs se vão tornar mais do que apenas ferramentas orientadas para tarefas, mais do que apenas máquinas”, afirmou Raibert. “Acreditamos num futuro em que os robôs se tornem companheiros úteis e fiéis no nosso quotidiano.”

Experienciar o presente e o futuro dos robôs no stand da Hyundai Motor

Na CES 2022, a Hyundai Motor apresenta um stand de exposição para apresentar como a mobilidade no mundo real pode ser avançada com seus robôs, incluindo o quadrupede Spot®, o Personal Mobility module (PnD), modelo de micromobilidade L7 e a pequena plataforma de mobilidade MobED. Os quatro modelos robô são otimizados para cada módulo e as telas de vídeo explicam as vantagens especiais de cada robô.

O stand integra ainda a Zona do Metaverso, onde os visitantes podem experimentar o mundo virtual para ter um vislumbre da futura sociedade robótica. Os LEDs de quatro lados da zona potenciam uma experiência imersiva onde os visitantes podem criar avatares personalizados e comunicar com os mesmos num espaço virtual. Os visitantes recebem imagens de avatar personalizadas e lembranças, além de desfrutar de diversos programas no palco, como demonstrações e performances de robôs.

autonews.pt @ 6-1-2022 10:17:08


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis