Stellantis assina acordo para fornecimento de lítio

Com a Vulcan Energy

Stellantis e a Vulcan Energy anunciaram a assinatura de um acordo vinculativo ("Acordo") para que a Vulcan forneça hidróxido de lítio para baterias, na Europa, para utilização em veículos eletrificados do Grupo Stellantis. O acordo de cinco anos prevê o início das entregas em 2026.

autonews.pt @ 29-11-2021 16:33:29

O acordo de fornecimento da Vulcan é parte da estratégia de eletrificação da Stellantis, detalhada durante a apresentação do “EV Day” realizado em julho de 2021, de modo a garantir a disponibilidade adequada de matérias-primas fundamentais para a produção de baterias para veículos eletrificados. A Stellantis planeia investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025 na eletrificação e desenvolvimento de software, ao mesmo tempo que pretende continuar a ser 30% mais eficiente do que a indústria, no que diz respeito ao total dos gastos Capex e I&D sobre o volume de negócios.

A Stellantis tem como objetivo alcançar mais de 70% das suas vendas de veículos na Europa e mais de 40% das vendas de veículos nos Estados Unidos assentes em veículos de baixas emissões (LEV) até 2030. Cada uma das 14 marcas icónicas de veículos da Stellantis está empenhada em oferecer soluções totalmente eletrificadas best-in-class.

O projeto “Zero Carbon Lithium™” da Vulcan, no Vale do Alto Reno, na Alemanha, utiliza energia geotérmica para produzir hidróxido de lítio de qualidade para baterias a partir de salmoura, sem recurso a combustíveis fósseis e com uma utilização mínima de água, reduzindo, assim, a geração de carbono na cadeia de fornecimento de metais para baterias.

“O acordo de fornecimento para a Stellantis está em linha com a nossa missão de descarbonizar a cadeia de fornecimento de baterias de iões de lítio e dos veículos elétricos”, afirmou o Dr. Francis Wedin, Fundador e Managing Director da Vulcan. “O projeto ‘Vulcan Zero Carbon Lithium™’ também pretende reduzir a distância de transporte de produtos químicos de lítio na Europa, pelo que a nossa localização na Alemanha, nas proximidades das ‘gigafactories’ europeias da Stellantis, é consistente com esta estratégia. Aguardamos com expectativa uma relação longa e produtiva entre a Vulcan e a Stellantis, trabalhando em conjunto para alcançar as ambições partilhadas e comuns de sustentabilidade e descarbonização.”

A Vulcan irá fornecer à Stellantis um mínimo de 81.000 toneladas e um máximo de 99.000 toneladas de hidróxido de lítio durante os cinco anos do acordo.

O acordo de fornecimento está sujeito ao início bem-sucedido da operação comercial nas instalações da Vulcan e à plena qualificação do produto.

autonews.pt @ 29-11-2021 16:33:29


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis