Volkswagen testa 5G para produção a caminho de fábricas inteligentes

Com a sua rede privada baseada nesta tecnologia

A Volkswagen está a dar mais um passo na direção de fábricas totalmente ligadas em rede. Uma rede local autónoma 5G ("campus network") está agora disponível na sua fábrica principal em Wolfsburg que inicialmente cobre o principal centro de desenvolvimento de produção e a sala piloto. 

autonews.pt @ 20-10-2021 12:42:04

O projecto-piloto irá testar se a tecnologia 5G satisfaz os requisitos exigentes da produção de veículos, com vista ao seu desenvolvimento para a produção industrial em série no futuro. Uma frequência de rádio 5G dedicada será utilizada para salvaguardar uma transmissão de dados segura e sem atrasos.

A Fábrica Transparente em Dresden pôs também em funcionamento uma chamada "ilha 5G". A Volkswagen empreende a instalação e operação da própria infra-estrutura 5G num movimento concebido para acumular experiência competitiva na utilização desta importante tecnologia do futuro e garantir a segurança dos dados.

Transferência de dados em tempo real para a produção do futuro

Já existem cerca de 5.000 robôs na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, bem como muitas outras máquinas e sistemas. No futuro, será necessária uma transmissão de dados segura e sem atrasos para controlar e monitorizar estas máquinas e sistemas. A latência, ou seja, o tempo necessário para o envio de dados através da rede, é significativamente reduzida com as redes 5G em comparação com outras tecnologias de comunicação sem fios, como a WLAN.

A tecnologia 5G proporciona tempos de latência extremamente curtos de até um milissegundo, taxas de transmissão de dados na faixa dos gigabit e fiabilidade considerável mesmo com elevada utilização. Esta comunicação sem fios em tempo real tornará possível, pela primeira vez, muitas aplicações inteligentes de fábrica.

Um cenário a ser testado na fase piloto em condições reais de laboratório em Wolfsburg é o carregamento sem fios de dados em veículos fabricados. Com níveis de digitalização cada vez mais elevados e veículos totalmente conectados, o processo de produção exige a transmissão de grandes quantidades de dados para os veículos. 5G torna possível realizar isto muito mais rapidamente e em qualquer momento durante a produção.

Instalação e funcionamento da rede 5G pela própria Volkswagen

A Volkswagen está a criar e a explorar a própria infra-estrutura local 5G. Para a rede do campus em Wolfsburg, a empresa candidatou-se e foi-lhe atribuída uma frequência de rádio privada de 3,7 a 3,8 GHz com 100 MHz de largura de banda pela Agência Federal de Redes.

O espectro exclusivo é um facilitador chave para as operações do campus 5G no local de fabrico. A transmissão sem fios sem interferências e de alta disponibilidade requer uma frequência dedicada que será utilizada exclusivamente pela Volkswagen para fins de produção. O equipamento de rede para a rede piloto 5G é fornecido pelo grupo finlandês de telecomunicações Nokia.

Fábrica Transparente em Dresden testa o controlo do sistema utilizando 5G

A marca Volkswagen Passenger Cars faz parte de uma rede de competência 5G do Grupo Volkswagen. Na Fábrica Transparente em Dresden, uma fábrica piloto para a marca Volkswagen que está a testar tecnologias inovadoras em funcionamento normal para a série ID.3 à escala piloto, foi também colocada em funcionamento uma ilha 5G.

O controlo em rede para um sistema de transporte sem condutor está a ser desenvolvido em colaboração com a Porsche, Audi e a Universidade de Tecnologia de Dresden. Os sensores do sistema de transporte sem condutor transmitem os dados do ambiente para o computador na cloud usando o 5G. Isto calcula a rota para um ID.3 e envia de volta as informações em tempo real. O projecto em Dresden é financiado pelo Ministério Federal Alemão da Educação e Investigação

autonews.pt @ 20-10-2021 12:42:04


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis