30 Anos de parceria entre a Mazda e a Bose

Mazda RX-7 foi o início da história

O ano de 1991 marcou o início de uma parceria tecnológica que se estende até ao presente, percorrendo três décadas e envolvendo inúmeros modelos da Mazda. Desde que, há 30 anos, começaram a trabalhar em conjunto, na então terceira geração do Mazda RX-7, a Mazda e a Bose continuaram a colaborar em soluções sonoras premium e inovadoras que contribuem para uma experiência de condução superior. 

autonews.pt @ 20-9-2021 11:53:58

No seu conjunto, o poder do som e o prazer de condução proporcionam uma experiência-cliente notável e envolvente, permitindo aos passageiros sentirem todo o detalhe acústico e impacto emocional de um concerto ao vivo dentro do seu próprio automóvel.

Mazda RX-7: Onde tudo começo

“A condução e a música provocam uma determinada reação química na nossa mente”, afirma Ryoji Oe, Engenheiro de Áudio da Mazda, ele que trabalhou na terceira geração do coupé de motor rotativo.

Na busca por uma tecnologia áudio excecional, que pudesse corresponder aos padrões premium que a equipa de desenvolvimento tinha estabelecido para o novo RX-7, Oe deparou-se com o sistema Acoustic Wave Cannon da Bose, um sistema de reprodução de graves para instalações de som profissionais, composto por um tubo de 3,6 metros de comprimento, integrando um woofer de elevada saída no seu interior.

Esta invulgar solução cumpria com os parâmetros, mas integrar a tecnologia de colunas Waveguide da Bose num automóvel parecia um desafio quase intransponível.

No entanto, através de um engenhoso sistema de dobras e curvas, os engenheiros da Bose e da Mazda conseguiram integrar perfeitamente o longo tubo na secção traseira do modelo sem comprometer o espaço do habitáculo ou da bagageira, garantindo uns baixos mais límpidos e nítidos do que anteriormente parecia possível. “A tecnologia Acoustic Waveguide e o RX-7 simplificaram a música”, relembra Mike Rosen, da Bose Automotive Systems, que esteve envolvido no projecto há 30 anos.

Um sucesso que deu o pontapé de saída a um longo conjunto de outros projetos destinados a fornecer o mesmo nível superior de som a muitos dos modelos Mazda que se seguiram.

autonews.pt @ 20-9-2021 11:53:58


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis