Toyota vai investir 14 mil milhões dólares em tecnologia de baterias até 2030

Incluindo tecnologia de baterias de estado sólido

A Toyota vai investir aproximadamente 14 mil milhões de dólares no desenvolvimento de baterias até ao ano de 2030, desenvolvendo a tecnologia das baterias de estado sólido e a próxima geração de baterias de iões de lítio. 

autonews.pt @ 15-9-2021 11:01:41

A direção do construtor automóvel apresentou os planos de desenvolvimento da sua estratégia de veículos elétricos e eletrificados num briefing online na passada semana. Adicionalmente os executivos do fabricante de automóveis afirmaram que esperam reduzir o custo das baterias em 50% a partir de 2025.

A Toyota considera que está no caminho certo para desenvolver baterias de estado sólido até 2025, referiu responsável de Tecnologia da empresa, acrescentando que começou a testar a condução de um protótipo funcional no ano de 2020. Admitiu-se que esta tecnologia possa ser aplicada em veículo puramente elétricos e também em híbridos.

A Toyota planeia também comercializar uma bateria de iões de lítio de próxima geração a partir de 2025, que fará novos avanços em termos de custo e desempenho para automóveis eletrificados.


Entretanto, a Toyota espera mais ganhos com uma estrutura recentemente desenvolvida para baterias de níquel-hidreto metálico de geração mais antiga. Esta estrutura chamada bipolar permite uma duplicação da densidade de potência e foi introduzida este Verão no híbrido compacto Toyota Aqua redesenhado.

A bateria que será utilizada no próximo veículo eléctrico completo da Toyota, o bZ4X, será capaz de manter 90 por cento do seu desempenho de bateria após uma década de utilização, disse a Toyota.

O bZ4X irá realizar uma redução de 30% no custo ao utilizar materiais e estruturas menos dispendiosos e através de uma redução na quantidade de energia que o veículo realmente consome. A Toyota pretende aproveitar isto cortando a bateria custa mais 50% até 2030, em comparação com o bZ4X.

A Toyota planeia vender 8 milhões de veículos eletrificados em 2030, incluindo 2 milhões de veículos puramente eléctricos a bateria ou a pilha de combustível de hidrogénio, uma tecnologia que a Toyota também tem vindo a desenvolver para os seus veículos.

autonews.pt @ 15-9-2021 11:01:41

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis