A Bosch elimina o "tijolo de carga" no cabo de carregamento

Tecnologia integrada para recarga flexível sem caixa de controlo

Recarregar carros elétricos nunca foi tão fácil: o novo cabo de carregamento inteligente flexível da Bosch com tecnologia integrada de controlo e segurança também faz sem o habitual "tijolo de carregamento" - como a volumosa caixa de controlo no cabo é coloquialmente conhecida - ao carregar numa tomada de 230 volts. 

autonews.pt @ 8-9-2021 16:13:38

Isto significa que o cabo flexível de carregamento inteligente, que irá celebrar a sua estreia mundial na IAA Mobility 2021, pesa menos de três quilos. Em média, este é um bom 40 por cento menos que os cabos de carregamento convencionais com caixa de controlo. O cabo de alta tecnologia poupa não só peso como também espaço no porta-bagagens.

E considerando que vem com adaptadores para o Tipo 2 e fichas domésticas, os condutores que querem ter liberdade para escolher se querem recarregar de uma tomada elétrica em casa ou de uma estação de carregamento na estrada já não precisam de um segundo cabo.

Com efeito, a recarga de carros elétricos nunca foi tão simples. "Com este cabo de carregamento universal, a Bosch está a tornar a electro-mobilidade ainda mais amiga do cliente", diz o Dr. Uwe Gackstatter, presidente da divisão Bosch Powertrain Solutions. "Queremos tornar o novo cabo equipamento de série para veículos elétricos".

A Bosch espera começar a vender o cabo aos fabricantes e condutores de veículos em meados de 2022.


Um cabo serve a todos: carregamento em casa e na estrada até 22 kW

O cabo trifásico permite o chamado modo 2 e o modo 3 AC com carga até 22 quilowatts. Com o cabo de carregamento inteligente flexível, não há necessidade de uma caixa de parede ao recarregar em casa. Isto é o que os clientes desejam. Na Europa, 84% dos condutores de automóveis elétricos recarregam o seu veículo em casa à noite ou durante a noite (fonte: Newmotion EV Driver Survey 2020).

A tecnologia integrada em cada uma das tomadas torna o processo de recarregamento seguro e fiável. O conector do tipo 2 na extremidade do cabo do veículo contém os componentes para controlar e monitorizar a potência de carregamento. Na outra extremidade, a ficha doméstica com adaptador aloja o controlo da temperatura e um dispositivo de corrente residual.

Isto assegura que não ocorra sobrecarga ou sobreaquecimento mesmo durante a recarga regular numa tomada de energia doméstica com até 2,3 quilowatts de potência de carga. Se necessário, a tecnologia de segurança desactiva o cabo antes que a situação se torne crítica.


Know-how de miniaturização: A Bosch encolhe a tecnologia por um fator de três

Para poderem integrar a tecnologia de controlo e segurança nos conectores de cabos compactos, os criadores da Bosch reduziram significativamente o tamanho dos componentes eletrónicos em comparação com as aplicações anteriores em caixas de controlo.

Aqui, eles beneficiaram da experiência de miniaturização que está em constante desenvolvimento dentro da empresa. "O cabo de carregamento inteligente flexível é um grande exemplo de como a Bosch está a utilizar a alta tecnologia inovadora para facilitar a vida quotidiana, ao mesmo tempo que ajuda a electro-mobilidade a alcançar uma aceitação mais ampla", diz Gackstatter. Além disso, o novo cabo foi desenvolvido num período de tempo muito curto: a equipa de desenvolvimento conseguiu trazer o novo cabo de carregamento para a maturidade do mercado em apenas 18 meses.

Liderança em inovação: A Bosch expande o seu portfólio em electro-mobilidade

O cabo flexível de carregamento inteligente é uma nova adição ao portfólio de electro-mobilidade da Bosch. A empresa adota uma abordagem integrada nesta área. Como líder em inovação, a Bosch tem um portfólio mais vasto de electro-mobilidade - desde bicicletas eletrónicas a carros de passageiros e máquinas de construção - do que qualquer outra empresa.

Este portfólio apresenta soluções tanto para grupos motopropulsores a pilhas como para grupos motopropulsores a pilhas de combustível. Também inclui serviços de recarga e o serviço de gestão de baterias na nuvem para melhorar o desempenho e a vida útil das baterias. Adicionalmente, a Bosch entrou no negócio de fornecimento de equipamento de fábrica para a produção de baterias.

A Bosch espera começar a vender o cabo aos fabricantes e condutores de veículos em meados de 2022.

autonews.pt @ 8-9-2021 16:13:38


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis