Lexus Design Award 2021: “destilador solar portátil”

Henry Glogau vence o grande prémio

A Lexus orgulha-se em anunciar que o “Destilador Solar Portátil” de Henry Glogau, neozelandês formado recentemente pela Royal Danish Academy de Copenhaga, é o vencedor do Grande Prémio Lexus Design Award 2021. Henry Glogau destacou-se entre os seis finalistas deste ano, selecionados de um total de 2.079 candidaturas recebidas de 66 países em todo o mundo.

autonews.pt @ 27-4-2021 17:48:09

Eleito como o projeto que melhor personificava o conceito "Design para um Amanhã melhor", baseado nos três princípios-chave da marca Lexus - Antecipar, Inovar e Cativar - o Destilador Solar Portátil recorre à luz solar para produzir água potável a partir de água poluída, ou do mar. Combinando a produção de recursos locais com a arquitetura da comunidade, esta solução de baixa tecnologia serve, também, como local de convívio à sombra.

Premiado, Henry Glogau confessou: "É uma grande honra ser selecionado como o vencedor deste ano, gostaria de agradecer ao júri. O nível e a qualidade dos finalistas, os seus projetos e o progresso de todos, poderia ter feito de qualquer um de nós vencedor desta edição.


“Também gostaria de agradecer aos Mentores. A sua experiência nas mais variadas áreas melhorou, não apenas os nossos projetos, como também o nosso percurso enquanto designers. Nós, finalistas, aproveitámos bem as perguntas e as conversas provocantes que tivemos, e a experiência que tivemos a sorte de ter. Por último, um enorme agradecimento à Lexus. É incrível integrar um prémio de prestígio de uma empresa que é verdadeiramente apaixonada pelo Design para um Amanhã melhor, proporcionando a designers promissores uma base sólida para a construção dos seus projetos futuros.”

Depois de selecionado o vencedor do Grande Prémio, o membro do júri Greg Lynn comentou: “Parabéns ao vencedor. O formato da competição funcionou muito bem e forneceu orientação e recursos que permitiram o florescimento de grandes ideias. O vencedor foi um dos designers que mais me surpreendeu, desde a candidatura original à apresentação final. A missão era consistente e persistiu, acompanhado a transformação em escala e a função social de forma exemplar. O design tornou-se mais refinado, mais funcional e mais aberto durante o processo. A capacidade de produzir protótipos funcionais foi importante para todos os finalistas, mas no caso do vencedor apontou para o potencial múltiplo do sistema, que se tornou muito mais do que um produto ou dispositivo: uma infraestrutura portátil e implementável.”

Selecionados em janeiro deste ano, os seis finalistas foram orientados por Joe Doucet, Sabine Marcelis, Mariam Kamara e Sputniko!. Quatro criadores de renome que os guiaram através dos desafiantes caminhos da produção dos seus protótipos. Este processo de mentoria foi uma experiência única que terá, certamente impacto positivo na carreira internacional de todos os finalistas.

Os finalistas, incluindo o vencedor do Grande Prémio Henry Glogau, homenagearam a Lexus com a sua ávida curiosidade, com a atitude profissional que tiveram com o seu trabalho e com as impressionantes propostas produzidas pela sua criatividade.

autonews.pt @ 27-4-2021 17:48:09


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis