Os humanos estão no centro das futuras fábricas da Nissan

A ajuda dos exosqueletos

Numa altura em que a Nissan se prepara para criar uma nova geração de automóveis elétricos, inteligentes e conectados, a empresa está a fazer uma série de investimentos para atualizar as suas tecnologias e equipamentos de produção.

autonews.pt @ 11-2-2020 17:50:36

À primeira vista, estes investimentos em automatização e robótica podem sugerir que a fábrica do futuro será do domínio exclusivo das máquinas e não das pessoas. Na realidade, nada poderá estar mais longe da verdade: a produção continua tão dependente dos seres humanos quanto antes e a tecnologia servirá para melhorar o trabalho destes.

Na Nissan, equipas de engenharia completas dedicam-se ao estudo da ergonomia dos postos de trabalho. Para cada processo, analisam a exigência física de determinadas ações (tais como, elevar, alcançar, rodar ou agachar) ou a exigência mental de tarefas que são repetitivas ou exigem concentração permanente.

Em seguida, selecionam os processos mais exigentes e apresentam soluções para tornar o trabalho dos operários mais fácil.

A ajuda dos exosqueletos 


Um exemplo poderoso de dispositivos que diminuem o esforço dos trabalhadores são os dispositivos tipo exosqueleto, que estão a ser testados na Fábrica de Barcelona da Nissan. Esta inovação revelou um potencial significativo para melhorar a força e a resistência dos trabalhadores.

Os exosqueletos são leves (1,5 a 3 quilogramas) e proporcionam apoio aos ombros e aos braços dos trabalhadores que executam tarefas acima do nível da cabeça particularmente extenuantes. Na Fábrica de Barcelona, têm revelado reduzir a tensão muscular até 60%.

A Nissan utiliza muitas técnicas adicionais para aliviar os esforços dos trabalhadores. Em algumas fábricas, estes sentam-se em "cadeiras ergonómicas" fixas a braços robóticos, que lhes permitem entrar nos habitáculos dos veículos rapidamente e sem esforço. Em alguns casos, a Nissan até redesenhou os próprios veículos para fazer com que a construção dos mesmos seja mais fácil para os trabalhadores.

autonews.pt @ 11-2-2020 17:50:36


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis