Toyota irá construir cidade protótipo do futuro

Junto ao Monte Fuji no Japão

A Toyota começa a nova década a olhar para o futuro das cidades e da mobilidade. No Consumer Electronics Show 2020 (CES) em Las Vegas, a Toyota revelou os seus planos para construir uma “cidade protótipo do futuro”, num local com mais de 70 hectares, na base do Monte Fuji no Japão. 

autonews.pt @ 7-1-2020 18:04:46

A Woven City (cidade tecida), será um ecossistema totalmente conetado, com energia fornecida por pilha de combustível a hidrogénio.

Concebida como um “laboratório vivo”, a Woven City servirá de lar a residentes e investigadores que poderão testar e desenvolver, no mundo real, tecnologias avançadas como: condução autónoma, robótica, mobilidade pessoal, casas inteligentes e Inteligência Artificial (IA).

A Toyota fará um convite aberto para colaborar com outros parceiros comerciais e académicos e convidará cientistas e investigadores, de todo o mundo, interessados em trabalhar nos seus próprios projetos, nesta incubadora única do mundo real.

Para o projeto Woven City, a Toyota contratou o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, diretor executivo do Bjarke Ingels Group (BIG).

Design da cidade


A Toyota fará um convite aberto para colaborar com outros parceiros comerciais e académicos e convidará cientistas e investigadores, de todo o mundo, interessados em trabalhar nos seus próprios projetos, nesta incubadora única do mundo real.

Para o projeto Woven City, a Toyota contratou o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, diretor executivo do Bjarke Ingels Group (BIG).

Design da cidade

O plano diretor da cidade, inclui a definição para as ruas, que serão de três tipos: somente para veículos mais rápidos, para uma mistura de velocidade mais baixa, mobilidade pessoal e peões, e para um passeio “promenade” apenas para peões.

Estes três tipos de ruas entrelaçam-se para formar um padrão/tecido de rede orgânica, para ajudar a acelerar os testes autónomos.

A cidade está planeada para ser totalmente sustentável, com edifícios feitos principalmente em madeira para minimizar a pegada de carbono, usando marcenaria japonesa tradicional, combinada com métodos de produção robótica. Os telhados serão cobertos por painéis fotovoltaicos para aproveitar a energia solar, além da energia gerada por pilha de combustível a hidrogénio. A Toyota planeia “tecer” o ambiente de toda a cidade, com vegetação nativa e hidropónica.

As habitações serão equipadas com as mais recentes tecnologias de apoio humano, como a robótica doméstica, para ajudar na vida diária. As casas irão usar IA baseada em sensores para verificar a saúde dos ocupantes, cuidar das suas necessidades básicas e melhorar a vida diária. Será uma oportunidade de introduzir tecnologia conectada com integridade e confiança, de forma segura e positiva.


Os moradores, irão deslocar-se nas principais vias em veículos totalmente autónomos e com zero emissões. Em toda a cidade, os Toyota e-Palette autónomos, serão usados para transporte e entregas ... bem como para um comércio móvel mutável.

As praças da cidade e a grande praceta central para recreio, bem como uma praça central para reuniões sociais, estão projetadas para reunir a comunidade. A Toyota acredita que incentivar a ligação e interação humana será um aspeto igualmente importante desta experiência.

A Toyota planeia atrair para a Woven City colaboradores e as suas famílias, casais aposentados, comerciantes, cientistas visitantes e parceiros do setor.

O plano inicial é ser habitado por 2000 pessoas, e adicionar mais pessoas à medida que a cidade evolui. A cerimónia de arranque da obra, está prevista para o início de 2021.

autonews.pt @ 7-1-2020 18:04:46

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis