Bosch forma novas parcerias com Universidades do Minho e Porto

Investimento superior a 50 milhões de euros até 2022

Esta semana a Bosch estabeleceu novas parcerias de inovação com a Universidade do Minho (UMinho) e a Universidade do Porto . Os projetos, que assinalam um novo ciclo de investimento na inovação em Portugal, têm como foco o desenvolvimento de soluções nas áreas da mobilidade, cidades inteligentes e seguras e indústria conectada. 

autonews.pt @ 26-3-2019 17:45:43

Para esta iniciativa está previsto um investimento total de mais de 50 milhões de euros até 2022 e a contratação de cerca de 300 pessoas pela Bosch e as universidades.

A unidade da Bosch em Braga e a UMinho foram pioneiros na aproximação entre a indústria e a academia em Portugal. Ao iniciarem, em 2013, aquela que seria a maior parceria de inovação no país, estavam a criar um modelo mutuamente benéfico visto no país como um exemplo a seguir.

Desde então, cerca de 75 milhões de euros foram investidos na criação de soluções para a mobilidade e indústria conectada, criando conhecimento crítico que contribui ativamente para o aumento da competitividade de Portugal no mercado global.

Até 2022, as equipas da Bosch e da UMinho estarão focadas no desenvolvimento de tecnologia essenciais para que o veículo seja capaz de detetar o ambiente circundante e tomar decisões com base em inteligência artificial e sensores.

Motivada pelo sucesso da parceria de inovação com a UMinho, a Bosch aproveitou o evento para assinar uma nova parceria com a Universidade do Porto. Juntos, os parceiros propõem-se a responder e antecipar os desafios que se colocam às sociedades urbanas modernas, desenvolvendo um ecossistema IoT (Internet of Things) para cidades seguras.

O projeto “Safe Cities” representa um investimento de 16 milhões de euros e a integração de cerca de 30 novos colaboradores na unidade da Bosch em Ovar e mais de 85 investigadores na Universidade do Porto.

Os resultados do projeto “Safe Cities” serão testados na cidade do Porto.

autonews.pt @ 26-3-2019 17:45:43