Quer estacionar o carro no aeroporto? Chame o robot

Inovador sistema de estacionamento em França

Já sabe que quando viajar para alguns aeroportos franceses possivelmente vai ter um robot disponível 24/7 para lhe arrumar o carro. E isto graças à inovação do sistema da empresa Stanely Robotics que iniciou este mês o seu primeiro serviço de estacionamento de carros recorrendo a robots autónomos.

autonews.pt @ 19-3-2019 19:37:19

Numa operação que já decorre em tempo real, a empresa francesa iniciou o seu serviço no aeroporto francês Lyon-Saint-Exupéry.

O sistema funciona de forma muito simples, confortável e segura para o proprietário do veículo. À chegada ao parque da empresa no aeroporto ao clientes estacionam os carros num hangar especial e partem para apanhar o avião. Os carros estacionados na box são em seguida analisados automaticamente por um radar de confirmação da marca e modelo.

Caso esta confirmação seja positiva, entram em ação os robôs da Stanley, que parecem um monta cargas de baixo perfil, que fazem deslizar os seus braços por baixo do carro, levantando-o e levando-o para um lugar de estacionamento vazio numa área vigiada aguardando o regresso do cliente.

Neste processo a Stanley Robotics afirma que o seu sistema usa o espaço disponível com muito mais eficiência do que os humanos, instalando mais 50% de carros no mesmo espaço do que se fossem arrumadores humanos. 

Na verdade faz sentido pois como o sistema da Stanley sabe quando é que os clientes regressam em função da informação do voo que foi declarada pelo cliente, até pode estacionar três ou quatro carros em profundidade e no momento certo ir buscar o veículo.

Para Stéphane Evanno, cofundador da Stanley Robotics “ o nome que lhe damos de robot de estacionamento parece-nos o mais adequado pois o cliente apenas tem que deixar o seu carro na entrada do parque e sair para apanhar o avião. O nosso robot utiliza tecnologia dos carros autónomos: é capaz de analisar o meio envolvente e reagir adequadamente em função de algum obstáculo que lhe surja no caminho”.

Neste serviço no aeroporto francês a empresa tem 4 robots em funcionamento, que podem lidar com duzentos carros por dia num parque que pode acomodar até 500 carros.

Previamente ao início do serviço comercial em França, a Stanley Robotics já havia realizado testes no aeroporto de Düsseldorf na Alemanha e no aeroporto de Orly em França. A empresa prevê a realização ainda este ano de novos testes no aeroporto Londrino de Gatwick.

E se quiser ver o sistema a funcionar é visionar o video.

autonews.pt @ 19-3-2019 19:37:19

Galeria de videos