Volkswagen propõe um "powerbank" para carros elétricos

Sim, como se fosse um smartphone... maior, muito maior

A entrar em 2019 a Volkswagen apresentou a sua futura estação de carregamento rápido móvel de automóveis. Ele sistema funciona de acordo com o princípio de um banco de energia ou “PowerBank” que agora é familiar para a maioria das pessoas que usam um smartphone. 

autonews.pt @ 2-1-2019 16:11:47

Esta proposta, independente da fonte de alimentação, pode ser configurada de forma flexível onde quer que a eletricidade seja necessária para carros elétricos: em parques de estacionamento, no supermercado ou temporariamente nas traseiras de um estádio de futebol, por exemplo. 

Está previsto que até quatro veículos possam ser ligados e carregados ao mesmo tempo - dois deles até com carregamento rápido em Corrente Contínua. A capacidade de carga total de até 360 kWh é suficiente para abastecimento de cerca de 15 veículos elétricos de autonomia citadina.

Graças à tecnologia de carregamento rápido, o processo de carregamento demora, em média, 17 minutos. Se o conteúdo energético do conjunto de baterias instalado for inferior a 20%, a estação de carga esgotada é simplesmente trocada por uma carga carregada.

Se, no entanto, este powerbank estiver permanentemente conectada à fonte de alimentação com até 30 kW via corrente alternada, a bateria recarrega-se perpetuamente e está sempre disponível com energia.

Caso o processo de carregamento seja baseado em fontes de energia renováveis, a estação de carregamento também permite o armazenamento temporário de energia gerada de forma sustentável, como energia solar ou eólica - e, portanto, leva a mobilidade neutra em relação ao CO2.

As primeiras estações móveis de carregamento rápido serão instaladas no primeiro semestre de 2019, na cidade natal da Volkswagen, como parte de um projeto piloto, e apoiarão o desenvolvimento de uma infraestrutura de recarga na área urbana. 

A partir de 2020, a estação de carregamento também será usada em outras cidades e comunidades. 

Mas esta proposta da VW tem outras utilidades...

Além do mais, esta estação de carregamento tem outros tipos de utilização previstos. A bateria, que suporta até 360 kW, pode ser carregada especificamente com eletricidade sustentável, por exemplo, de energia solar ou eólica. Esta eletricidade limpa é armazenada temporariamente na estação de carregamento evitando o seu desperdício.

Além disso, a possibilidade de armazenamento temporário de energia pode aliviar a pressão sobre a fonte de alimentação da rede pública nos períodos de pico, por exemplo, à noite, quando vários utilizadores de carros elétricos ligam o seu carro à fonte de energia para carregá-lo.

Adicionalmente esta estação de carregamento móvel permite ter como objetivo o desenvolvimento de um ciclo de vida fechado para a bateria. Como o sistema de baterias do MEB da VW (aplicado nas baterias dos carros da marca) é compatível com este powerbank, as baterias que sejam retiradas dos carros podem ser utilizadas nestas estações de carregamento prolongamento tempo de utilidade do sistema. 

Se uma bateria do veículo tiver uma capacidade residual reduzida e definida, ela será trocada, podendo a bateria usada no carro ser reutilizada nesta estação de carregamento móvel.

autonews.pt @ 2-1-2019 16:11:47

Galeria de fotos