Gastronomia Ibérica brilha no guia Michelin

Espanha & Portugal 2019

A Michelin apresenta a edição de 2019 do guia Michelin Espanha & Portugal, engalanado com 1 novo estabelecimento no seleto clube dos três estrelas, 4 restaurantes galardoados com duas estrelas e 25 novidades na categoria de uma estrela.

autonews.pt @ 27-11-2018 15:57:35

Quanto ao facto de realizar a primeira gala de apresentação do guia em terras portuguesas, Gwendal Poullennec, Diretor Internacional dos guias MICHELIN, declarou: «Portugal tornou-se num destino turístico de referência, e boa parte desse êxito assenta no auge da sua gastronomia. É certo que a cozinha tradicional lusa sempre contou com o beneplácito do público estrangeiro. Sem dúvida, hoje temos a confirmação de um vigoroso impulso na alta gastronomia deste país, habitualmente a cargo de uma geração de jovens chefs».

Em Portugal, o restaurante Alma, de Lisboa, situado no boémio e turístico Chiado, criou uma muito boa impressão junto dos inspetores. O chef Henrique Sá Pessoa cativou-os com uma proposta muito técnica, divertida e repleta de matizes. Cada pedaço levou-os a viajar no tempo e no espaço, graças aos sabores tradicionais e autênticos, que transportam para paragens mediterrâneas ou de outras latitudes.

Em Portugal os novos restaurantes com uma estrela estão mais dispersos, e, exceto o caso do Midori, em Sintra (primeiro restaurante de cozinha japonesa com estrela em terras lusas), os inspetores MICHELIN encontraram pepitas de ouro gastronómicas em locais por vezes insólitos e isolados. É o caso do G Pousada, em Bragança, que, sob a direção dos irmãos Gonçalves, valoriza a cozinha moderna da região de Trás-os-Montes. Podemos, igualmente, citar o restaurante A Cozinha, de Guimarães, onde o chef António Loureiro surpreendeu com uma cozinha moderna, que demonstra equilíbrio e sensibilidade.

autonews.pt @ 27-11-2018 15:57:35