Dicas de Verão com a Bridgestone

Para aproveitar ao máximo o sol e a praia, a Bridgestone lança algumas dicas essenciais para garantir que o seu veículo está preparado para o verão e para as aventuras que se aproximam. A segurança é a principal preocupação dos condutores, portanto, quer seja numa visita à família e aos amigos, numa viagem à volta da Europa ou mesmo nas suas voltas rotineiras, estas dicas irão ajudá-lo a aproveitar ao máximo as suas férias.

autonews.pt @ 17-7-2018 15:36:49

A segurança é a principal preocupação dos condutores, portanto, quer seja numa visita à família e aos amigos, numa viagem à volta da Europa ou mesmo nas suas voltas rotineiras, estas dicas irão ajudá-lo a aproveitar ao máximo as suas férias.


Verifique se está tudo a funcionar

Antes sequer de planear a sua viagem, deve fazer todos os testes de segurança do seu veículo, e do qual dependem não só os passageiros, mas também todos os outros condutores e peões.

Alguns dos pontos a ter em conta incluem:

- A bateria do veículo, e se tem potência suficiente;

- Os líquidos (se estão repostos), entre eles: limpa-vidros, nível de óleo, água e líquido dos travões;

- Os limpa-para-brisas, e se devem ser trocados;

- E as luzes, se estão operacionais e incluindo as luzes de emergência.

Se não tiver a certeza de alguma destas opções, passe pelo seu mecânico para garantir que está em ordem.


Verifique a pressão dos seus pneus

Antes de partir para a sua aventura de verão, não se esqueça de verificar se a pressão dos pneus se encontra no nível adequado, para uma maior segurança e eficiência de combustível. Durante os meses de verão, o seu automóvel estará mais pesado que o habitual – quer pelos passageiros a bordo quer pela bagagem ou pelo seu equipamento de campismo. O peso extra terá de ser compensado através de ajustes à pressão dos pneus.

Pneus insuflados com a pressão correta desgastam-se de forma mais uniforme, durando mais tempo e poupando mais combustível. Os valores de pressão indicados para o seu pneu encontram-se na porta do condutor, dentro da tampa do combustível, no manual do condutor ou no porta-luvas. Além disso, não se esqueça de verificar a pressão dos pneus antes de conduzir e quando estes estão frios, uma vez que aquela pode mudar em movimento.

É crucial verificar quão desgastados estão os seus pneus. O piso é essencial para manter o veículo em movimento e colado á estrada, e os seus passageiros em segurança. Caso esteja desgastado, dirija-se ao seu fornecedor ou a um mecânico mais próximo e troque de pneus.

A Bridgestone aconselha a verificar a profundidade do piso frequentemente, quer através de um profundímetro específico ou dos indicadores de desgaste do piso incorporado nos pneus, sendo que o mínimo obrigatório por lei é 1.6mm.

Ao avaliar as condições dos pneus, não se esqueça de verificar:

· O conjunto total de quatro pneus;

· O centro e a lateral do piso;

· Em pelo menos dois pontos ao longo do piso e à volta da roda.

Proteja-se contra o inesperado

Preparar-se para o pior faz parte das tarefas de um bom condutor e permite que a sua família e amigos relaxem durante a viagem, sabendo que estão em boas mãos. Uma das situações imprevisíveis mais desgastantes é o furo de um pneu, que pode mesmo arruinar uma viagem de verão. Antes de partir, verifique se o seu pneu sobressalente está em boas condições e se o seu triângulo refletor de emergência e o colete refletor – para alertar os outros condutores caso se veja obrigado a parar – se encontram consigo no veículo. Além disso, considere adquirir pneus com tecnologia de proteção contra furos. A título de exemplo os pneus DriveGuard da Bridgestone permitem-lhe continuar a conduzir até mais 80 quilómetros, a uma velocidade máxima de 80 km/h, após um furo ou perda de pressão no pneu. Assim, e apesar de todo o tipo de furos que poderá encontrar da sua viagem, não há razão para alarmes, pois poderá chegar em segurança a um mecânico ou a local seguro e chamar pela assistência.

autonews.pt @ 17-7-2018 15:36:49