Portugal vai organizar o "22º Mundial 2CV" em 2017

A  Associação 2CVPORTUGAL2017 acaba de garantir a organização do 22º encontro mundial do icónico Citroën 2CV no nosso país em 2017, trinta anos depois do anterior que decorreu entre nós, na Ericeira. O anúncio da vitória da candidatura portuguesa, que contou com o apoio da Automóveis Citroën, teve lugar no passado dia 4 de Agosto, no âmbito da realização do 20º encontro dos clubes representativos e fãs do mítico modelo francês, que decorreu no Motorland de Alcañiz, na vizinha Espanha.

Citroën @ 12-8-2013 11:45:24


Três décadas depois de ter organizado o então « 7º Mundial 2CV » na Ericeira, em 1987, Portugal acaba de garantir a organização da 22ª edição do encontro mundial dos amigos do icónico modelo, agendado para o ano de 2017. A candidatura da recém-criada Associação 2CVPORTUGAL2017 contou, desde a primeira hora, com o apoio da Automóveis Citroën SA, e foi aclamada por unanimidade no Motorland de Alcañiz (Espanha), no decurso do 20º encontro, que ali teve lugar entre 31 de Julho e 4 de Agosto.

Presente no início de Maio na CitroMobile, em Amsterdão (Holanda) e duas semanas mais tarde na Automobilia de Aveiro, a Associação 2CVPORTUGAL2017 tem-se desdobrado na divulgação dos seus objectivos, num conjunto de iniciativas que culminaram na presença em Alcañiz, onde fez a apresentação mais formal da candidatura junto dos milhares de participantes que ali marcaram presença.

"A decisão dos clubes e dos participantes em Alcañiz foi-nos francamente favorável, pois garantimos a organização da 22ª edição do Mundial 2CV em 2017, três décadas depois da anterior iniciativa que decorreu na Ericeira, ainda hoje considerada uma das três melhores da história destes encontros », referiu, orgulhoso, Rogério Soares, Presidente da Direcção da Associação 2CVPORTUGAL2017, falando em nome de toda a comitiva portuguesa. « Entre outros objectivos, a candidatura nacional deu a conhecer os bons sabores lusitanos, divulgou a música portuguesa e apresentou imagens do Turismo de Portugal e dos vários Encontros 2CV nacionais, para conquistar os milhares de presentes a virem a Portugal em 2017. Apresentámos uma proposta simples mas atractiva, ainda sem local definitivo, mas garantidamente com sombras, praias e boa gastronomia. Há três locais potenciais – Nazaré, Ericeira e Costa Alentejana – mas dependem das conversações a estabelecer com as autarquias e proprietários dos ‘campings’ locais". 

Por seu turno, José Raul Pereira, Director de Comunicação da Citroën, refere que « a nossa associação a este fantástico projecto aconteceu muito naturalmente, não só pela importância do Citroën 2CV na nossa história, como um dos automóveis mais marcantes e referenciais do Mundo, como também por todo um passado de ligação ao Club 2CV/Dyane de Portugal. É com enorme orgulho que apoiámos a Associação 2CVPORTUGAL2017 no seu esforço de conquista da organização do encontro de 2017, agora reforçado pelo facto dos objectivos terem sido plenamente atingidos. »
O "20º Mundial 2CV » de Alcañiz decorreu sob temperaturas muito elevadas, sem zonas de sombra, no circuito Motorland, que possui diversas infra-estruturas, como uma pista de terra e outra de karting e o traçado propriamente dito. No ‘paddock’ estavam montadas, entre outras estruturas, a tenda principal, o palco, a área de restauração, um Museu 2CV, tendas dos comerciantes de peças de colecção, exposições especificas de modelos e o espaço de promoção da candidatura portuguesa e demais tendas promocionais dos organizadores de futuros eventos".
"Nascida da conjugação de esforços de seis Clubes 2CV nacionais*, a Associação 2CVPORTUGAL2017 tem, agora, um longo trabalho a realizar, com a escolha do local da realização do evento, sua preparação e divulgação entre as centenas de Clubes 2CV, nacionais e internacionais, e os milhares de amantes do modelo. « Temos pela frente dois anos de preparativos iniciais, para que em 2015, em Torun, na Polónia, no decurso do 21º Encontro Mundial dos Amigos do 2CV, possamos apresentar, já com algum detalhe, o que vai ser o nosso encontro, o 22º, que esperamos seja o melhor de sempre, por forma a escrevermos mais uma página de sucessos na História do Citroën 2CV", concluiu Rogério Soares.
Informações adicionais sobre a Associação 2CVPORTUGAL2017 estão disponíveis na sua página de Facebook, em www.facebook.com/2cvPortugal2017 ou podem ser solicitadas pelo e-mail 2cvPortugal2017@gmail.com.

*  Fundadores (por ordem cronológica de adesão): Club 2CV/Dyane de Portugal; Núcleo 2CV de Lisboa; Bicavalaria do Minho; 2CV Club do Porto; Clube 2CV de Portalegre; Club 2CV de Mangualde

Citroën @ 12-8-2013 11:45:24


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis