Equipas apoiadas pela Goodyear termaram todas no Top10 do Dakar 2022

Equipo Kamaz-master conquista o 1º, 2º, 3º e 4º postos numa edição do Dakar épica

Após duas semanas e cerca de 8000 km de competição nos terrenos mais exigentes, através do deserto da Arábia, o Rally Dakar terminou com mais um pódio completo para a equipa KAMAZ-master.

autonews.pt @ 18-1-2022 12:20:17

A omnipotente equipa KAMAZ-master ocupou as três primeiras posições, com uma intensa batalha entre o cinco vezes vencedor, Eduard Nikolaev, e o atual campeão do Dakar, Dmitry Sotnikov. No final da prova, Dmitry Sotnikov, o seu copiloto Ruslan Akhamadeev e o mecânico Ilgiz Akhmetzianov venceram a corrida pela segunda vez, com Eduard Nikolaev (com Evegenii Iakovlev e Vladimir Rybakov), no camião 505, a apenas 9’ 58”.

Os dois primeiros tripulavam os novos camiões KAMAZ-master K5 435091s, ao passo que os terceiros classificados, a equipa 501, com Shibalov/Nikitin/Tatarinov, e os quartos da geral, Karginov/Mokeev/Malkov, da equipa 509, pilotavam o comprovado modelo KAMAZ-43509. Ambos os modelos de camião estavam equipados com pneus de série da Goodyear, com avançadas tecnologias de carcaça e de pneus, idênticos aos disponíveis para os operadores de frotas de toda a Europa.

O domínio dos camiões equipados com pneus Goodyear foi sublinhado pelo feito de todas as 13 etapas tem sido ganhas por uma tripulação da KAMAZ. Sotinikov alcançou cinco vitórias em etapas e Nikolaev quatro. Andrey Karginov registou três melhores tempos, mas, desafortunadamente, perdeu uma hora com um problema técnico na quarta etapa. A sua recuperação foi favorecida quando um equipo rival se deteve para ajudar, dando mostras do espírito de cooperação que faz do Dakar um evento único no mundo do desporto. A equipa de Karginov recuperou rapidamente, marcando os melhores tempos nas duas etapas seguintes, para iniciar uma inspiradora luta pela vitória.


Outras desempenhos impressionantes foram os da PETRONAS Team De Rooy IVECO e da MAMMOET Rallysport Team De Rooy IVECO.  A equipo verde, liderada por Kasteren, terminou em quinto, e a equipa laranja, comandada por Martin van den Brink, foi sexta, logo atrás dos quatro KAMAZ.  As equipas marcaram regularmente os três melhores tempos nas primeiras etapas. A meio da corrida, atrasaram-se devido a problemas técnicos. O espírito ganhador da lendária equipa neerlandesa, com uma combinação de jovens e experimentados talentos, além da experiência da sua equipa técnica, fez com esta se reerguesse como a Fénix das cinzas nas últimas etapas.

Toda a equipa De Rooy terminou no Top 10. Com a equipa 504, de van Kasteren/Snijders/Rodewald, na quinta posição, o camião 506, de Martin van den Brink/Willemsen/Der Kinderen, no sexto lugar, e o 515, de Versteijnen/Van Dal/Smits, no oitavo posto, a sua performance foi impressionante.


Para completar o Top 10, o piloto Mitchel van den Brink, juntamente com Mouw e Donkelaar, tripularam o que ficou classificado como o mais rápido dos camiões de assistência. "Estamos muito satisfeitos por ver o pódio completo, e 8 posições do Top 10, ocupados por formações equipados com pneus Goodyear, o que é uma demostração dos extraordinários níveis de performance e fiabilidade dos nossos pneus de série. O Goodyear OFFROAD foi concebido para gerar pouco calor a alta velocidade, e é utilizado em operações exigentes, como pedreiras, minas, bosques e aplicações de emergência. O que o torna na escolha perfeita para eventos como o Dakar. A tecnologia de condução em frío da Goodyear, e o inovador desenho da carcaça, também se incorporam nas nossas gamas de produtos para estrada, criando um pneu extremamente resistente ao desgaste e energeticamente eficiente. Estas qualidades são tão essenciais para os nossos clientes quotidianos, como para equipas vencedoras como estas".

O Dakar 2022 contou com um novo percurso para a terceira edição da prova realizada na Arábia Saudita. Mais de 50 equipas lutaram em diferentes categorias de automóveis, motos e veículos de todo-o-terreno.

A categoria de camiões é uma das mais competitivas. As etapas modificadas apresentavam novos desafios, com uma maior percentagem de areia do deserto, combinada com agressivas pistas cobertas de pedras.

autonews.pt @ 18-1-2022 12:20:17

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT