Félix da Costa com bronze no Mundial Resistência classe LMP2

Luta até ao fim para terminar fica em 2º no Bahrain

À partida desta prova de 8 horas, António Félix da Costa sonhava ainda com o título Mundial, no entanto apesar do excelente andamento, o piloto Português, juntamente com Anthony Davidson e Roberto Gonzalez, acabaram por termina na 2ª posição na corrida de hoje, garantindo o 3º lugar no campeonato do mundo de endurance - LMP2.

autonews.pt @ 9-11-2021 12:58:11

Numa prova marcada pela competitividade na luta do top 5, acabou por ser o factor regularidade a ditar o vencedor. Tanto Gonzalez, como Davidson e Félix da Costa estiveram em excelente nível, mas uma penalização de drive through, acabou por impedir que a equipa do carro nº 38 lutasse pela vitória nas 8 horas do Bahrain. Ainda assim coube a Félix da Costa a tarefa de terminar a corrida, garantindo um excelente 2º lugar final e com isso a 3ª posição no Mundial dos LMP2.

Logo na qualificação ficou bem evidente o excelente andamento de António Félix da Costa, que mesmo utilizando apenas um jogo de pneus novos (estratégia de guardar pneus novos para a corrida), garantiu a 3ª melhor marca, o que abria boas perspetivas para a prova de hoje. Com Roberto Gonzalez a ter a tarefa de efetuar o arranque, o Mexicano voltou a dar bem conta do recado, realizando um turno muito sólido e sem erros.


A corrida foi-se desenrolando com o #38 sempre na luta pela vitória, mas uma penalização de drive through fez com que as contas se complicassem. Ainda assim na parte final da corrida, novo grande duelo, desta feito pelo pelo 2º lugar final, com Félix da Costa a levar a melhor já nos minutos finais sobre Tom Blomqvist, numa manobra de grande nível na abordagem à curva 1.

No final AFC mostrava-se "contente e orgulhoso de todo o trabalho da equipa JOTA e dos meus colegas de equipa. Lutámos até à última volta desta corrida e apesar de não termos conseguido o título sinto que saímos com a cabeça levantada. Todos demos o nosso melhor na corrida de hoje, que foi um pouco parecida à semana passada e nos momentos finais sabia que tinha de atacar para chegar ao 2º lugar, correu bem a manobra na curva 1 consegui passar o Tom (Blomqvist). Quero sem dúvida agradecer a confiança da equipa, foi um grande prazer para mim partilhar o carro com dois colegas de equipas que considero amigos e este pódio é dedicado ao Anthony, que realizou hoje a última corrida da carreira dele. Confesso que é um misto de emoções despedir-me de alguém com quem tive tanto prazer em trabalhar, aprendi muito com ele e sempre nos demos muito bem dentro e fora do carro. Quando ao futuro, vamos ver o que me reserva as corridas de endurance em 2022, fomos 2º no campeonato do mundo em 2020, agora 3º em 2021, fica a vontade de voltar para lutar pelo título Mundial em 2022!"

O vencedor da corrida de hoje voltou a ser o Toyota, que sem grande surpresa nem adversários, fez a dobradinha nos hypercars, mas no que interessa às cores lusas, a classe mais competitiva - LMP2, o vencedor das 8 horas do Bahrain foi o carro da equipa WRT, conduzido por Ferdinand Habsburg, Robin Frijns e Charles Milesi, que com esta vitória conquistaram também o título Mundial na categoria LMP2. Na 2ª posição na corrida de hoje terminou o nº 38 da JOTA, com Félix da Costa / Roberto Gonzalez / Anthony Davidson. fechar o pódio ficou o outro carro da JOTA, com Stooffel Vandoorne, Tom Blomqvist e Sean Galael ao volante.

Nas contas do campeonato António Félix da Costa leva a medalha de bronze para Portugal, com a 3ª posição final do mundial de resistência, na classe LMP2.

Classificação do campeonato LMP2:

Habsburg / Frijns / Milesi - 151 pontos

Galael / Blomqvist / Vandoorne - 131 pontos

FÉLIX DA COSTA / Gonzalez / Davidson- 123 pontos

Hansoon - 107 pontos

Brundle / Smiechowski - 84 pontos

Scherer / Albuquerque - 84 pontos

Van der Zande - 69 pontos

Frits Van Eerd - 67 pontos

Van der Garde / Van Uitert - 52 pontos

Garcia / Nato - 50 pontos

autonews.pt @ 9-11-2021 12:58:11


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT