Lisboa Capital europeia do Desporto aposta no Rally de Lisboa

Entrevista a Nuno Delgado

Nuno Delgado, Chefe de Missão de Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021, mostrou-se agradado com a realização do Rally de Lisboa, prova planeada para 26 e 27 de junho, sábado e domingo, num evento que é candidato ao Campeonato Sul de Ralis em 2021 e candidato ao Campeonato de Portugal de Ralis em 2022. 

autonews.pt @ 3-5-2021 19:03:15

O evento está todo programado para a área Metropolitana de Lisboa, numa organização do CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo. Prevê-se que Rally de Lisboa seja disputado na estrada durante dia e meio, sábado e domingo, com 12 classificativas nos concelhos de Lisboa, Mafra, Arruda dos Vinhos e Alenquer, perfazendo mais de 100 km de troços cronometrados num percurso total acima de 350 km.

Lisboa já há muito tempo que não recebe um evento motorizado e agora, como Capital do Desporto teremos o rali de Lisboa. O que é que isto lhe parece?

Antes de mais devo dizer que quando Fernando Medina me lançou o desfaio de liderar o Lisboa Capital Europeia do Desporto a perspetiva foi pensar numa cidade que quer ser capital do desporto sempre. Que quer deixar um legado. O facto de termos, neste ano de 2021, nestas condições bastante adversas, conseguir ter a ousadia de criar esta prova de rali em Lisboa de uma forma que inclusivamente não prejudica a mobilidade urbana da cidade é a grande bandeira da Capital Europeia do Desporto. Estou certo que o Rally de Lisboa 2021 veio para ficar e para deixar marca a nível europeu.

Sei que haverá dificuldade em termos de público, mas é um evento que em termos de futuro terá uma expectativa de uma enorme adesão do público.

Sem dúvida. A nossa estratégia este ano é dar conforto aos nossos parceiros de que Lisboa, mesmo em condições pandémicas, consegue realizar provas seguras e com qualidade, fazendo também uma aposta de que, quando voltarmos ao novo normal, Lisboa seja um palco para receber grandes eventos e obviamente que nós sabemos que o rali é uma modalidade culturalmente fortíssima e que atrai muitos visitantes á cidade de Lisboa, à nossa magnifica capital.


Nos últimos anos Lisboa recebeu o Rali de Portugal, o Rali Dakar. A realização desta prova é dar continuidade a estes grandes projetos.

Sem dúvida, é abrir as portas. Acredito que Portugal é um país que está cada vez mais bem representado relativamente ao desporto motorizado. Temos por exemplo o Félix da Costa, o Miguel Oliveira, grandes referências mundiais. Temos tido a sorte e o engenho de receber a Fórmula 1, Moto GP.

Lisboa quer obviamente estar nessa corrida e penso que a realização deste rali é um ponto de partida muito interessante.

autonews.pt @ 3-5-2021 19:03:15


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT