Extreme E: disputada a 1ª corrida elétrica de Todo-o-Terreno

Condução é assegurada por um piloto feminino e outro masculino

Extreme E, a nova competição de carros elétricos todo-o-terreno, iniciou-se no passado  fim-de-semana com a sua corrida inaugural, o Desert X Prix, nos desertos de Al-'Ula na Arábia Saudita.

autonews.pt @ 7-4-2021 19:02:52

A primeira prova foi vencida pela equipa Roseberg X Racing (pilotos Johan Kristoffersson e Molly Taylor ) numa prova marcada por vários acidentes (sem consequências de maior), muita velocidade e muita poeira.

O Extreme E foi fundado pelo CEO da Fórmula E Alejandro Agag com base na ideia de levar competição “elétrica” a uma variedade de locais remotos e ambientalmente frágeis para aumentar a sensibilização para as alterações climáticas.

Haverá cinco etapas nesta temporada, cada uma delas contra um cenário ambiental diferente - Deserto, Oceano, Ártico, Amazonas e Glaciar. Cada corrida destina-se a realçar os efeitos das alterações climáticas no seu respetivo ambiente e como o transporte elétrico pode reduzir a pegada de carbono da humanidade.

A primeira raça, no deserto, teve um foco óbvio - a desertificação. À medida que as temperaturas globais aumentam devido às alterações climáticas, muitas regiões assistirão a mais seca e desflorestação.

Extreme E é uma "série de especificações", o que significa que todas as equipas competem no mesmo carro, o "Odyssey 21" fornecido pela Spark Racing Technology, a mesma empresa que constrói o chassis da Fórmula E (juntamente com Dallara). A bateria é construída pela Williams Advanced Engineering, que forneceu as baterias para o carro da Fórmula E da Gen 1.

O Odyssey 21 pesa 1.650 kg (3.637 lbs) e emite 400kW (550 cv), permitindo-lhe correr 0-100 km/h (0-62) em 4,5 segundos. Mas este é um todo-o-terreno, não um carro de corrida em pista, e com a sua estrutura de aço reforçado com nióbio, suspensão elevada e pneus enormes, pode conquistar estradas acidentadas e inclinações de até 130% (mais de 52º).

A próxima corrida terá lugar no Lago Rosa no Senegal, nos dias 29 e 30 de Maio.

Classificação Geral após a 1ª corrida

1.     Rosberg X Racing (Johan Kristoffersson / Molly Taylor) 35 pontos

2.     X44 (Sébastien Loeb / Cristina Gutiérrez) 30 pontos

3.     Andretti United (Timmy Hansen / Catie Munnings) 28 pontos

4.     ACCIONA | Sainz XE Team (Carlos Sainz / Laia Sanz) 26 pontos

5.     Hispano Suiza XITE Energy Team (Oliver Bennett / Christine Giampaoli Zonca) 20 pontos

6.     JBXE (Jenson Button / Mikaela Åhlin-Kottulinsky) 17 pontos

7.     ABT Cupra XE (Mattias Ekström / Claudia Hürtgen) 13 pontos

8.     Segi TV Chip Ganassi Racing (Kyle LeDuc / Sara Price) 12 pontos

9.     Veloce Racing (Stéphane Sarrazin / Jamie Chadwick) 8 pontos

autonews.pt @ 7-4-2021 19:02:52

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT