O Cupra Leon Competición, pronto para a sua estreia mundial

Dias 17 a 19 de julho no circuito de Mugello

Depois de ter sido apresentado em fevereiro passado, o CUPRA Leon Competición prepara-se para ir à pista este fim de semana. O novo turismo de corridas da CUPRA vai estrear-se no campeonato mundial de TCR Itália de 2020, que vai arrancar nos próximos dias 17 a 19 de julho no circuito de Mugello.

autonews.pt @ 21-7-2020 09:40:41

As duas primeiras unidades do CUPRA Leon Competición, um veículo baseado no novo CUPRA Leon, abandonaram a CUPRA Racing Factory na semana passada em direção ao país transalpino, onde se vão estrear de mãos dadas com a equipa campeã da competição nacional de turismo, a Scuderia del Girasole by CUPRA Racing, e o bicampeão italiano Salvatore Tavano.

A estreia do CUPRA Leon Competición em estrada foi adiada pelo cancelamento da série TCR em março passado, devido à pandemia do COVID-19. O regresso da competição terá lugar em circunstâncias extraordinárias, uma vez que a primeira corrida do TCR Itália 2020 será realizada à porta fechada para cumprir as medidas de segurança.

Jaime Puig, diretor do CUPRA Racing, sublinha: “Estamos muito felizes por voltar aos circuitos e fazê-lo com a estreia do CUPRA Leon Competición. Temos o modelo mais novo da grelha, e acho que desenvolvemos um automóvel capaz de repetir os triunfos do seu antecessor. Com o regresso da competição, agora é o momento de apoiar todas as nossas equipas de clientes através dos nossos engenheiros.”

CUPRA Leon Competición


Salvatore Tavano e Simone Pellegrinelli, os pilotos da equipa Scuderia del Girasole by CUPRA Racing, vão estar encarregues de estrear o CUPRA Leon Competición na pista. A equipa italiana vai procurar reeditar os títulos de melhores pilotos e melhor equipa das duas últimas temporadas.

O novo turismo de corridas, desenvolvido para competir nas séries de TCR e corridas de resistência em todo o mundo, apresenta um motor turbo de 2.0 litros capaz de produzir 340CV a 6.800 RPM e um binário de 410 Nm. Juntamente com uma caixa de velocidades sequencial de seis velocidades, o novo modelo de corrida da CUPRA acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 260 km/h.

No que diz respeito à geração anterior do CUPRA TCR, o CUPRA Leon Competitión combina a nova carroçaria da marca e uma geometria do chassis desenhada especificamente para o modelo, que reduz o peso, proporciona rigidez e permite uma maior personalização para cada equipa e piloto.

Um modelo inovador

Para uma maior eficiência aerodinâmica, a CUPRA optou pela tecnologia Multi Jet Fusion de impressão 3D da HP para produzir componentes mais leves que melhoram a distribuição de peso, como o módulo de controlo do volante, as entradas de ar e o arrefecimento.

O CUPRA Leon Competición representa perfeitamente o caráter contemporâneo da marca CUPRA e o seu ADN do mundo das corridas. Ainda antes da sua estreia na pista, a CUPRA Leon Competición já estabeleceu novos padrões no mundo do automobilismo, uma vez que no final de 2019 se tornou o primeiro turismo de corridas disponível para pré-reservas através de uma plataforma online. Além disso, o novo modelo fez a sua primeira aparição virtual na série CUPRA Simracing em maio passado com os embaixadores da CUPRA Marc ter Stegen, Mattias Ekstrom e Jordi Gené.

A CUPRA é uma marca que pertence ao Grupo SEAT, caracterizada pelo design contemporâneo e desempenho desportivo dos seus modelos eletrificados. Desde o seu lançamento como marca independente em 2018, as vendas dispararam e a CUPRA encerrou 2019 com um crescimento de 72% em relação ao ano anterior, com quase 25.000 unidades vendidas. Em 2020 chegam ao mercado o CUPRA Leon e o CUPRA Formentor. A CUPRA tem cerca de 250 pontos de venda especializados em todo o mundo.

Coincidindo com o seu segundo aniversário, a CUPRA inaugurou a sua nova sede em Martorell (Barcelona), a Garagem CUPRA, um edifício de 2.400 m2 localizado junto à sede corporativa da SEAT. A CUPRA tem também uma oficina de automóveis de competição, a Fábrica de Corridas da CUPRA, onde desenvolveu o primeiro carro de competição 100% elétrico, o CUPRA e-Racer.

Para além de se tornar o parceiro exclusivo do F.C. Barcelona, a CUPRA formou uma equipa de elite de embaixadores, incluindo o guarda-redes alemão Marc ter Stegen e o piloto sueco Mattias Ekström, entre outros.

autonews.pt @ 21-7-2020 09:40:41


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT