Michelin nas primeiras 24 horas de Le Mans virtuais da história

A competição real estará de volta a 19 e 20 de setembro

A Michelin será patrocinador oficial e fornecedor exclusivo de pneus das primeiras 24 horas de Le Mans virtuais da história do automobilismo, em que pilotos da dimensão de Fernando Alonso, Sébastien Buemi, Max Verstappen ou Rubens Barrichello farão equipa com experientes simracers.

autonews.pt @ 15-6-2020 17:42:00

À medida que as medidas de confinamento impostas pela pandemia da COVID-19 começam a suavizar-se em muitos locais do mundo, os seguidores dos eSports e os fãs do automobilismo poderão disfrutar este fim de semana do regresso da competição ao mais alto nível, graças à primeira edição das 24 Horas de Le Mans Virtuais. Nesta emocionante corrida organizada pela Le Mans Esports Ltd e pelo ACO (Automobile Club de l’Ouest), pilotos e equipas profissionais competirão juntamente com os melhores pilotos virtuais do mundo.

O simulador reproduz o comportamento dos pneus em pista


A Michelin será o fornecedor exclusivo de pneus das 50 equipas inscritas na competição (LMP2 e GTE), e desempenhará um papel ativo na corrida, que se desenrolará fazendo uso da plataforma rFactor 2, com uma tecnologia que permite reproduzir de modo fiel, em formato virtual, o comportamento dos pneus durante a corrida.

A escolha correta e os cuidados com os pneus estarão na mente de pilotos e equipas durante a prova, tal como acontece na realidade. Com efeito, a Michelin trabalhou para considerar diferentes cenários e encontrar a melhor estratégia para cada condição, tendo em conta a hora e as condições climatéricas. Tal como no dia a dia, assim como na competição real, contar com o pneu adequado a cada momento pode fazer a diferença.

“Estamos muito satisfeitos por participar nas 24 Horas de Le Mans Virtuais. É uma excelente iniciativa, que se disputará numa plataforma de qualidade”, sublinha o diretor da Michelin Motorsport, Matthieu Bonardel. A Michelin está a investir no eGaming de forma coerente com a sua visão de fabricante líder, sempre em plataformas que possam refletir as caraterísticas dos seus pneus, tal como sucede na competição real. “A performance e a duração do pneu são fundamentais para estarmos envolvidos nas corridas de resistência, e o simulador rFactor 2 é capaz de replicar ambos os fatores”, acrescenta Matthieu Bonardel. “

“A Michelin ajudará os pilotos na gestão dos pneus durante as 24 Horas de Le Mans virtuais”, explica Pierre Alves, diretor do programa de corridas de resistência da Michelin. “As equipas serão formadas por quatro pilotos, incluindo pilotos profissionais e simracers. Ainda que os primeiros estejam habituados a trabalhar com a Michelin nas suas estratégias de corrida, tal será algo completamente novo para os participantes virtuais. Esta fusão entre as corridas virtuais e reais promete ser muito emocionante!”.



eSports: Uma nova forma de interagir com os adeptos

As 24 Horas de Le Mans Virtuais prometem estabelecer uma ponte entre as corridas de simulador e a realidade, ao ser realizada numa plataforma com a qual um vasto público pode interagir. Por um lado, proporcionará aos pilotos virtuais a oportunidade de trabalharem juntamente com pilotos e equipas profissionais, habituados a enfrentarem-se e às peculiaridades da mítica corrida de resistência.

Por outro, este formato virtual de competição dará a oportunidade aos adeptos mais tradicionais do mundo automóvel de descobrir o eGaming, e de comprovar como aqui se unem dois mundos e duas gerações diferentes.

“Os organizadores das 24 Horas de Le Mans virtuais proporcionaram à Michelin um apelativo suporte para promover a nossa marca, sobretudo entre o público mais jovem”, refere o diretor de marketing da Michelin Motorsport, Olivier Vialle. “A Michelin poderá sensibilizar para diferentes assuntos relacionados com a segurança, a performance e a duração dos pneus, assim como informar sobre o papel fundamental que desempenham num automóvel de estrada”.

Os eSports assumem um papel importante para a Michelin. Em 2019, o Grupo assumiu um acordo de parceria com o Gran Turismo, o bem sucedido videojogo para a Sony PS4.

A contribuição da Michelin para o Gran Turismo Sport e outros softwares de simulação e plataformas de eGaming tem por base o seu vasto conhecimento da ciência do pneu e dos materiais, assim como o seu domínio da tecnologia dos simuladores e dos seus pneus virtuais. Graças a esta experiência, a Michelin pode ajudar os programadores informáticos a reproduzir as caraterísticas dos pneus reais em formato digital.

O conjunto de pilotos que participará nas 24 Horas de Le Mans virtuais poderia disputar qualquer campeonato de topo do mundo. Juntamente com alguns experientes simracers, participarão na corrida pilotos (e ex-pilotos) de Fórmula 1, como Fernando Alonso (atualmente em LMP2), Charles Leclerc, Antonio Giovinazzi, Pierre Gasly, Lando Norris, Max Verstappen, Jenson Button, Rubens Barrichello ou Jean-Éric Vergne, entre outros. Também fazendo parte da lista de inscritos nomes como os dos campeões das 24 Horas de Le Mans, Sébastien Buemi e Brendon Hartley; ou dos vencedores das 500 Milhas de Indianápolis, casos de Juan Pablo Montoya, Tony Kanaan e Simon Pagenaud.

Às 15h00 de domingo, 13 de junho de 2020, arrancarão as primeiras 24 Horas de Le Mans virtuais da história do automobilismo. A Michelin, que alcançou a sua primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1923, subiu ao lugar mais alto do pódio da classificação geral nas últimas 22 edições da prova.

Para ver ação real no Circuito de La Sarthe haverá que esperar pelos dias 19 e 20 de setembro, data para que ficou agendada a competição real.

Até lá, os adeptos do automobilismo poderão disfrutar da competição virtual, e acompanhar a corrida em direto em LiveStreaming e nas redes sociais da Michelin.

autonews.pt @ 15-6-2020 17:42:00

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT