Fórmula E Félix da Costa abandona em Santiago

Mas “continua na luta do campeonato”

Não foi um dia fácil para António Félix da Costa, ontem em Santiago do Chile, na 3ª etapa da FIA Formula E, que teve lugar nas ruas de Santiago. O piloto Português abandonou depois de um toque de Andre Lotterer, quando recuperava posições na corrida, fruto de uma sessão de qualificação azarada. 

autonews.pt @ 28-1-2019 12:51:55

Ainda assim AFC não perdeu grande margem pontual para o líder do campeonato e mantem-se em boa posição na classificação geral, com 28 pontos e na terceira posição.

O dia começou complicado para Félix da Costa mas também para os seus rivais diretos, visto que os cinco primeiros classificados do campeonato tomaram parte do grupo 1 da qualificação, numa sessão em que a pista se apresentava muito suja e consequentemente lenta.

Desta forma todos estes pilotos, em teoria os candidatos a lutar pela pole position, ficaram muito para trás na grelha de partida, com AFC a ser apenas o 17º mais rápido.

Ainda assim o piloto da BMW não baixou os braços e entrou forte na corrida, recuperando de imediato alguns lugares, mas quando se encontrava atrás de Jean Eric Vergne, um toque de Andre Lotterer na traseira do seu carro obrigou o piloto luso a vir às boxes, regressando à pista quase com uma volta de atraso face ao líder.

António ainda esperou que pudesse entrar em pista algum safety car, obtendo na altura a volta mais rápida da corrida, mas viria a abandonar mais tarde por decisão tomada em conjunto.


No final o piloto português de 27 anos referia que "não foi um dia fácil. Esta regra da qualificação está a revelar-se demasiado penalizadora e injusta e hoje arruinou por completo a corrida dos cinco pilotos que formaram parte do grupo 1. Na corrida senti-me bem nas voltas iniciais e estava a recuperar posições, passei o Paffett e o Lotterer, mas depois o toque que ele me deu cabo totalmente da minha corrida. Resta-nos enquanto equipa manter a mesma forma concentrada de trabalhar, com os olhos postos na corrida do México, pois sabemos que temos as armas para lutar. Não quero também deixar de agradecer uma vez mais ao público, pois em três corridas fui sempre um dos mais votados no fanboost, isso deixa-me feliz e orgulhoso pelo apoio dos Portugueses."

O vencedor em Santiago do Chile foi o Britânico Sam Bird (Envision Virgin Racing), seguido de Pascal Wehrlein (Mahindra), com Daniel ABt (Audi) a fechar o pódio.

Apesar do abandono António Félix da Costa mantem-se nos lugares cimeiros do campeonato da Formula E, que é liderado por Jerome D´Ambrosio com 44 pontos, seguido de Sam Bird com 43 e Félix da Costa com 28.

A próxima prova da Fórmula E tem lugar dia 16 de Fevereiro, no México.

autonews.pt @ 28-1-2019 12:51:55