Ford Pro mostra soluções digitais de aceleração da produtividade

No IAA Transportation Show 2022

A Ford Pro apresenta, hoje, no IAA Transportation 2022, aos clientes empresariais europeus, as suas mais recentes soluções para maximizar o tempo de atividade, serviço e produtividade.

autonews.pt @ 20-9-2022 17:36:09

Apresentadas no stand da companhia no evento em Hanover, Alemanha, as soluções Ford Pro compreendem uma plataforma única que integra veículos com software, carregamento e serviços conectados, permitindo aos clientes comerciais reduzir custos e otimizar a eficiência à medida que fazem a transição para os veículos elétricos.

A gama de modelos elétricos Ford Pro no certame é liderada pela novíssima E-Transit Custom, modelo que faz a sua estreia mundial em Hanover. A Ford Pro também está a revelar mais detalhes sobre a próxima geração da gama Transit Custom – incluindo os híbridos plug-in (PHEV) e as versões diesel EcoBlue, antes da chegada ao mercado das primeiras unidades, em meados de 2023.

Outras iniciativas da marca líder do mercado europeu de veículos comerciais 2 para aumentar a produtividade incluem o novo e avançado sistema de integração Ford Pro Upfit, concebido para permitir melhores e mais eficientes primeiras conversões digitais, além de uma oferta melhorada do Mobile Service em mercados chave, como a Alemanha.

A Ford Pro também reafirma a liderança no segmento europeu das pick-up, com o modelo desportivo Ranger Raptor 3 e o topo de gama Ranger Wildtrak 4, ambos em exibição no espaço da marca no IAA.

A novíssima versão do furgão mais vendido na Europa

A gama de Ford Pro Veículos exposta em Hanover está encabeçada pela E-Transit Custom. Apresentando uma bateria com tecnologia de próxima geração, que permite uma autonomia de 380 km e capacidade de carregamento rápido de 125 kW 5, o modelo oferece um desempenho altamente competitivo para um alargado leque de necessidades dos clientes.

Como parte da gama Transit Custom mais abrangente de sempre, os clientes podem optar pela totalmente nova versão híbrida Plug In para utilizações onde é necessária adicional flexibilidade; capacidade para utilização puramente elétrica para utilização nos centros das cidades, bem como uma mecânica de combustão interna para auxiliar nas viagens em autoestrada.

O novo grupo propulsor é semelhante ao utilizado no Ford Kuga Plug-In Hybrid 6 – o PHEV mais vendido na Europa em 2021 – combinando um motor a gasolina com 2.5 litros e ciclo Atkinson com uma bateria de 11,8 kWh (utilizável) para proporcionar uma autonomia de condução puramente elétrica até 53 km (EAER) 1 e 2,3 kW de potência para utilizar com ferramentas em locais de trabalho através do sistema “ProPower Onboard”.

Os clientes podem encomendar a Transit Custom com a mais recente geração dos motores diesel Ford EcoBlue com110 cv, 136 cv, 150 cv e 170 cv. A caixa manual de seis velocidades está disponível com opção de diferencial autoblocante mecânico para maior tração. Adicionalmente, é introduzida uma caixa automática de oito velocidades que oferece uma capacidade máxima de reboque de 2.500 kgs, disponível em combinação com um novo sistema de tração integral proposto pela primeira vez na Transit Custom.

A nova Transit Custom foi concebida para proporcionar um desempenho e capacidade de carga excecionais, e tal como a e-Transit Custom 100% elétrica, apresenta uma vasta gama de novas experiências para o cliente no sentido de aumentar a produtividade, tais como a opção Mobile Office com um inovador sistema basculante do volante.

As principais características e derivativos incluem:

• Arquitetura do veículo totalmente nova com altura inferior do piso de carga, altura total inferior a 2 metros e suspensão traseira independente

• Quatro variantes de tamanho – comprimentos L1 e L2 e alturas de tejadilho H1 e H2

• Furgão, cabina dupla, kombi e anteparas em forma de L

• Modem 5G e ecrã tátil SYNC4 de 13 polegadas

• Gama com versões Base, Trend, Limited, Active, Trail e Sport

As versões kombi são propostas, pela primeira vez, nas variantes Limited e Trail, apresentando um refinamento significativamente melhorado e conforto para os passageiros.

Todos os modelos da próxima geração da Transit Custom estão totalmente integrados na plataforma de software e serviços conectados da Ford Pro, incluindo soluções de carregamentos ponta a ponta, ferramentas de gestão da Ford Pro Telematics 9, a aplicação FordPass Pro 10 e o sistema de conectividade FORDLiive.

A novíssima Transit Custom será construída pela Ford Otosan numa nova fábrica de última geração na Turquia. As entregas aos clientes da Transit Custom com motorizações EcoBlue deverão começar em meados de 2023, com variantes adicionais disponíveis a partir do final do ano.


Sistema de Integração Ford Pro Upfit simplifica as conversões digitais

Metade de todas as Transit vendidas na Europa apresentam algum tipo de conversão e muitas destas modificações requerem integração com o sistema elétrico do veículo - incluindo a adição de controlos e ecrãs - o que pode ser desafiante e demorado para quem faz as conversões.

Para racionalizar este processo, a Ford Pro desenvolveu um sistema de integração Upfit, uma solução digital pioneira no mercado, que é introduzida na Europa na novíssima Transit Custom. O novo sistema apresenta um módulo de interface que permite uma ligação sem falhas ao sistema elétrico do veículo, também permitindo que as conversões sejam controladas através do ecrã táctil SYNC 4 de 13 polegadas, em vez de aparafusar o comutador. Isto permite que as conversões sejam feitas de forma mais rápida e eficiente, bem como, potencialmente, melhorar a fiabilidade e segurança, uma vez que os conversores não terão de modificar a cabina ou emendar a cablagem de fábrica para acomodar os controlos.

Os clientes podem definir uma lógica para o funcionamento das conversões, tal como impedir que uma rampa de cadeira de rodas seja baixada, a menos que o veículo esteja parado ou na posição “P” com o travão de mão acionado. Para além de mostrar o desempenho da conversão no ecrã SYNC, os upfits digitais poderão, também, ligar-se a pacotes de Ford Pro Software para monitorização remota de gestores de frotas - por exemplo, para acompanhar a temperatura em veículos refrigerados que transportem produtos farmacêuticos ou alimentos e bebidas onde uma cadeia de frio ininterrupta é essencial.

Para ajuda adicional para otimizar as suas conversões digitais, empresas e conversores podem obter mais apoio técnico dos especialistas da equipa de Soluções Digitais dentro da Ford Pro Veiculos Especiais.

Sistema Ford Pro Serviço Móvel (Mobile Service) melhora funcionamento

A Ford Pro também anunciou, hoje, a expansão da oferta de Serviço Móvel (Mobile Services) em mercados-chave, incluindo a Alemanha. Utilizando carrinhas especialmente convertidas para levar aos clientes capacidade de mobilidade para clientes de armazéns, o Serviço Móvel já está a cuidar de 70% do trabalho de manutenção programado de uma grande frota do Reino Unido - que se espera que aumente para 90% para a E-Transit totalmente elétrica e para a E- Transit Custom - para poupar às empresas o custo e o tempo de paragem da visita à oficina.

O Serviço Móvel é apenas uma das soluções fornecidas pelo ecossistema Ford Pro para ajudar as empresas a acelerar a produtividade e a otimizar o custo da propriedade de veículos comerciais. O sistema FORDLiive da Ford Pro ajuda os clientes a operar as suas frotas com maior eficiência, aproveitando a conectividade oferecida pelo modem FordPass Connect através do pacote de Ford Pro Software.

As projeções mostram que o FORDLiive pode reduzir o tempo de inatividade até 60 por cento. O sistema já permitiu cerca de 145.000 dias de disponibilidade adicional de veículos este ano, no valor de cerca de 73 milhões de euros para os clientes.

autonews.pt @ 20-9-2022 17:36:09

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia