96 Módulos de células MEB reutilizados na Volkswagen Sachsen

Combina parque de carregamento rápido com power bank de elevada capacidade

Foi na fábrica de automóveis de Zwickau que a Volkswagen adjudicou o primeiro parque de carregamento rápido na Saxónia, infraestrutura que é abastecida com uma grande quantidade de energia proveniente de um PSC - Power Storage Container. 

autonews.pt @ 8-8-2022 10:54:00

O PSC é um tipo de unidade de armazenamento de energia elétrica e consiste em 96 módulos de células com uma capacidade líquida de 570 kWh. A vantagem é que estas infraestruturas de carregamento rápido podem ser construídas praticamente em qualquer lugar, mesmo em locais com uma ligação à rede de baixa capacidade. As áreas residenciais são um bom exemplo de onde esta solução poderia ser utilizada.

Além disso, esta solução é sustentável: todos os módulos de células do PSC foram anteriormente instalados como baterias em modelos de pré-produção do ID.3 e ID.4 e têm agora um segundo propósito. Com este projeto-piloto, a Volkswagen Sachsen destaca os seus conhecimentos tecnológicos, que vão além do fabrico dos seus seis modelos totalmente elétricos. Duas outras empresas centrais alemãs - AW Automotive e Automotive Research - estiveram envolvidas na realização do projeto.

Como uma grande unidade de armazenamento de baterias, o PSC oferece uma alternativa rentável a um posto de transformação. Permite o fornecimento de grandes quantidades de energia num curto espaço de tempo sem sobrecarregar a rede elétrica.

Outra vantagem é que o armazenamento temporário de energia permite evitar custos básicos elevados que de outra forma seriam cobrados durante os momentos de standby, mesmo quando nenhum veículo está a carregar.


O power bank automóvel poderia assim permitir a futura construção de infraestruturas de carregamento de elevada potência, onde anteriormente só era possível o carregamento AC a uma potência máxima de 11 kW, por exemplo, em zonas residenciais.

Para parques de carregamento rápido com carregadores de alta potência (HPC), os postos de transformação são normalmente instalados com uma ligação a uma potente rede de média tensão que funciona 24 horas por dia e requer um investimento inicial significativo. Isto é acompanhado por um tempo médio de carregamento de apenas algumas horas por dia.

O parque de carregamento localizado junto do portão oeste da fábrica de Zwickau é composto por quatro estações de carregamento, cada uma com uma potência de 150 kW, que também podem ser divididas em duas saídas de 75 kW. Isto significa que até oito veículos podem ser carregados ao mesmo tempo.

A eletricidade provém da instalação fotovoltaica adjacente, entre outras fontes. Como a Volkswagen Sachsen compra "eletricidade verde" desde 2017, todos os veículos são, portanto, carregados com 100% de energia renovável. Três parques de carregamento rápido estarão a funcionar nas instalações da fábrica até ao final do ano.

autonews.pt @ 8-8-2022 10:54:00


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia