MINI Cooper SE torna a condução divertida para as pessoas com deficiência

Eléctrico, sustentável, sem limites

A mobilidade sem limites significa liberdade. Equipado com ajudas à condução e ao funcionamento, o MINI Cooper SE totalmente eléctrico permite que as pessoas com deficiência desfrutem pela primeira vez de uma condução sem emissões no segmento dos automóveis pequenos.

autonews.pt @ 26-7-2022 15:10:45

A condução oferece autonomia, pelo que é uma forma de liberdade. O MINI Cooper SE totalmente eléctrico (consumo energético combinado: 17,6 - 15,2 kWh/100 km de acordo com o WLTP; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) apresenta ajudas à condução e ao funcionamento que tornam a condução com emissões zero no segmento de automóveis pequenos disponíveis pela primeira vez para pessoas com deficiência.

A instrutora de experiência de condução Tina Schmidt-Kiendl, ela própria utilizadora de cadeira de rodas, foi capaz de dar um contributo particularmente valioso quando se tratou de equipar o MINI Cooper SE com ajudas de funcionamento. Nesta base, o veículo foi equipado com um anel de acelerador no volante e um manípulo do travão de mão junto ao volante, e estes foram depois postos à prova na prática. "O desenho do MINI Cooper SE é muito acessível tal como está. Com a dupla recuperação, tem o controlo total da aceleração e travagem instantâneas", disse Tina Schmidt-Kiendl após o seu test drive.

No entanto, quando foram juntos a Munique para um ensaio, Tina Schmidt-Kiendl e Stefanie Wurst notaram que a cidade ainda tinha algum trabalho a fazer em termos de planeamento urbano: os pontos de carga são frequentemente instalados no pavimento e são de difícil acesso para as pessoas em cadeiras de rodas por causa do lancil, ou porque o visor e a tomada de carga são demasiado altos. Outras cidades europeias adotaram uma abordagem mais pioneira com o seu enfoque na electro-mobilidade: aqui, os pontos de carregamento eletrónicos têm de ser acessíveis a todos, pelo que são instalados sem barreiras ao nível do solo, diretamente na marcação dos lugares de estacionamento. "Se queremos que a sociedade seja realmente inclusiva, temos de nos ouvir uns aos outros. Temos de considerar as necessidades de todos - especialmente quando se trata de inovações técnicas", diz Stefanie Wurst.

Com as suas características tradicionais de design e tecnologia de condução orientada para o futuro, o MINI Cooper SE combina o estilo autêntico da marca britânica tradicional com a diversão de condução sem emissões - seja num ambiente urbano ou em excursões fora dos limites da cidade. As pessoas com deficiência podem selecionar soluções personalizadas para opções de conversão individuais para o seu veículo MINI, tendo vários auxiliares de condução e de funcionamento instalados, permitindo-lhes desfrutar plenamente de uma mobilidade pessoal sem complicações.


No MINI Cooper SE, por exemplo, isto pode envolver a instalação de um anel do acelerador e do sistema de anéis do acelerador, bem como o controlo manual do travão e uma cobertura removível do pedal. O anel do acelerador fechado para veículos acionados eletricamente é instalado dentro do círculo do volante, permitindo uma conveniente operação manual da função de acelerador por meio de pressão manual. A forma deste acessório facilita uma operação segura, garantindo o máximo controlo do veículo - com ambas as mãos sempre sobre o volante. No MINI, o anel do acelerador pode ser descativado por meio de um interruptor. E como é operado sem fios, pode ser removido se necessário.

A regulação da "característica de aceleração reduzida" torna muito mais fácil estacionar e afastar-se suavemente quando em trânsito congestionado. Ao travar, só é necessário um esforço mínimo para reduzir a velocidade com a prática alavanca de travagem.

Quando montada no lado direito abaixo do volante, a alavanca do travão é facilmente acessível a todo o momento e corre para o travão sem que qualquer conjunto de barras se interponha no caminho do painel de bordo do veículo. Uma cobertura do pedal do acelerador original e dos pedais de travão protege o condutor de operações acidentais, aumentando assim a segurança. A tampa pode ser facilmente removida em qualquer altura para uma utilização versátil do MINI Cooper SE.

As suas características modernas nas áreas de assistência ao condutor, infoentretenimento e conectividade significam que o MINI Cooper SE continua a oferecer uma usabilidade conveniente. Com o seu moderno visor gráfico num ecrã táctil de 8,8 polegadas, a última geração do sistema operativo MINI é otimizado para um controlo rápido e intuitivo das funções do veículo, programa áudio, comunicação, navegação e aplicações.

A fim de assegurar um manuseamento confiante, seguro e desportivo do veículo convertido, os condutores do MINI podem também fazer um curso de formação especial em segurança de condução no centro de experiência de condução da BMW e MINI em Maisach, nos arredores de Munique. Isto permite-lhes praticar a travagem e evitar manobras em várias superfícies de estrada, bem como mudanças de faixa com e sem desaceleração. Para além da máxima segurança e confiança ao volante, os participantes podem também fazer exercícios de condução altamente dinâmicos de modo a obterem ainda mais prazer ao fazerem curvas em estilo desportivo. Desta forma, o MINI permite uma mobilidade segura e individual sem restrições e um prazer de condução sustentável e puramente eléctrico para todos.

autonews.pt @ 26-7-2022 15:10:45

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia