Jeep® assume-se 100% eletrificada em Portugal

Novas versões híbridas do Renegade e Compass

A marca Jeep® evolui no sentido de passar a oferecer, até ao final deste ano, um portfólio de SUV totalmente eletrificado em Portugal com o lançamento das novas versões híbridas do Jeep Compass e Renegade. A introdução destas novas versões híbridas irá oferecer aos clientes um novo ponto de entrada na gama eletrificada da Jeep, quando chegarem ao mercado, em março próximo. Estes novos modelos juntam-se às bem-sucedidas versões de 4xe híbridas plug-in, que atualmente representam mais de 25% das vendas totais da marca na Europa. Em mercados como a França, os modelos Jeep 4xe alcançaram mais de 50% das vendas totais, enquanto em Itália, o maior mercado da marca Jeep na Europa, a Jeep foi a marca líder no mercado LEV, incluindo Veículos Elétricos a Bateria e Híbridos Plug-in.

autonews.pt @ 20-1-2022 16:48:11

Nova opção híbrida elétrica

Os novos modelos estreiam um avançado sistema híbrido composto por um novo motor turbo a gasolina de 4 cilindros e 1,5 litros, da família Global Small Engine, com uma potência de 130 cv e 240 Nm de binário máximo, associado a uma nova transmissão automática de 7 velocidades 7HDT300 com dupla embraiagem.

O sistema de propulsão integra um motor elétrico incorporado de 48 volts e 15 kW (20 cv) que fornece 55 Nm de binário - equivalente a 135 Nm ao nível da engrenagem da caixa de velocidades - podendo impulsionar as rodas mesmo quando o motor de combustão interna se encontrar desligado. As novas versões permitem uma redução máxima de consumos de 15%, bem como emissões de CO2 mais baixas do que as dos anteriores modelos a gasolina.

Cortesia da nova tecnologia híbrida, os modelos Jeep Renegade e Compass e-Hybrid apresentam-se como uma nova alternativa no segmento de tração às duas rodas. Os clientes podem manter inalterados os seus hábitos de condução e desfrutar de uma autêntica experiência de condução híbrida, com propulsão totalmente elétrica disponível no arranque, quando se deslocam a baixas velocidades, em velocidades de cruzeiro e em manobras de estacionamento.

Desenhado para uma performance híbrida

O novo motor sobrealimentado de 4 cilindros foi concebido para ser o melhor para uma utilização híbrida, para otimizar a termodinâmica e, portanto, para economizar no consumo de combustível.

Opera segundo o ciclo Miller, melhorando a eficiência térmica e oferecendo uma elevada relação de compressão (12.5:1), uma nova cabeça de cilindros com câmara de combustão compacta, temporização variável de válvulas de dupla fase e condutas de admissão especiais de ‘elevada turbulência’. Também novo é o sistema de injeção direta de alta pressão, funcionando até 350 bar. Este motor a gasolina oferece uma potência de 130 cv, enquanto o binário máximo atinge os 240 Nm. Um motor de arranque/gerador acionado por correia encontra-se também acoplado ao motor a gasolina, para garantir transições rápidas e silenciosas nos arranques.

O sistema de travagem dos novos Renegade e Compass e-Hybrid inclui o Sistema de Travagem Inteligente, que conta com uma funcionalidade de ‘carga automática’, recorrendo a uma travagem regenerativa mista para maximizar a recuperação da energia cinética e melhorar a eficiência.


Uma evolução da experiência de condução

Cortesia do novo sistema de propulsão, os modelos híbridos geram uma experiência de condução versátil e relaxante, integrando várias funcionalidades que permitem ao veículo circular em modo elétrico (‘Funcionalidades EV’). Nelas incluem-se:

Silent Start: inicia o veículo sem necessidade de ligar o motor a gasolina, utilizando um modo de condução ‘EV’ puramente elétrico e silencioso;

Energy Recovery: recupera energia que, de outro modo, seria desperdiçada quando o veículo desacelera (e-Coasting) e durante a travagem (Travagem Regenerativa);

Boost & Load Point Shift: o ‘e-Boosting’ permite um aumento do binário nas rodas graças ao motor elétrico que apoia o motor a gasolina; além disso, aproveitando o binário (propulsão ou travagem) entregue pelo motor elétrico, é possível otimizar o ponto de funcionamento do motor a gasolina;

Electric Drive: o veículo pode circular em silêncio e com zero emissões usando apenas o motor elétrico, enquanto o motor a gasolina é desligado.

Os novos Jeep Renegade e Compass e-Hybrid podem operar em vários cenários de condução utilizando apenas o motor elétrico (e com o motor a gasolina desligado). Isto é possível graças a uma variedade de modos de operação elétricos conhecidos como ‘Capacidades EV’, que incluem:

e-Launch: inicia o veículo usando apenas o motor elétrico, ao ligar ou reiniciar nos semáforos;

e-Creeping: o motor elétrico gere um arranque semelhante ao que é visto em veículos automáticos, a uma velocidade que pode variar de 0 km/h até ao equivalente ao motor a gasolina em marcha com a primeira engrenada, ou em marcha atrás (por exemplo, em manobras);

e-Queueing: o veículo pode evoluir em situações de engarrafamento, seguindo um padrão de ‘stop & go’ em modo totalmente elétrico

e-Parking: simplifica as manobras de estacionamento, que podem ser realizadas apenas com propulsão elétrica, para garantir uma experiência prática e tranquila.

As capacidades EV estão disponíveis dependendo do estado de carga da bateria e da potência requerida.

Edição especial de lançamento “Upland”

A edição especial “Upland“ foi criada para destacar a atenção da marca Jeep para com o ambiente e o seu compromisso em termos de sustentabilidade. Com detalhes estéticos únicos e integrando materiais sustentáveis e pinturas e acabamentos ecológicos, esta nova proposta em edição especial também ficará disponível nos modelos Renegade e Compass 4xe Plug-in Hybrid.

O novo "Upland" é imediatamente reconhecível pela sua nova e exclusiva cor exterior "Matter Azur", associado a um tejadilho preto de dois tons (com um novo design, mais visível e extenso específico do modelo Renegade), bem como jantes de liga leve ‘gloss back’ de 17" (no Renegade) e de 18" (no Compass), para um visual ainda mais distinto. Completando o estilo único do exterior estão os novos acabamentos em bronze MetaKrome nos rebordos da grelha dianteira e na soleira traseira, bem como um autocolante dedicado na capota.

No interior, as versões "Upland" integram um uso extensivo de materiais reciclados, que caracterizam o forro do tejadilho, os tapetes com um novo design específico e os exclusivos bancos SEAQUAL® concebidos com plásticos reciclados recolhidos dos oceanos, com costuras de contraste distintas e desportivas, logótipo “Jeep” nos encostos dianteiros e uma inserção em vinil orgânico na sua secção superior.

O efeito é contemporâneo e distinto, cortesia da tecelagem entrelaçada com o motivo clássico ‘chevron’ sobre uma base preta. Os plásticos recolhidos do Mediterrâneo com a ajuda dos pescadores são transformados pela SEAQUAL® numa fibra de poliéster que pode ser usada como um tecido genuíno. Na fase de tecelagem, o fio SEAQUAL® é misturado com outras fibras ecológicas, todas elas naturais, recicladas ou recuperadas.

No modelo Renegade, alguns dos painéis e componentes de plástico preto utilizados no interior são também derivados de materiais reciclados, especificamente plásticos usados anteriormente em faróis de veículos. O habitáculo também apresenta acabamentos pintados em bronze MetaKrome em vários moldes. No modelo Compass, tanto os painéis das portas como o tablier são revestidos no mesmo material derivado de plástico reciclado, enquanto o acabamento bronze MetaKrome, feito com tintas ecológicas, realça todo o perfil do tablier.


Funcionalidades de conectividade e segurança de última geração

A tecnologia integrada nos modelos Renegade e Compass oferece vários modos de funcionamento, para proporcionar aos condutores uma completa experiência de condução híbrida. O sistema híbrido também pode ser gerido a partir das Hybrid Pages, permitindo ao condutor monitorizar a distribuição entre propulsão térmica e elétrica, bem como o histórico de condução a gasolina ou em modo elétrico. As adaptações feitas ao painel de instrumentos permitem aos condutores monitorizar todos os parâmetros do sistema híbrido e garantir um controlo total sobre a experiência de condução.

O sistema inclui ecrãs táteis de dimensão máxima de 8.4” e 10.1” (apenas para o Compass) do sistema Uconnect NAV, bem como uma abrangente conectividade, a bordo e remota, com a integração dos aplicativos para smartphones Apple CarPlay e Android Auto.

Os novos modelos híbridos Renegade e Compass virão equipados com serviços conectados, como o pré-instalado Uconnect™ Box, que fornece acesso à plataforma Uconnect™ Services e a uma série de funcionalidades que podem ser acedidas através de vários pontos de contacto tais como a aplicação móvel My Uconnect, um smartwatch, o portal dedicado, os botões junto das luzes do tejadilho do veículo e através dos assistentes de voz (Amazon Alexa e Google Assistant).

Através da app "My Uconnect", os clientes podem aceder a uma série de serviços conectados para uma gestão rápida e fácil do estado e manutenção do veículo, para controlo remoto da localização, para trancar e destrancar as portas, para ligar as luzes, para receber apoio, se necessário, e muito mais.

O pacote Uconnect™ Services inclui:

My Assistant: para pedido de assistência geolocalizada em caso de emergência ou se necessário;

My Remote: permite aos clientes controlar remotamente os seus veículos, onde quer que estejam e em qualquer altura;

My Car: para monitorizar e cuidar do estado e saúde do veículo;

My Navigation: permite aos proprietários enviar o seu destino para o sistema de navegação do veículo, diretamente a partir da aplicação móvel My Connect, receber atualizações em tempo real sobre tráfego, meteorologia e câmaras de velocidade, conhecer os pontos de interesse e atualizar os mapas ‘over-the-air’ (apenas no Compass);

My Wi-Fi (opcional): garante um ‘hotspot’ integrado na viatura que permite ligar, em simultâneo, até um máximo de oito dispositivos eletrónicos e ativa o “Alexa Voice Service” (apenas no Compass);

Serviço My Alert (opcional): os clientes recebem alertas, apoio e assistência imediata na eventualidade de um roubo.

Além disso, assim que adquirirem um veículo Jeep, os clientes podem criar imediatamente uma conta, descarregando a aplicação móvel "My Uconnect" e descobrir muitas vantagens tecnológicas e conectadas, mesmo antes do seu novo veículo lhes ser entregue.

Em termos de segurança, o avançado equipamento de série inclui: Reconhecimento de Sinais de Trânsito, que lê e interpreta a sinalização rodoviária; Assistência Inteligente à Velocidade, que mantém automaticamente o veículo dentro dos limites de velocidade anunciados; Alerta de Condutor Sonolento, que alerta os condutores quando a sua atenção vacila ou se se desconcentrarem por um momento; e Travagem Automática de Emergência com Reconhecimento de Peões e Ciclistas (apenas no Compass), reduzindo a velocidade do veículo até a uma paragem completa, para evitar (ou mitigar) acidentes que possam ocorrer. Em complemento e para o Jeep Compass, está também disponível um novo sistema de Assistência Rodoviária. Disponibilizado pela primeira vez num modelo Jeep vendido na Europa, este sistema de assistência ao condutor permite condução autónoma de nível 2 (L2), resultando de uma combinação do Cruise Control Adaptativo com o sistema de Centragem na Faixa de Rodagem para ajustar automaticamente a velocidade e a trajetória em condução em autoestradas.

Uma gama completa

A nova gama híbrida é composta por quatro níveis de equipamento – Longitude, Night Eagle, Limited e S, para além da edição especial de lançamento.

Todos estão equipados com tração dianteira, uma nova transmissão automática de 7 velocidades com dupla embraiagem e uma tecnologia híbrida com um motor a gasolina turbo de 1,5 litros, com 130 cv e 240 Nm de binário máximo.

Uma ampla gama de opções de personalização está disponível, com a opção do tejadilho preto contrastante e incluindo um máximo de oito cores de carroçaria diferentes para o Renegade e sete para o Compass, incluindo a nova cor Matter Azur, específica para a versão "Upland". Está também disponível uma ampla gama de jantes em liga leve com designs específicos para os modelos Renegade e Compass.

autonews.pt @ 20-1-2022 16:48:11

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia