Consórcio entre Honda e V2X Suisse na tecnologia de carregamento de veículos

Participação no consórcio com 50 veículos elétricos e unidades Honda Power Manager

Como parte do próximo passo no negócio de gestão de energia, a Honda está a associar-se ao consórcio V2X Suisse para demonstrar o papel vital dos veículos elétricos (VE) e da tecnologia de carregamento bidireccional no futuro da gestão de energia (V2G).

autonews.pt @ 20-1-2022 16:21:42

A Honda fornecerá 50 veículos Honda e elétricos ao operador suíço de partilha de automóveis, Mobility. As unidades Honda e serão utilizadas como parte de uma frota de veículos partilhados num ensaio pioneiro que utiliza a função de carregamento bidireccional da Honda e para alimentar a rede com energia quando os veículos não estão a ser utilizados para partilha.

Para permitir o carregamento bidireccional, a Honda está também a fornecer 35 unidades Honda Power Manager. Estas fornecerão capacidade de recuperação de energia veículo a rede (V2G) para Mobilidade, em vários locais urbanos e suburbanos em toda a Suíça.

O ensaio V2X Suisse inclui a primeira instalação em massa do mundo da configuração COMBO-CCS (Combined Charging System) com funcionalidade bidireccional: atualmente Honda e é o único veículo elétrico no mercado europeu a permitir tanto a carga como a descarga, como padrão, para o sistema de carga europeu CCS, tornando o Honda e o veículo perfeito para se juntar à frota.

Honda Power Manager é um sistema bidireccional que liga os EV a uma rede elétrica, permitindo a recolha e distribuição de eletricidade entre os dois. Isto permite o equilíbrio inteligente da oferta e procura de energia, incluindo uma melhor utilização de fontes renováveis e apoia a estabilização da rede.

Neste projeto, um total de 50 unidades Honda e será atribuído a 40 estações em toda a Suíça. Uma única Honda e pode alimentar até 20 kilowatts de energia de volta à rede quando ligada a uma estação de carregamento bidireccional. Isto não só regula a energia para estabilizar a rede durante períodos de grande procura e minimizar estrangulamentos na distribuição de energia, mas também reduz a necessidade de expansões dispendiosas da rede à medida que aumenta a procura de carregamento EV.

Utilizando uma plataforma TI nuvem a nuvem desenvolvida por um membro do consórcio sun2wheel, as unidades Honda Power Manager podem gerir a energia disponível para cada VE em ciclos de 15 minutos para avaliar e regular o fluxo de eletricidade.

O esquema permitirá à Honda verificar a relação entre a frequência de utilização do veículo e o funcionamento do V2G, o tempo e a frequência reais de funcionamento do V2G, e como isto tem impacto na conveniência do cliente.

A Honda pretende criar uma sociedade sustentável com impacto ambiental zero, ligando produtos de mobilidade eletrificada e serviços energéticos, contribuindo ao mesmo tempo para a "liberdade de mobilidade" e "expandindo a utilização de energias renováveis". Não apenas o automóvel elétrico inteligente, mas inovações como o sistema de carregamento bidireccional Honda Power Manager tornar-se-ão cada vez mais importantes numa futura sociedade neutra em carbono, onde tanto os VE como a utilização de energia renovável se tornarão comuns.

Através de uma demonstração no mundo real, a Honda pode realizar a recolha de dados e análise da partilha de automóveis e serviços de energia de bateria V2G, o que levará ao desenvolvimento dos futuros serviços de energia da Honda.

A demonstração real deste projeto terá início a partir de Setembro de 2022, e decorrerá até ao final de 2023.

autonews.pt @ 20-1-2022 16:21:42


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia