VinFast vai lançar sistemas de condução automatizados em parceria com a ZF

A ZF irá fornecer sensores avançados, plataformas informáticas e software associado

VinFast, o principal fabricante vietnamita de veículos eléctricos em rápido crescimento, irá lançar plataformas com funções automatizadas de nível superior num futuro próximo, utilizando a perícia da ZF em hardware, software e integração de sistemas.

autonews.pt @ 13-1-2022 17:15:46

"As nossas empresas são uma excelente combinação, uma vez que os nossos objetivos de mobilidade estão perfeitamente alinhados", disse o CEO da VinFast Global Le Thi Thu Thuy. "O futuro é tanto elétrico como automatizado, uma vez que procuramos ajudar a proteger o nosso ambiente ao mesmo tempo que fornecemos transporte que aumenta a segurança, conveniência e eficiência. Trabalharemos em conjunto para alcançar esta visão para os clientes da VinFast à medida que expandimos as nossas vendas em todo o mundo".

A ZF será o parceiro-chave dos sistemas que fornecem múltiplas câmaras, radares e sensores LiDAR e a fusão inteligente dos sensores a serem ligados em rede dentro de uma unidade de controlo central ZF avançada. Isto permitirá à VinFast e à ZF fornecer inicialmente funções L2+ e trabalhar para desenvolver funções de nível mais elevado, tais como “piloto de engarrafamento”, “condutor de autoestrada e estacionamento automático de veículo.

"Estamos ansiosos por trabalhar com a VinFast para trazer níveis mais elevados de autonomia aos seus veículos ligeiros de passageiros", disse Martin Fischer, membro do Conselho de Administração da ZF. "A elevação das capacidades de todas as formas de mobilidade é o nosso objectivo. A concepção e desenvolvimento de sistemas AD de nível mais elevado ajudará os condutores de todo o mundo a desfrutar de graus de segurança, conveniência e inteligência melhorados. Este é o nossa visão quando falamos da próxima geração da mobilidade e um ponto de prova de como estamos a tornar isto uma realidade, agora".

Desenvolvido conjuntamente entre a engenharia global da ZF, incluindo os centros de desenvolvimento na China, Alemanha e EUA, os sistemas de condução automatizados VinFast e as funções L2+ estão previstos para lançamento a partir de meados de 2022 com uma abordagem faseada que utilizará conjuntos de sensores e controladores centrais cada vez mais sofisticados para permitir uma maior funcionalidade automatizada para cenários urbanos, autoestradas e parques de estacionamento para L3.

Este acordo inclui a solução Automated Valet Parking (estacionamento automatizado) da ZF que está entre os primeiros sistemas destinados a confiar no conjunto de sensores do veículo para funcionar em vez de estruturas de estacionamento pré-cartografadas e instrumentadas.

autonews.pt @ 13-1-2022 17:15:46


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia