Projeto Atlante 700 locais de carregamento rápido na Europa

Colaboração entre a Stellantis, o NHOA Group e a Free2Move eSolutions

Já foram identificados mais de 700 locais para a instalação de postos de carregamento, para a execução do projeto Atlante. Esta pretende ser a maior rede de carregamento rápido da Europa para veículos elétricos e resulta de uma parceria entre a Stellantis, o NHOA Group e a Free2Move eSolutions.

autonews.pt @ 16-11-2021 12:16:44

Fases iniciais de implementação do projeto

O projeto Atlante está a ganhar forma com a implementação daquela que será a maior rede de carregamento rápido do sul da Europa, a primeira a ser 100% do tipo ‘Vehicle-Grid-integrated’ (‘VGI’), utilizando sistemas de energias e armazenamento renováveis.

Em linha com os anúncios feitos no “EV Day”, no passado mês de julho, está em curso o plano de desenvolvimento do Atlante. Em meados de outubro, foi inaugurada em Piemonte (Itália) a primeira estação de carregamento rápido, e estão agora identificados os primeiros 700 locais de projeto, dos quais 10% (principalmente em Itália) já estão em desenvolvimento e entrarão em funcionamento ao longo dos próximos seis meses.

A potência de saída nos postos de carregamento do Atlante variará de um mínimo de 100 kW a um máximo de 175 kW, garantindo tempos de carregamento reduzidos e oferecendo benefícios para os clientes da Stellantis.

Objetivos do projeto

O projeto Atlante resulta da colaboração entre o NHOA Group – que desenvolve e investe na rede como proprietária e operadora – e a Free2Move eSolutions, uma joint-venture do NHOA com a Stellantis, que fornece, por sua vez, a tecnologia de carregamento (hardware e software).

O projeto prevê a instalação em Itália, França, Espanha e Portugal de 5.000 pontos de carregamento rápido até 2025, com uma meta de mais de 35.000 até 2030. Os postos de carregamento serão instalados, principalmente, perto dos principais entroncamentos rodoviários e em áreas urbanas densamente povoadas.

O projeto Atlante é uma resposta ao plano “Fit for 55”, anunciado pela Comissão Europeia em meados de julho, com o objetivo de se alcançarem 100% de vendas de automóveis com zero emissões até 2035. Outro fator importante é a instalação de pontos de carregamento rápido a intervalos regulares de 60 km de distância nas principais autoestradas.

Nos últimos dias, a ACEA (European Automobile Manufacturers Association) tem alertado os organismos reguladores europeus para a falta de infraestruturas de carregamento e, acima de tudo, para a escassez de postos de carregamento rápido. Na verdade, dos cerca de 225.000 pontos de carregamento atualmente disponíveis na Europa, apenas 25.000 são de elevada potência.

É aqui que entra em cena o projeto Atlante, tendo como objetivo colmatar esta lacuna nas infraestruturas, alcançando uma quota significativa do mercado da rede de carregamento rápido e de carregamento ultrarrápido no sul da Europa – em termos de disseminação e base de clientes – até 2030. Ao mesmo tempo, o esquema também oferecerá condições de serviço preferenciais e distintas aos clientes do grupo Stellantis.

Integração com as micro-redes

O Atlante é um projeto único no seu género, ao combinar sistemas de carregamento rápido e ultrarrápido com tecnologia ‘VGI’ e sistemas de armazenamento de energia. O NHOA Group possui uma vasta experiência neste campo, tendo mais de 1 GWh de sistemas online e em desenvolvimento em 26 países.

Os sistemas de armazenamento são a solução tecnicamente mais adequada para ser associada à produção de energia a partir de fontes renováveis, para que a energia possa ser armazenada e depois disponibilizada para uma utilização posterior, quando a procura o exigir.

Dependendo da localização da estação e do tipo de carregamento previsto (‘on-the-go’ ou ‘at destination’ / ‘no caminho’ ou ‘no destino’), as estações de carregamento Atlante também irão incluir áreas cobertas com painéis solares incorporados e sistemas de armazenamento que utilizam baterias de ‘segunda vida’.

A Stellantis e os seus parceiros no projeto Atlante já definiram o roteiro para o desenvolvimento desta última tecnologia, que deverá ser lançado ainda este ano.

autonews.pt @ 16-11-2021 12:16:44


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia