Veículos Elétricos em Portugal são a opção mais económica no Estudo LeasePlan

Estudo LeasePlan 2021 Car Cost Index (análise TCO)

A LeasePlan acaba de divulgar o Car Cost Index 2021 que revela que os veículos elétricos do segmento compactos e de tamanho médio são, agora, totalmente competitivos em termos de custos com os veículos a gasolina e diesel na maioria dos países europeus. Destaque para Portugal, onde o TCO (Custo Total de Propriedade a 4 anos) dos veículos elétricos é mais económico não apenas nesses segmentos como também em todos os outros segmentos em análise.

autonews.pt @ 20-10-2021 12:17:25

Nos poucos países onde os VE ainda não são competitivos em termos de custos, a diferença de preços entre os VE e os automóveis a gasóleo/gasolina diminuiu significativamente. Se a tendência continuar, provavelmente os VE vão atingir a competitividade de custos em todos os países inquiridos, incluindo nos mercados da Europa de Leste, como a Roménia e a Polónia, até 2030.

O LeasePlan Car Cost Index, agora na sua sexta edição, é uma análise abrangente que revela o Custo Total de Propriedade (TCO) de um automóvel - incluindo combustível/energia, depreciação, impostos, seguros e manutenção - em 22 países europeus.

Principais conclusões do LeasePlan 2021 Car Cost Index:

•          O custo médio mensal da condução de um carro varia consideravelmente em toda a Europa, desde 743 euros por mês na Grécia até 1.138 euros na Suíça.

•          Em relação ao PIB, o custo total de propriedade é mais elevado para os condutores na Suíça e em Portugal, e mais baixo para os da Dinamarca e da Alemanha.

•          A Polónia é o país mais económico para conduzir um carro a gasolina, enquanto que a Grécia é o país mais económico para conduzir um carro a gasóleo.

•          Os VE no segmento médio familiar premium (D2) são mais competitivos em termos de custos em comparação com os veículos com motor de combustão interna (ICE) em 17 países, incluindo Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

•          Os VE no segmento pequeno familiar (C1) são totalmente competitivos em termos de custos em comparação com os veículos a combustão em 14 países: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça e Reino Unido.

No estudo LeasePlan 2021 Car Cost Index são avaliados os valores de 22 países. No Índice 2021, os custos são calculados em média durante os primeiros quatro anos de propriedade e assumem 30.000 km de condução por ano. Para efeitos do Índice, "Custo competitivo" é definido como VE que não são mais do que 5% mais caros do que os seus homólogos a combustão.

autonews.pt @ 20-10-2021 12:17:25


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia