O EV6 da Kia reimagina a experiência dos veículos elétricos

Plataforma Modular Elétrico-Global (E-GMP) facilita o espaço interior líder da classe

O EV6 da Kia removeu as barreiras percebidas que impedem muitos de fazer a mudança para elétrico. Como primeiro EV dedicado da Kia, proporciona tempos de carregamento rápidos, acesso a uma extensa rede de carregamento, impressionante longo alcance, espaço interior líder de segmento e pode mesmo funcionar como um conjunto de baterias portáteis para carregar aparelhos elétricos ou outros veículos elétricos. 

autonews.pt @ 22-7-2021 10:10:10

O EV6 foi concebido por dentro e por fora para proporcionar a melhor experiência que um EV pode oferecer, tornando a propriedade tão conveniente e acessível como o funcionamento de um veículo com motor de combustão interna (ICE), e com impacto ambiental reduzido.

Nova experiência de eletrificação

O EV6 da Kia é construído sobre a nova Plataforma Modular Elétrico-Global (E-GMP) da empresa, concebida exclusivamente para os seus veículos elétricos. Isto proporciona vantagens imediatas sobre a adaptação de plataformas existentes concebidas para acomodar um motor de combustão. A arquitetura E-GMP assegura que a EV6 proporciona uma nova experiência de eletrificação com um potente desempenho de condução, carregamento ultrarrápido, maior alcance e maior segurança.

O E-GMP também significa que, apesar das suas dimensões exteriores compactas, o EV6 oferece um espaço interior líder na classe. Uma longa distância entre eixos de 2.900mm e um mínimo de sobremontagem dianteira e traseira proporcionam um espaço de cabina semelhante ao dos veículos em segmentos maiores. Um espaço excecional para as pernas de 1,078mm à frente e 990mm atrás garante espaço e espaço para todos os passageiros desfrutarem.

Banir a ansiedade da carga com sistema de carga multivelocidade

EV6 introduz um sistema inovador de carregamento multivelocidade que proporciona aos condutores de EV6 o acesso a uma infraestrutura de carregamento mais ampla. O carregamento multivelocidade significa que o sistema é compatível tanto com o carregamento ultrarrápido de 800V como com o carregamento mais rápido de 400V sem necessidade de qualquer adaptador especial ou carregador adicional a bordo.

Parar num carregador de 800V alimenta a corrente diretamente à bateria a velocidades ultrarrápidas, carregando a bateria do EV6 de 10 a 80 por cento em apenas 18 minutos com uma potência máxima de 239kW. Quando o carro para num carregador de 400V mais corrente, o motor e o inversor do veículo convertem a corrente de 400V da estação de carga em 800V, carregando a bateria com a potência máxima por ela fornecida.


Gama líder de mercado

A Kia elevou os padrões de desempenho da gama com a combinação da arquitetura E-GMP, electrónica de potência e design que dão ao EV6 uma das melhores gamas totalmente elétricas do mercado.

O EV6 vem com uma escolha de configurações de grupo eletrogéneo totalmente elétrico, de emissão zero, incluindo um conjunto de baterias de alta tensão de gama standard (58kWh) e de longo alcance (77,4kWh) (todos os modelos britânicos oferecem o conjunto de baterias de 77,4kWh como padrão). Os valores Homologados WLTP confirmam que a tração traseira 77,4kWh EV6 pode percorrer até 528 quilómetros no ciclo combinado (consumo combinado de energia elétrica 16,5 kWh/100km). Isto é semelhante à distância de Genebra a Paris com uma única carga. Uma carga menos frequente remove uma das barreiras mais significativas à propriedade de VE.

O EV6 de tração integral também pode proporcionar um forte desempenho de alcance; 506km no ciclo combinado WLTP. O consumo combinado de energia elétrica com tração integral é tão baixo quanto 17,2 kWh/100km.

Infraestruturas abrangentes

O EV6 indicará quando a sua carga é baixa e utilizando os POI dinâmicos e o estado de disponibilidade em tempo real, o condutor será guiado até à estação de carga mais próxima utilizando o sistema de navegação a bordo. A relação da Kia com a IONITY, de propriedade parcial, oferece aos clientes do EV6 acesso a preços reduzidos de kWh a mais de 400 estações de carregamento de alta potência em 24 países europeus, através da solução Kia Charge.

A rede IONITY utiliza a principal norma europeia de carregamento CCS (Combined Charging System) e é abastecida a 100% por energia renovável, o que significa que os motoristas EV6 podem viajar sem emissões e sem emissões de carbono.

A solução Kia Charge (fornecida pela Digital Charging Solutions) dá aos proprietários do EV6 acesso adicional, e orientação POI, a cerca de 205.000 pontos de carregamento em toda a Europa, incluindo conectores CA e CC. A aplicação Kia Charge fornece uma ligação entre os Operadores de Pontos de Carga e a Kia, como Fornecedor de Serviços de Mobilidade que gere as subscrições e pagamentos para três níveis de subscrição de membros, dependendo dos níveis de utilização.

O Kia Charge fornece acesso a mais de 17.000 conectores de carregamento no Reino Unido, com tarifas adicionais aparafusadas disponíveis para as redes de carregamento IONITY e bp pulse charging.


Potência portátil

A Kia desenvolveu uma Unidade Integrada de Controlo de Carregamento (ICCU) que controla carregadores bidirecionais integrados, e o Sistema de Gestão de Carregamento de Veículos (VCMS). A ICCU permite a transferência de até 3,6kW de potência da bateria do veículo para outros dispositivos. Esta função de carregamento do veículo (V2L) permite aos ocupantes carregar artigos elétricos em movimento, tais como um portátil, ou eletrodomésticos usando um conector de género V2L de exterior.

O carregamento de veículo para veículo (V2V) também é possível, podendo a energia ser transferida para outro veículo elétrico, por exemplo, numa emergência, com o uso de um cabo In-Cable Control Box (ICCB) e o conector de género V2L. A própria bateria do EV6 é preservada, assegurando que o estado de carga não desça abaixo dos 20 por cento, altura em que o V2V é desactivado.

Cada uma das inovações cuidadosamente concebidas disponíveis no EV6 foi desenvolvida para assegurar facilidade de utilização, funcionalidade intuitiva e para tornar a propriedade do EV uma opção mais acessível e viável para mais pessoas.

autonews.pt @ 22-7-2021 10:10:10

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia