Fiat Professional revela à imprensa o novo E-Ducato

100% Ducato, 100% elétrico, pronto para todas as missões

Para revelar o E-Ducato, o primeiro Ducato 100% elétrico com zero emissões, a Fiat Professional escolheu a data de 22 de abril, em que se celebra o 51.o Dia da Terra, um evento mundial focado na proteção do ambiente e na divulgação de uma correta informação e educação em termos de ecologia. 

autonews.pt @ 27-4-2021 17:29:54

-Ducato – Pronto para todas as Missões

Nas palavras de Eric Laforge: “Para o E-Ducato, começámos pela ideia de criar não apenas um veículo “verde”, mas sim uma solução completa de mobilidade, caracterizada por versatilidade, fiabilidade, eficiência e sustentabilidade (tanto a nível ambiental como económico): em síntese, um instrumento de trabalho para fazer crescer o negócio, respeitando os preceitos da ecologia, um modelo pronto para todas as missões, destinado a ser a referência sem compromissos do mercado e a ser equipado com as mesmas capacidades dos veículos com motor de combustão interna.  As suas 400 configurações significam que consegue satisfazer as exigências de todos os operadores profissionais, desde frotas para transporte de mercadorias e empresas de construção até artesãos e fornecedores de serviços municipalizados.”

Eficiência de produto a 100%, um projeto que visa obter paridade de TCO

Começando pela configuração da parte elétrica, confirma-se que o E-Ducato foi modelado em torno dos requisitos dos clientes. Graças à sua original arquitetura sem compromissos “tudo à frente”, sem ocupação de espaço no fundo do chassis, e à ampla distância entre as longarinas, as baterias estão alojadas, de forma ideal, sob o piso, deixando intacta a capacidade de carga, que vai de 10 a 17 m3 de volume e quase 2 toneladas de peso.

Outras vantagens óbvias são a ótima distribuição do peso e o baixo centro de gravidade, para melhorar o comportamento dinâmico do veículo sob todas as condições de carga.

O E-Ducato consegue oferecer performances equivalentes às das versões diesel, graças a um motor elétrico com binário máximo de 280 Nm e até 90 kW de potência (aproximadamente 122 cv) e aceleração de 0 a 50 km/h em 5 segundos.

O E-Ducato é também equipado com uma série de soluções modulares, a começar por 2 diferentes blocos de baterias, de 47 kWh e 79 kWh, o melhor na sua classe em termos de capacidade elétrica instalada, e 4 modos de carregamento, 3 dos quais disponíveis na altura do lançamento.

Com a bateria de 47 kWh, o E-Ducato consegue percorrer até 170 km segundo o ciclo WLTP e até 235 km no ciclo urbano. Com a bateria de 79 kWh, as distâncias passam para 280 km no ciclo WLTP, equivalente a 370 km no ciclo urbano. Basta meia hora para carregar o suficiente para percorrer 100 km.

Nesse aspeto, vale a pena mencionar que as baterias têm garantia de 10 anos ou 220.000 km na versão de 70 kWh, ou 8 anos/160.000 km na de 47 kWh.

 Ainda em termos de flexibilidade, vale a pena referir que, para satisfazer um tão vasto e diversificado leque de exigências, o E-Ducato também oferece o Drive Mode Selector: em posição “Normal”, assegura o equilíbrio perfeito entre desempenho e custos, ou então pode-se optar pelo modo “Eco” para poupar energia.

 Quando é necessário transportar uma carga realmente pesada ou se o veículo tiver de enfrentar uma subida exigente, a escolha certa é o modo “Power”. O E-Ducato dispõe ainda de duas funcionalidades para salvaguardar a “paz de espírito” do condutor:

- “Turtle Mode”, similar à função de poupança de bateria de um telemóvel, que é ativado automaticamente quando a bateria está fraca e que limita as performances do veículo, para fazer com que a carga da bateria se prolongue em mais 8-10%.

- “Recovery Mode”, que faz com que o E-Ducato seja o único veículo elétrico que nunca para. De facto, se um dos módulos de baterias não funcionar, os outros tomam o seu lugar para garantir que pode prosseguir.

Em suma, a flexibilidade do modelo, os conteúdos no topo da classe e a fiabilidade são uma garantia do seu valor residual.

Além do mais, os custos de manutenção do E-Ducato serão cerca de 40% inferiores aos de um veículo com motor convencional. É expectável que o custo total de propriedade (TCO) nas principais missões esteja alinhado com o das versões diesel: um excelente resultado, que torna o veículo sustentável não só sob uma perspetiva ambiental, mas também económica, oferecendo uma solução orientada para o negócio.

Em Portugal, o E-Ducato tem o preço promocional de lançamento desde 49.7600 € + IVA. Pode ainda ter acesso ao benefício do estado, no valor de 6.000€, para empresas que adquiram viaturas elétricas comerciais. O preço inclui o programa Top Care da Mopar, que oferece manutenção de rotina e uma extensão de garantia de 5 anos ou 120.000 km.

Com o E-Ducato, é possível conseguir paridade de Custo Total de Propriedade (considerando as atuais condições de incentivação e as correntes taxas de mercado) em relação a um veículo diesel comparável em apenas 48 meses, com base numa utilização de 20.000 km por ano.

A parceria com a DHL


Na base do desempenho altamente competitivo do E-Ducato, estão 5 anos de recolha de dados na vida real. Isto levou a que fossem carregados dados de 4000 veículos conectados durante 1 ano, em que os veículos viajaram mais de 50 milhões de quilómetros em todas as condições de condução, carga e tempo. O trabalho foi realizado a um ritmo acelerado, em estreita colaboração com clientes representativos de diferentes tipos de entregas e missões profissionais, para identificar soluções por medida logo na fase de protótipo, não só exclusivamente, mas a maior parte das vezes na vida real, com base nas necessidades de clientes individuais.

Na procura de um parceiro que oferecesse o melhor valor, a Stellantis deu início, em 2016, a uma colaboração muito estreita com a DHL, líder mundial no transporte internacional de mercadorias, altamente especializada neste campo, fortemente orientada para a inovação e vivendo um crescimento real, graças ao boom do e-commerce.

Esta parceria deu origem a um círculo virtuoso com a possibilidade de se centrar no E-Ducato, partindo das missões da DHL na vida real e projetando-as num contexto de mobilidade elétrica sustentável. Nas palavras de Alberto Nobis, CEO da DHL EXPRESS Europe: “Acreditamos firmemente que o futuro das entregas ao domicílio é elétrico. Para alcançar o nosso objetivo de ligar as pessoas e melhorar as suas vidas, estamos empenhados em tornar-nos mais ecológicos e limpos naquilo que fazemos todos os dias. Ao acrescentar o E-Ducato à nossa frota, daremos o próximo grande passo para atingir o nosso objetivo de eletrificar a maioria das nossas entregas ao domicílio até 2030. Encontrámos aquilo que procurávamos na Fiat Professional: tecnologia avançada e baterias potentes que nos permitirão percorrer até 200 km com um único carregamento, para chegarmos aos nossos clientes rapidamente e respeitarmos o ambiente.”

Para Eric Laforge, Responsável de VCL para a Europa Alargada da Stellantis, o projeto do E-Ducato é uma viagem em direção à inovação e ao futuro: “Estamos orgulhoso por uma empresa tão importante como a DHL Express ter escolhido o E-Ducato como parte de um objetivo tão ambicioso. Com o E-Ducato, a nossa tarefa foi não só desenvolver um produto sustentável tanto sob o ponto de vista económico como ambiental, mas, acima de tudo, fornecer aos nossos parceiros uma solução completa de mobilidade.”

Conectividade E-Ducato – Apps e serviços

No desenvolvimento do E-Ducato, não podia faltar o contributo da Mopar, com o objetivo de equipar os profissionais com instrumentos novos e sofisticados, seja para melhorar a eficiência na forma como utilizam o seu veículo, seja para avaliar a rentabilidade dos custos de exercício.

Foi dada grande importância à ampla gama de funções que podem ser ativadas “remotamente”, incluindo My:Fleet Manager, o novo serviço de gestão de frotas, com 6 meses incluídos no preço do veículo, a título de promoção especial de lançamento do o E-Ducato.  Recorrendo a uma plataforma web, os gestores de frotas poderão manter sob controlo, em tempo real, as principais variáveis de cada veículo, incluindo quilometragem, localização e atualizações sobre manutenção, programação de carregamento e muito mais. Tudo isto com o objetivo de melhorar a eficiência e a produtividade, reduzir custos, prevenir riscos e garantir a segurança de veículo e condutor.

Além disso, a inclusão do Mopar® Connect de série em todos os veículos E-Ducato fornece uma ampla gama de outros serviços, como assistência em caso de acidente ou avaria (a box telemática, capaz de detetar a localização do veículo, assegura assistência pronta e específica, 24 horas por dia, 7 dias por semana).

Se o veículo for furtado, o sistema consegue localizá-lo e evitar que o motor volte a ser ligado, tornando mais fácil a sua recuperação. A app móvel Uconnect LIVE quer dizer que o cliente pode verificar se trancou as portas, descobrir onde o estacionou e receber um alerta se o veículo for movido do local onde se encontrava ou exceder o limite de velocidade predefinido.

A app móvel Uconnect LIVE inclui ainda uma ampla série de outras funcionalidades, como my:Car, que oferece controlo remoto da carga da bateria ou da pressão dos pneus, além de relatórios mensais sobre o estado do veículo. Sem esquecer o serviço my:Journey, para visualizar e gerir todos os movimentos do veículo, e o pack my:eCharge, desenvolvido especificamente para o E-Ducato, para planear carregamentos, localizar, utilizar e pagar postos de carregamento públicos e gerir carregamentos a partir da própria Wallbox conectada.

Pronto para a nova era de e-Mobility


No seu compromisso em direção a uma mobilidade cada vez mais sustentável, a Stellantis fomentou uma nova interpretação que reconcilia as exigências do cliente com a atenção ao ambiente.

A empresa enfrentou o desafio estabelecendo a sua divisão de e-Mobility há um par de anos, para criar um sistema ecológico estruturado e também competitivo em termos económicos, juntando parceiros, produtos e serviços interdisciplinares de diversos mercados, para simplificar a vida dos clientes que optam por veículos elétricos e eletrificados.

Com base na cooperação com importantes parceiros, cada um especializado no respetivo setor, nos últimos anos, a equipa de e-Mobility focou a sua atenção na conceção e desenvolvimento de uma série de tecnologias, iniciativas e projetos ligados à eletrificação.

Atualmente, a transição para uma mobilidade elétrica e eletrificada sustentável requer, antes de tudo, o desenvolvimento de uma rede de postos de carregamento públicos e privados para veículos elétricos e híbridos plug-in. Ao mesmo tempo, é necessário repensar a produção e distribuição da eletricidade.

A Stellantis está a desenvolver soluções para satisfazer todos os requisitos: o acordo com a Engie EPS, líder no setor da energia, é um passo nesta direção, tendo a parceria resultado na criação, atualmente em curso, da Free2Move eSolutions. A atividade desta nova joint venture irá das infraestruturas de carregamento (instalação, manutenção e exploração) para subscrições de carregamento público e doméstico contra uma taxa mensal, à gestão do ciclo de vida da bateria e a serviços avançados de energia, como integração de sistemas Vehicle-to-Grid (V2G) e soluções de gestão energética para reduzir o custo total de propriedade.

Pro Fit

A Fiat Professional desenvolveu, em estreita colaboração com a equipa de e-Mobility, o programa Pro Fit by E-Ducato (disponível na web e como app gratuita em App Store e Google Play), como parte do seu trabalho para impulsionar os conhecimentos sobre veículos eletrificados e respetiva utilização.

Tomando como ponto de partida a perspetiva de gestores de frotas e de negócios de pequenas/médias dimensões que utilizam, na sua atividade, o atual Ducato com motor de combustão interna, o Pro Fit foi desenhado e criado como um verdadeiro simulador. Para começar, a única coisa que é preciso fazer é inscrever-se no site específico e descrever a própria frota atual de veículos comerciais com motor de combustão interna, indicando o tipo de veículos utilizados (carroçaria, distância entre eixos, altura, etc.) e selecionando, para cada um deles, o tipo de utilização (percurso, quilometragem, temperatura de exercício, etc.).

Uma vez ativada a simulação, o Pro Fit sugere a composição ideal da nova frota de veículos elétricos, indicando as configurações do E-Ducato mais adequadas à atividade do utilizador. De facto, o Pro Fit recomenda as configurações disponíveis do E-Ducato mais adequadas e indica o desempenho expectável de cada uma delas de acordo com os requisitos do cliente. Deste modo, é possível ficar a saber, por exemplo, se tem autonomia suficiente ou a quanto corresponde a poupança anual. Por fim, o Pro Fit é um instrumento ágil e intuitivo, focado na configuração da melhor frota de E-Ducato possível e na descoberta das performances e vantagens que caracterizam o novo modelo elétrico.

Soluções de aluguer Leasys para o novo E-Ducato

Com a Leasys, é possível entrar no novo E-Ducato e conduzir em total liberdade sem os encargos e as preocupações relacionadas com os custos de exercício. As opções são ilimitadas: é possível decidir até aonde se quer ir, quais os serviços a incluir e, se as exigências de mobilidade mudarem, será possível acrescentar novos serviços em qualquer altura.

O novo E-Ducato estará disponível com as fórmulas de aluguer Renting Standard e Smart Renting.

Smart Renting é a fórmula para Particulares, ENIs e PMEs, em que a Leasys se disponibiliza, desde logo, a dar a conhecer o valor de venda do veículo no final do contrato de renting, autovinculando-se a um preço definido e comunicado ao cliente no início do contrato.

“Free to E” by FCA Capital Portugal, liberdade para escolher elétrico.

Nunca foi tão fácil entrar a bordo da inovação com a mobilidade elétrica do E-Ducato, graças às soluções financeiras da FCA Capital Portugal. O cliente pode conduzir o novo modelo elétrico com total tranquilidade, com a liberdade de poder escolher entre as seguintes soluções financeiras:

•          Crédito Automóvel: A forma mais clássica de financiamento, destinada principalmente ao uso particular, com prestações flexíveis e prazos alargados.

•          Crédito Automóvel com Balloon: Uma modalidade do crédito automóvel que permite deixar até 30% do PVP do veículo para o final do contrato.

•          Leasing: Solução financeira adequada a Empresas, ENI’s e Profissionais Liberais, permite flexibilidade ao nível da entrada e valor residual. Oferece a possibilidade de escolha no final do contrato, entre devolver, manter ou substituir a viatura.

Para complementar as soluções financeiras, a FCA Capital Portugal oferece ainda uma vasta gama de seguros que podem ser combinados com o contrato de financiamento celebrado, seja de proteção individual - como o seguro de crédito, que assegura o reembolso de parte do empréstimo em caso de ocorrências inesperadas, como perda de emprego -, seja de proteção do veículo.

autonews.pt @ 27-4-2021 17:29:54

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia