Opel anuncia preços do novo furgão elétrico Vívaro-E

28 versões, com autonomias totalmente elétricas entre os 230 e 330 quilómetros

A Opel e a sua rede de concessionários em todo o país começaram a aceitar encomendas do novo Vívaro-e, o novo furgão com motorização totalmente elétrica da marca alemã. A chegada das primeiras unidades está agendada para novembro deste ano.

autonews.pt @ 4-8-2020 10:46:33

Com o objetivo de se ajustar ao maior leque possível de utilizações, o novo Opel Vívaro-e oferece à escolha baterias de iões de lítio com diferentes capacidades: 75 kWh, que proporciona autonomia até 330 km, ou 50 kWh, para autonomia até 230 km, para aqueles que fazem uso menos intensivo do veículo. Os valores de autonomia foram obtidos de acordo com a norma WLTP1. Independentemente do tamanho da bateria, o Vívaro-e garante aos profissionais mobilidade porta-a-porta sem compromissos e sem emissões, muito para lá da chamada ‘last mile’.

O Opel Vívaro-e é o primeiro veículo comercial elétrico lançado por um fabricante alemão.

Já inteiramente disponível para encomenda, a gama é completíssima e oferece opções de quatro variantes de carroçaria – Cargo, Cabina Dupla, Plataforma e Combi – e dois níveis de equipamento na variante Cargo – Essentia e Enjoy. No total, a vasta oferta do novo furgão elétrico da Opel é composta de um total de 28 versões diferentes.

A par de duas alternativas de capacidade de baterias, tudo isto reforça a competitividade do Vívaro-e num mercado altamente concorrencial, posicionando a utilização desta solução com motorização 100% elétrica ao nível das propostas convencionais.

Por se tratar de um veículo elétrico, o Opel Vívaro-e consome energia mais barata. E os custos de utilização baixam substancialmente graças também à isenção de Imposto Sobre Veículos (ISV) e Imposto Único de Circulação (IUC), além de acesso a incentivos disponibilizados pelo Estado e pelas autarquias. As empresas usufruem de outros benefícios decorrentes da sua atividade, nomeadamente em Tributação Autónoma, IRC e dedução de IVA.

A maior parte das versões Vívaro-e tem carroçaria com altura inferior a 1,9 metros, o que quer dizer que pode entrar em parque de estacionamento subterrâneos. O novo furgão da Opel dispõe de uma longa lista de sistemas de assistência à condução e de tecnologias avançadas destinadas a simplificar a utilização, como a câmara traseira 180º e Info entretenimento multimédia.

A funcionalidade é reforçada graças a equipamentos como as portas laterais de correr com abertura e fecho controlados por sensor de pé, bem como o sistema FlexCargo para transporte de objetos mais longos.

Sendo tão versátil como qualquer outra versão da gama Vívaro, o Vívaro-e elétrico apresenta capacidades de carga úteis comparáveis às dos comerciais ligeiros com motores de combustão interna. Com capacidade de carga até 1275 kg, o Vívaro-e está praticamente no mesmo patamar das versões Cargo mais curtas com motor 2.0 Diesel (carga máxima de 1405 kg).

Com 100 kW (136 cv) de potência e 260 Nm de binário instantâneo debitados pelo sistema de propulsão elétrica, o Vívaro-e proporciona um desempenho superior à maioria dos veículos comerciais elétricos. A velocidade máxima de 130 km/h, controlada eletronicamente, permite manter velocidade em autoestradas ao mesmo tempo que preserva a autonomia.

A bateria situada sob o compartimento de carga reduz ainda mais o centro de gravidade do furgão, o que beneficia a estabilidade em curva e contra ventos laterais, mesmo quando totalmente carregado, ao mesmo tempo que contribui para um maior prazer de condução.


Mobilidade elétrica simplificada: várias opções de carregamento, ‘e-services’ e OpelConnect

Cumprindo integralmente todas as expectativas de parceiro de confiança para grandes e pequenas frotas, profissionais e empresas, o Vívaro-e possui uma bateria que é extremamente fácil de recarregar. Recorrendo a uma wall box, a um posto de carregamento rápido ou mesmo a um cabo de carregamento ligado a uma tomada doméstica, se necessário, todos os Vívaro-e estão preparados para diversas opções de carregamento.

Utilizando um posto público de carga rápida, de 100 kW DC (corrente contínua), o carregamento da bateria de 50 kWh até um patamar de 80% dura apenas cerca de 30 minutos (45 minutos no caso da bateria de 75 kWh).

A Opel oferece carregadores de bordo que asseguram que os carregamentos se realizam no mais curto espaço de tempo e que a bateria (coberta por uma garantia de 8 anos/160.000km) tem uma vida útil longa.

No mercado português, o novo Vívaro-e contará de série com um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, oferecendo em opção um carregador de bordo trifásico de 11 kW.

A vasta oferta de cabos e wall boxes garante que os utilizadores do Vívaro-e podem encontrar as melhores soluções para utilizar os postos de carregamento em praticamente todo o lado.

Para maximizar a facilidade de utilização do Vívaro-e, o “OpelConnect”, a app “myOpel” e os serviços "Free2Move" – a marca de mobilidade do Groupe PSA – oferecem soluções especiais para veículos elétricos. Os serviços estão disponíveis através de aplicações para dispositivos móveis.

A função "Charge My Car" da app “Free2Move Services” dá acesso a mais de 140.000 pontos de carregamento em toda a Europa e integra o processo automático de pagamento. Para ser ainda mais simples escolher o melhor posto de carregamento, a app "Free2Move Services" faz uma pré-seleção com base na distância até esse ponto, na velocidade de carregamento e no preço da eletricidade em vigor nas opções possíveis de carregamento público.

Com as funções de controlo remoto (e-remote) "OpelConnect", os utilizadores podem recorrer aos seus ‘ para verificar o estado de carga da bateria ou regular o sistema de pré-condicionamento do habitáculo, bem como programar os horários de recarregamento da bateria.


O “OpelConnect” abrange ainda chamadas de emergência eCall e de assistência em estrada, e inúmeros outros serviços, como informações sobre o estado de funcionamento do veículo. A função LIVE Navigation2 oferece informações de tráfego em tempo real.

Um furgão elétrico para todas as tarefas: Cargo, Cabina Dupla, Plataforma e versão de passageiros, até 6,6 m3 de volume de carga

A Opel desenvolveu o Vivaro-e para corresponder às mais variadas necessidades de utilização, concebendo uma gama alargada que contempla, além dos furgões, versões de cabina dupla, de plataforma e de transporte de passageiros, com valores de carga útil até 1275 kg e de peso bruto entre 2800 e 3100 kg. A versão L1 de 4,6 metros de comprimento, particularmente compacta, preenche a gama entre os segmentos de furgão e de transporte de passageiros. Com um diâmetro de viragem de apenas 11,3 m, é também extremamente manobrável em espaços apertados.

Graças ao prático sistema FlexCargo, com o espaço de carga adicional do lado do passageiro dianteiro graças à rede divisória articulada, a capacidade de carga de 4,6 m3 da versão L1 aumenta para 5,1 m3. Isto permite o transporte de objetos com um comprimento máximo de 3,32 m. As versões “L2” (4,95 m) e “L3” (5,30 m) têm capacidades máximas de carga de 5,8 e 6,6 m3, respetivamente.

Escadas ou painéis com um máximo de 3,67 ou 4,02 m de comprimento podem ser transportados em segurança, enquanto que os numerosos espaços de arrumação no habitáculo – que aumentam em número e volume graças à existência de travão de estacionamento elétrico – acomodam confortavelmente os mais variados objetos de menores dimensões.

As portas laterais deslizantes e as amplas portas traseiras do Vivaro-e dão acesso sem restrições à zona de carga ou ao compartimento de passageiros. Especialmente práticas são as portas laterais de correr com comando elétrico, que abrem automaticamente. Basta um movimento com o pé, junto a um sensor colocado sob a embaladeira, para abrir e fechar as portas a partir do exterior do veículo.

Múltiplos sistemas de assistência: da travagem automática de emergência ao alerta de cansaço do condutor

À semelhança das variantes Vívaro com motores de combustão interna, o Vivaro-e disponibiliza uma longa lista de sistemas de assistência ao condutor destinada a reforçar a segurança dos profissionais. Além do Head-Up Display, o Vivaro-e inclui o Alerta de Desvio de Trajetória, Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito, Alerta de Cansaço do Condutor, Programador de Velocidade Semi-adaptativo, Alerta de Colisão Dianteira Iminente e Travagem Automática de Emergência.

Sensores ultrassónicos nos para-choques dianteiro e traseiro do Vivaro-e alertam o condutor para a presença de obstáculos ao estacionar e monitorizam o “ângulo morto” lateral. Dependendo do nível do equipamento, a imagem da câmara traseira de 180 graus é apresentada no ecrã tátil de sete polegadas colocado no topo da consola central.

Os sistemas Radio Multimedia e Multimedia Navi Pro do Vivaro-e integram um grande ecrã tátil de 7,0 polegadas. Ambos integram as funções principais do telefone através de Bluetooth, com comando por voz, e são totalmente compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto.

Disponível em múltiplas versões, os preços iniciam-se nos 39,180 euros na versão de base Vívaro-e Cargo, 43,500 euros na versão de Cabina Dupla e a partir de  47,700 euros na Combi.

autonews.pt @ 4-8-2020 10:46:33

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia