Primeiro veículo elétrico de série com autonomia acima de 600 km

Tesla Model S Long Range Plus

A Tesla já vinha a dar sinais com sucessivos incrementos da autonomia dos seus carros, naquela que a empresa considera a sua missão fundamental: liberdade para viajar para qualquer lugar. Desde a introdução em 2012 do modelo S com 265 milhas (424 km EPA) de autonomia que a Tesla tem vindo a fazer sucessivos upgrades dos seus veículos para fornecer carros elétricos de maior autonomia e desempenho. 

autonews.pt @ 16-6-2020 18:23:32

Neste momento todos os veículos vendidos do mercado americano Modelo S Long Range Plus têm uma autonomia oficial no padrão EPA de 402 milhas (643 km), representando um aumento de quase 20% na autonomia em comparação com um 2019 Modelo S 100D com o mesmo design de bateria.

Essa conquista significativa reflete a obsessão da Tesla por eficiência e frugalidade de utilização da energia e é concretizada através de várias alterações, interativas e de inovação, no desenvolvimento de hardware e arquitetura de sistemas principais pelas equipas de engenharia, design e produção. 

Estas mudanças entraram em produção no início deste ano, quando começamos a fabricar o Modelo S Long Range Plus produzidos em Fremont, Califórnia. Todos os veículos Modelo S Long Range Plus recebem a nova classificação de 402 milhas no padrão EPA dos EUA. 

No padrão Europeu, o WLTP, que é mais otimista do que o padrão EPA americano, a autonomia oficial ainda deverá ser superior, ficando um pouco acima dos 700 km (multiplicador de referência de 1.11).

Para atingir este objetivo simbólico de acima 600 km de autonomia a Tesla listou as melhorias que foi aplicando:

. Redução significativa de massa do veículo

A massa é inimiga da eficiência e do desempenho, e minimizar o peso de cada componente é uma meta contínua para nossas equipes de design e engenharia. Várias lições do projeto de engenharia e fabricação do Modelo 3 e Modelo Y foram transferidas para o Modelo S e Modelo X. 

Isto abriu novas áreas para a redução da massa dos dois carros, mantendo a sensação e o desempenho premium de ambos. Economias adicionais de peso foram obtidas através da padronização do fabrico interno dos assentos da Tesla e da utilização de materiais de menor peso nas unidades de bateria e unidade de motorização e transmissão.

Novas jantes e pneus "Tempest" Aero

A introdução das mais recentes jantes aerodinâmicas de 8,5 polegadas de largura reduzem o arrasto aerodinâmico em comparação com as jantes anteriores no modelo S Long Range e, quando combinados com um novo pneu personalizado projetado especificamente para reduzir a resistência ao rolamento, adiciona uma melhoria de 2% em termos gerais.

Maior eficiência da unidade de motorização

Na unidade traseira de motorização por indução CA, a bomba de óleo mecânica foi substituída por uma bomba de óleo elétrica que otimiza a lubrificação independentemente da velocidade do veículo e desta forma reduzir o atrito. 

Foram aplicadas outras melhorias na caixa de engrenagens nos motores de relutância síncrona de ímã permanente do eixo dianteiro. Esta tecnologia foi herdada do Model 3 e o Model Y e resultaram num aumento adicional de 2% na autonomia durante a condução.

Maximização da travagem de regeneração

O mais recente recurso de condução, HOLD, combina a travagem regenerativa do motor com a travagem física para imobilizar quando é libertado o pedal do acelerador. 

Para imobilizar o carro sem problemas, a travagem regenerativa agora funciona numa velocidade de desaceleração mais baixa, enviando mais energia para a bateria e, ao mesmo tempo, permitindo uma experiência de condução suave e eficaz.

Investimento contínuo em sobrealimentação

A liberdade de viajar para qualquer lugar é permitida tanto por autonomia quanto por carregamento, e a rede de supercarregadores agora abrange mais de 17.000 pontos em todo o mundo. A empresa sublinha igualmente a entrada em funcionamento do s super carregadores Versão 3 em três continentes, que permitem uma redução de até 50% nos tempos de carregamento em comparação com a tecnologia Versão 2. 

Sublinha a empresa que cada umas das alterações que aplicou tem um impacto individual relativamente pequeno, mas a sua capacidade de aplicação nas linhas ativas de produção permite ganhos significativos em eficiência, alcance e valor geral quando combinados.

No mercado americano o modelo S Long Range Plus também teve recentemente uma redução de preço de 5.000 dólares.

autonews.pt @ 16-6-2020 18:23:32

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia