Como é que se diz Tesla em Chinês? 特斯拉

Primeiro Model 3 sai da Gigafactory 3 na China

Pela foto principal deste texto poderia parecer que tinha chegado um novo modelo de automóvel fabricado na China. Na verdade a foto mostra a traseira de um dos primeiros Model 3 oficialmente agora saído da primeira fábrica chinesa da Tesla, a Gigafactory 3.

autonews.pt @ 20-11-2019 16:03:46

Na sequência da notícia recente em que Elon Musk anunciava que a primeira fábrica Europeia da Tesla iria ser construída na Alemanha, num local próximo da cidade de Berlin, surgiu agora um vídeo que mostra aquele que pode ser um dos primeiros Model 3 ... “Made in China”.

Exatamente 10 meses depois de ter sido iniciada a construção desta nova fábrica chinesa, o primeiro carro saiu da linha de montagem, e o jornalista Yan Chang faz o que poderíamos chamar um “test-drive” à chinesa, “honrado por ser o primeiro a conduzir a primeira edição chinesa do Model 3”.

No vídeo pode confirmar que falar em chinês pode ser feito de forma tão rápida quanto é o conduzir de um carro elétrico, mas felizmente existem legendas em Inglês que ajudam a perceber melhor o que é dito, com palavras de muito orgulho e entusiasmo por esta conquista dos trabalhadores do país.

Convém também perceber que o protagonista do vídeo é jornalista numa empresa chinesa, a Tencent, uma tecnológica de internet chinesa, cuja atividade mais visível é a aplicação WeChat, um software com características similares ao Whatsapp. A Tencent tem muitos interesses económicos fora da china, sendo também um dos mais significativos acionistas da Tesla.

No essencial o carro fabricado na China é muito idêntico ao modelo original, nas características essenciais como a bateria, design e configurações mecânicas. Nas diferenças mais notórias é apresentação na traseira do lado esquerdo da palavra Tesla escrita em caracteres chineses e a expressão Model 3 do lado direito. Além de opções de carregamento específicas,  estes primeiros modelos chineses terão uma versão simplificada do Autopilot, o sistema de assistência à condução e navegação da marca.

Nesta semana que passou ficou-se também a saber que a Tesla já recebeu a autorização oficial para o fabrico deste carro, o que lhe permite incorporar nas vendas todos os incentivos do Governo Chinês e autoridades locais para a aquisição de veículos elétricos. Potencialmente a fábrica chinesa da Tesla poderá construir cerca de 150 mil unidades por ano.

autonews.pt @ 20-11-2019 16:03:46

Galeria de videos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia