Rivian anuncia projeto de segunda vida para as baterias dos seus carros

Parceria com a Fundação Honnold

O fabricante de veículos elétricos off-road Rivian anunciou um projeto para usar as suas baterias de segunda vida numa iniciativa de micro redes solares com a Fundação Honnold. O objetivo é apoiar a independência energética e a adoção de geração de energia renovável num projeto previsto para a cidade de Adjuntas em Porto Rico.

autonews.pt @ 16-6-2019 16:40:00

Nesta projeto a empresa planeia usar as baterias de 135kWh dos seus veículos de desenvolvimento e protótipos para apoiar o projeto, seguindo um trajeto semelhante a outros projetos já anunciados pela Renault, Nissan e Hyundai. Correntemente a Renault tem um projeto de segunda vida de baterias a decorrer em Porto Santo, numa iniciativa pioneira a nível mundial.

A Rivian projetou o módulo e sistema de gestão de bateria para fazer a transição perfeita do armazenamento de energia no veículo para o armazenamento estático de energia no final da vida útil das baterias. O design fino do módulo de bateria permite instalações de segunda vida que são eficientes em termos de espaço e personalizáveis, um fator importante para integração em infra estruturas já existentes, designadamente fontes solares de geração de energia.

As “...baterias em utilização de segunda vida são um grande facilitador para acelerar a adoção generalizada de energia renovável, e é emotivo imaginar este tipo de sistemas a contribuírem de maneira importante para a comunidade. Este projeto permite-nos modelar uma solução de armazenamento de energia personalizada que leva em conta restrições de espaço, resiliência a desastres e independência de energia ”, disse Scaringe, CEO da Rivian.

Adjuntas é uma cidade de 20.000 habitantes no centro - oeste de Porto Rico e foi  severamente castigada pelo furacão Maria em 2017 que destruiu de forma quase completa a infraestrutura de energia elétrica. Com as mudanças climáticas aumentando a frequência e a severidade destes eventos, a ONG Adjuntas Casa Pueblo tem procurado colaborar em fontes robustas e acessíveis de fornecimento comunitário de energia em situações de calamidade, combinando baterias e energia de fonte solar.

A Honnold Foundation e os engenheiros da bateria da Rivian visitaram a Casa Pueblo no início de 2019 para um encontro com os líderes comunitários e, juntos, estão projetando um sistema específico para cada local.

Em cenários de ausência de energia, a micro rede solar no centro da cidade permitirá aos moradores da Adjuntas o acesso à eletricidade. A Rivian prevê que o sistema seja lançado em 2020.

autonews.pt @ 16-6-2019 16:40:00

Galeria de fotos