Tesla abandona conceito de manutenção regular recomendada

Novo modelo de manutenção em função das necessidades

É um fato conhecido que uma das vantagens dos carros puramente elétricos é a manutenção menos complexa do que nos veículos de combustão. Agora a Tesla alterou discretamente sua política de serviço de manutenção dos seus carros, passando de um serviço regularmente programado para um modelo "conforme o necessário", de acordo com a informação disponível no site oficial da marca.

autonews.pt @ 26-3-2019 18:25:29

Anteriormente a marca recomendava uma visita de manutenção “a cada 12 meses ou 20 mil km para os modelos S e X, e 24 meses ou 40 mil km para o modelo 3. Agora a marca informa que o “o seu Tesla não requere manutenção periódica anual” e em alternativa passou a recomendar a manutenção periódica apenas para alguns componentes como o óleo dos travões, filtros do ar condicionado, equilíbrio de pneus e afinações de direção.

Na verdade esta mudança de política de serviço até faz sentido em função da experiência da marca com base na circulação dos seus milhares de veículos, o que permitindo antecipar necessidades de reparação ou manutenção. 

Do ponto de vista mecânico os carros completamente elétricos são mais simples: não têm centenas de peças móveis na motorização, a transmissão é menos complexa e não têm caixa de mudanças de qualquer tipo já que o maior ou menor torque é proporcionado eletronicamente pelo controle eletrónico do motor. 

Mesmo no que respeita aos travões, quando o veículo está equipado com um sistema regenerativo, o desgaste das pastilhas de travão é claramente inferior a um carro com motor tradicional para um número de quilómetros percorridos equivalentes.

Adicionalmente no caso da Tesla a forte integração eletrónica e sensores de desgaste e observação do comportamento do carro, permite antecipar algumas situações de serviço obrigatoriamente necessário.

Contudo também não difícil entender que após aumentar drasticamente os seus volumes de produção e venda de veículos se torne mais difícil garantir uma nível de manutenção semelhante ao que praticava (recomendava) anteriormente. Perde alguma receita mas garante o serviço de manutenção “conforme o necessário”, confiando na fiabilidade do sistema de veículo elétrico.

>

autonews.pt @ 26-3-2019 18:25:29