Já ouviu falar num “ FUV ” ?* O “entregador” é a proposta mais recente da Arcimoto

*FUV – Fun Utility Veicule

Possivelmente até já ouviu falar de um “ FUV “ (Fun Utility Veicule) que poderíamos traduzir por um “veículo utilitário divertido” e no fundamental é um veículo elétrico com três rodas, sendo que para esta notícia vem o fato novo da empresa Arcimoto ter agora lançado o seu “Entregador”, ou no original um "Deliverator".

autonews.pt @ 21-3-2019 13:33:09

Como nome do modelo bem sugere, este “entregador” é uma proposta de veículo elétrico baseada no conceito do FUV, desta vez com espaço de carga adicional e destinado a efetuar entregas em ambiente urbano.

Como dizíamos são três rodas, lembrando um carro, que se conduzem com volante de moto, lembrando uma moto. Assim meio estranho mas que funciona muito bem e faz deslocações verdes e mais em conta.

A proposta do fabricante Arcimoto é de um veículo com uma autonomia entre 100 e 160 quilómetros, baterias de lítio, uma velocidade máxima de 75 km/h e um custo indicado nos EUA de 19.900 dólares.

Naturalmente sendo um “entregador” a pergunta que vem logo de seguida é a capacidade de carga: são 350 quilos e a caixa standard vem com 0,56 metros cúbicos o que corresponderá a um pouco mais de 500 litros de carga. Espaço e capacidade mais do que suficiente para ser usado para todo o tipo de entrega de encomendas, passando pelas clássicas pizzas, correio, artigos de lavandaria e etc.

A vantagens desta proposta residem num centro de gravidade muito baixo, a sua “manobralidade” elevada em espaços urbanos mais limitados e a possibilidade de garantir ser competitivo em termos de rapidez quando comparado com soluções proporcionadas pela tradicional van. E quanto a estacionamento, o lugar de um carro dá para 3 FUV.

Um “Papa-reformas” ?

Fica também claro que quando olhamos para o “Deliverator” e os outros veículos da Arcimoto vem sempre à memória o famoso “papa-reformas”.

Sim os “FUV” podem ser mesmo a sua substituição e com mais segurança, qualidade e conforto a bordo: o modelo “Evergreen” da Arcimoto tem de base a plataforma com as mesmas características técnicas, mas admitindo dois passageiros e aqui já vem com uma configuração “ premium”.

Confira o que vem de série: volante e lugares aquecidos, porta carregamento de telemóvel, altifalantes com Bluetooth, cintos de segurança de competição, portas amovíveis, espaço traseiro de carga fechado, duplo motor para melhor tração em condições mais difíceis, travagem hidráulica regenerativa de energia para as baterias, ... e outras opções. A garantia do fabricante nos estados unidos é para três anos ou em alternativa 57 mil km.

Interessante não é verdade? Nos EUA as pré-encomendas até já estão abertas, sendo que o modelo “Evergreen” deve estar a chegar e o “Deliverator” tem início de produção prevista para o próximo ano.

Para já e para quem tem mais curiosidade, pode ver abaixo um dos vídeo deste FUV. Fun.

>

autonews.pt @ 21-3-2019 13:33:09

Galeria de videos