Tesla acrescentou mais uma letra ao seu alfabeto: Y (o ípsilon)

Model Y apresentado oficialmente

Posicionando-se com uma marca automóvel de grande dinâmica e energia, foi agora apresentado o novo SUV da Tesla: a marca diz que é mais espaçoso que um modelo 3 e menos volumoso que um modelo X, sendo que na prática o Y é um modelo compacto de SUV que deve começar a chegar no outono de 2020 com um preço de base que vai dos 39 mil dólares na versão Standard até aos 60 mil na versão Performance.

autonews.pt @ 19-3-2019 19:32:20

As diferenças fundamentais entre as 4 versões que a marca anuncia para o Model Y passam pela maior autonomia, tração às 4 rodas e maior dinâmica de motorização. No evento de apresentação ficou-se a saber que a partir do outono do próximo ano devem estar disponíveis as três versões mais caras e na primavera de 2021 chegará a versão standard, que tem um nível de preço semelhante ao Model 3.

Nas previsões da marca a versão de maior autonomia (Long Range)  fará 480 km com uma única carga e será vendida por 47 mil dólares, enquanto que a versão Performance (maior dinâmica de motorização) e capaz de fazer dos 0 aos 100 km/h em aproximadamente 3,5 segundos, vai custar 60 mil dólares tudo a preços para o mercado americano, sendo de esperar que na europa estes valores sejam mais elevados.

Além destes, a Tesla também vai fabricar uma versão com duplo motor elétrico, que impulsionam as 4 rodas (versão AWD) por 51 mil dólares. A versão mais barata, Y Standard só estará disponível em 2021 e tem uma autonomia anunciada de cerca de 368 km.




A particularidade tecnológica mais importante deste modelo deverá estar no “cérebro” e demais eletrónica do veículo, que deverá ser já de uma nova geração de hardware com possibilidades muito elevadas de customização e evolução futura relativamente a novas funcionalidade.

Este que é o quinto carro ligeiro anunciado pela Tesla, depois do X,S,3 e Roadster, tem para Elon Musk "... as funcionalidades de um SUV, mas que anda como um carro desportivo", acrescentando “para fazer as curvas bem depressa...”.

Mais espaçoso que um modelo 3, mas não tão imponente quanto o modelo X, o modelo Y pode acomodar sete passageiros, tal como foi possível ver durante o evento de ontem à noite no estúdio de design da Tesla, nos arredores de Los Angeles (EUA). Esta versão de 7 lugares só deverá estar disponível em 2021.

Durante a apresentação Elon Musk ainda anunciou que prevê um rating de 5 estrelas na classificação global de segurança do modelo continuando estes objetivo da marca para os seus carros: "Este será o SUV médio mais seguro de todos, mas de forma clara”.

Relativamente ao seu interior o veículo partilha muitas características visuais do Model 3, muito espartano, bancos iguais e com um ecrã de 15 polegadas na horizontal .

autonews.pt @ 19-3-2019 19:32:20

Galeria de fotos