Volkswagen abre a sua plataforma elétrica a terceiros

Revelado o primeiro parceiro: a empresa e.GO

O Grupo Volkswagen está a disponibilizar o seu Modular Electric Toolkit (MEB) a outros fabricantes para parcerias de construção de veículos elétricos de outras marcas. O MEB é a plataforma elétrica de base da VW, composta por uma estrutura (ver fotografias), baterias de tração, sistemas eletrónicos de controle e o sistema de motorização/tração colocado nas rodas traseiras. Como a marca afirma “por fora é do tamanho de um Golf mas o interior pode ser equivalente a um Passat”.

autonews.pt @ 12-3-2019 17:55:54

O objetivo desta iniciativa da VW é conseguir uma redução significativa no custo da mobilidade elétrica através da implantação mais ampla possível do MEB e das economias de escala associadas, permitindo assim que o amplo acesso à mobilidade individual continue no futuro.

O Grupo Volkswagen neste momento projeta uma “onda” de veículos elétricos puros a rondar os 22 milhões de unidades baseados no MEB. O destaque desta plataforma vai para a sua versatilidade, mesmo para pequenas séries de produção, como é o caso do ID. Buggy que foi revelado no Salão de Genebra.

O primeiro exemplo de utilização externa do MEB

E agora revelou a sua primeira parceira externa a usar esta plataforma para lançar veículos elétricos com marca diferenciada da VW, mas baseados no MEB. Esta parceria foi estabelecida com a e.GO Mobile, uma empresa alemã, num primeiro veículo que já se encontra em planificação e a carroçaria exterior será com base em estruturas de alumínio extrudado. Os detalhes deste acordo não foram revelados.

Para a Volkswagen, 2019 é um ano chave em sua ofensiva elétrica, com a empresa a prever aumentar o ritmo nos próximos anos. Em Genebra, o Grupo Volkswagen apresentou um série de modelos elétricos, como o Audi e-tron GT2, o ŠKODA Vision iV1, o SEAT Urban Car1 ou o ID. BUGGY1.

autonews.pt @ 12-3-2019 17:55:54