Fórmula E – Organização abre concurso para os novos carros de 3ª geração

Ainda mais rápido, mais leve, incluir pitstops de carga rápida e travões apenas nas rodas dianteiras

De acordo com o caderno de encargos do concurso aberto pela FIA para os carros de 3ª geração da Fórmula E, os novos veículo devem apresentar uma potência máxima em pico de 350 kW (470 cv. aproximadamente), ser mais leve, mais compacto e apresentar a possibilidade técnica de carregamentos rápidos em pitstops de 30 segundos.

autonews.pt @ 20-12-2019 11:21:17

O concurso previsto para ser efetivado entre 2022 e 2025 presume o fornecimento de um chassi padrão, bateria, e novos pneus. Prevê-se igualmente que o novo carro posa ter um novo motor instalado no eixo dianteiro - apesar de a proposta de concurso não prever a tração às quatro rodas, mas admitir que o motor dianteiro "será usado com o único objetivo de regenerar energia durante a travagem e será comum a todos os carros".

.

No calendário de concurso que foi revelado, as propostas de fornecimento devem ser feitas até Março de 2020, com a FIA a presentar as suas conclusões no final de junho do mesmo ano. Após a aprovação da proposta vencedora, os primeiros testes de segurança estão previsto para Agosto de 2021, com um carro de desenvolvimento de pneus em Janeiro de 2022 e entrega de carros de competição ame agosto do mesmo ano.

A 3ª geração terá carros mais compactos


Nas especificações do concurso da 3ª geração, prevê-se que o comprimento total será de 5000 milímetros e uma largura de 1700 mm, tendo uma nova meta de peso de 780 kg (atualmente é de 900 kg).

Nas propostas de tecnologia e relativamente à potência, são considerados dois cenários possíveis.

No cenário A, a potência máxima de corrida padrão seria 300kW e de 350kW no modo de ataque ou o fanboost ativado e também para a qualificação. Neste cenário a potência de regeneração máxima traseira é de 350kW e a da frente é de 250kW - no cenário B, são 250kW e 200kW.

Já no cenário B estão previsto em corrida 250kW e 300kW no modo de ataque / aumento de ventilador e qualificação.

O concurso prevê que o novo carro possa apresentar a tecnologia de carregamento rápido de 30 segundos nas paragens de boxes, desejando-se que a Fórmula E continue a ser um laboratório de tecnologia de ponta para carros elétricos.

Apenas terá travões nas rodas dianteiras

O carro Gen3 terá rodas visíveis e cockpit aberto – continuando com o “halo” de segurança que já foi usado na atual geração - e o fornecedor de chassis selecionado terá que fabricar o carro com o estilo de body kit com especificações indicadas pela organização da Fórmula E e pela FIA.

O novo carro será equipado com sistemas de travagem hidráulica apenas nas rodas dianteiras considerando "... a capacidade aumentada de regeneração do carro devido ao aumento da regeneração de potência agora disponível nos dois eixos".

Neste concurso a previsão é que o custo anual de um carro completo seja de 340 mil euros, com custos 135% para peças de reposição

O carregamento padrão deve ser realizado feito a 80kW, com o carregamento rápido efetuado a 450kW ou 600kW, "dependendo das especificações do sistema de bateria" do requerente de fornecimento de bateria bem-sucedido. O custo anual do sistema completo de bateria será de 250 mil euros.

Novos pneus all-season

Os candidatos ao fornecimento de pneus devem propor soluções para utilização em qualquer condição climática.

Os pneus devem ser capazes de suportar os níveis máximos de potência descritos nos cenários A e B e levar em consideração o fato que cada piloto não deve usar "mais de dois novos pneus traseiros e dois novos dianteiros para qualquer tempo com a mesma especificação em cada corrida".

A previsão de fornecimento indica a possibilidade de o chassis admitir jantes de montagem de pneus de 18 ou 20 polegadas (atualmente a formula E utiliza jantes de 18).

Os documentos de fornecimento do chassi revelam que as jantes dos pneus também serão montadas - a serem fornecidas pelo fornecedor do chassi - serão 18 ou 20 polegadas. Atualmente, a FE usa jantes de 18 polegadas.

autonews.pt @ 20-12-2019 11:21:17


Clique aqui para ver mais sobre: FORMULA-E - Campeonato Mundial de Automóveis Elétricos